A administração de shopping centers é uma tarefa complexa e desafiadora, e a comunicação com lojistas é uma parte crucial desse processo. Uma comunicação eficiente entre a administração e os lojistas é fundamental para garantir o sucesso do shopping center.
Vale lembrar que a comunicação pode ser uma grande vilã em empresas e negócios, pois trata-se de conectar diferentes pessoas, intenções, desejos e vontades. Contudo, as empresas que sabem se comunicar têm melhores possibilidades de realização eficiente de todas as estratégias da empresa.
Veja, a seguir, algumas dicas e estratégias para melhorar a comunicação com lojistas.
1. Papel da gestão do shopping center
Existem aspectos essenciais da gestão de shopping centers que devem ser analisados ao pensar na comunicação com lojistas. Veja alguns deles:
1.1 Ter uma boa comunicação interna
No caso de shopping centers, ter uma comunicação interna eficiente se torna um grande benefício, pois promove um bom relacionamento tanto com o administrativo do shopping quanto com os lojistas. Esse relacionamento entre a administração do shopping e os lojistas é vital para saúde operacional e financeira de um empreendimento nesse setor.
Vale lembrar que a organização e a estruturação, nesse ramo, trazem eficiência para os shoppings e, com isso, redução de custos e agilidade na tomada de decisões.
Veja também: Guia prático para gestão de comunicados para shoppings
1.2 Trabalhar em parceria
Em shopping centers é preciso dividir todos os papéis corretamente, e estes devem ser cumpridos por todos os participantes, sejam eles lojistas, gestão ou empresas terceirizadas. Todos precisam trabalhar juntos para atingir o objetivo comum, que é a rentabilidade. O que aumenta a performance são os setores sempre alinhados para a manter a integridade das informações.
Consequentemente, a organização no funcionamento da administração contribui bastante para a comunicação com lojistas.
1.3 Ter uma gestão capacitada
O shopping center demanda uma gestão específica, pois os desafios para administrar um empreendimento dessa proporção são específicos: é importante gerir todas as necessidades, como cinema, compras necessárias, entre outros.
A orientação para o administrador do shopping é buscar parceiros e colaboradores com experiência no segmento e com conhecimento e experiência sobre o dia a dia do shopping.
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2. Dicas para superar o desafio da comunicação com lojistas
Separamos, também, algumas dicas para superar o desafio da comunicação com lojistas em shopping centers.
Veja:
2.1 Crie canais de comunicação claros e acessíveis
É importante que a administração de shopping centers crie canais de comunicação claros e acessíveis para os lojistas. Isso pode ser feito por meio de reuniões regulares, e-mails, grupos de chat, aplicativos ou outro meio de comunicação.
2.2 Escute as necessidades e preocupações dos lojistas
É importante que a administração de shopping centers escute as necessidades e preocupações dos lojistas. Isso pode incluir questões sobre a localização da loja, a exposição, a segurança, entre outros. A administração deve estar aberta a ouvir e trabalhar com os lojistas para resolver qualquer problema.
2.3 Seja proativo
A administração de shopping centers deve ser proativa na comunicação com os lojistas. Isso inclui informar sobre novas políticas, mudanças no design do shopping center, eventos programados, entre outras coisas.
2.4 Ofereça suporte
A administração de shopping centers deve oferecer suporte aos lojistas em questões relacionadas ao funcionamento do shopping center, tais como manutenção, segurança, entre outras coisas.
2.5 Fomente uma cultura de colaboração
A administração de shopping centers deve fomentar uma cultura de colaboração com os lojistas. Isso pode incluir eventos de networking, programas de incentivos e outros meios de fomentar a colaboração e a integração entre os lojistas.
2.6 Seja transparente
A administração de shopping centers deve ser transparente na comunicação com os lojistas. Isso inclui compartilhar informações sobre as finanças, a gestão do shopping center e outros assuntos relevantes.
2.7 Forneça feedback
A administração de shopping centers deve fornecer feedback regular aos lojistas sobre o desempenho da loja e sobre como ela está contribuindo para o sucesso geral do shopping center.
3 Segurança
Quanto à segurança, também se faz necessária uma boa comunicação. Contudo, é uma área mais delicada e pede procedimentos específicos, como:
- controle de acesso aos estacionamentos;
- identificação de pessoas armadas;
- cuidado na exposição de mercadorias valiosas.
Sendo que, para cada item acima mencionado, se faz necessária uma comunicação mais assertiva e procedimentos eficazes. Por isso, vale seguir algumas boas práticas:
- adotar sistemas de monitoramento;
- capacitar as equipes;
- utilizar tecnologia;
- contratar uma empresa terceirizada, se for o caso.
4 Negociação de contratos e inadimplência
Por fim, um dos maiores desafios, hoje, da comunicação com lojistas, é saber lidar com as negociações de contratos de locação e com a inadimplência.
Nesse aspecto, utilizar uma comunicação clara e assertiva traz grandes vantagens nesses processos.
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