Crescimento é sempre o melhor cenário para empresas de qualquer segmento. O aumento da cartela de clientes ou o sucesso de vendas em uma região específica pode envolver, também, a abertura de uma filial. E, claro, esse é o caso das administradoras de condomínios.
Quando esse tipo de empresa possui filiais, o mais comum é que as unidades sejam relativamente independentes. Enquanto a matriz gere a maior parte dos clientes, as filiais gerenciam um número menor de condomínios, individualmente.
Isso não significa, porém, que as informações possam ficar completamente isoladas. Garantir que dados fundamentais estejam disponíveis para todas as unidades é uma estratégia que mantém a saúde do negócio já que facilita a gestão centralizada, reduz a possibilidade de erros e garante que o todo não seja perdido de vista.
Integração de filiais e sistema financeiro: uma parceria que dá certo
Atenção às funções específicas
Mesmo que a gestão de condomínios seja feita de forma independente em cada unidade, é comum que alguns setores estejam concentrados na matriz, como a gestão de assuntos fiscais. Nesse caso, a integração facilita o pagamento de impostos, por exemplo. Uma base de dados unificada ajuda a evitar que as taxas deixem de ser pagas caso o profissional responsável tenha dificuldade para encontrar as guias.
Facilidade de acesso
Um sistema de gestão financeira, nesses casos, garante que as informações estejam disponíveis em tempo real para todas as unidades. Isso é feito através de um ponto de acesso, que pode ser solicitado pela empresa. Portanto, se um funcionário da matriz precisa gerar um balancete ou um boleto de um condomínio administrado pela filial, terá as informações disponíveis no sistema, trabalhando de forma mais simples e rápida.