Além de causar prejuízos financeiros para uma empresa, o turnover também afeta a reputação e a cultura empresarial.
Essa prática no Brasil é muito comum, pelo o que aponta uma pesquisa feita pela Robert Half mostra que desde de 2010, o turnover aumentou em 82%.
Esses números são alarmantes e preocupantes. Esse tipo de acontecimento acaba criando um clima negativo no local de trabalho, fomentando problemas já existentes e sobrecarregando os colaboradores atuais.
Apesar disso, ainda é possível reduzir o turnover em sua empresa. Por isso, para te ajudar nesta tarefa, separamos dicas infalíveis para você aplicar em sua empresa.
Venha conferi-las abaixo!
Entenda o Turnover
Primeiramente, antes de partimos para as dicas práticas de como reduzir o turnover em sua empresa, precisamos entender o que exatamente essa palavra significa e quais são seus reais impactos.
O turnover pode ser entendido como a porcentagem de rotatividade de colaboradores da sua empresa.
Ou seja, a quantidade de pessoas que saíram de uma empresa em um determinado tempo, tradicionalmente essa taxa é calculada durante o período de um ano, mas pode também ser feito semestralmente.
O turnover pode ter consequências complexas para uma empresa, como por exemplo:
- Aumento dos gastos na rescisão dos colaboradores e treinamento de novas pessoas;
- Aumento do retrabalho;
- Piora do clima organizacional e da cultura da empresa;
- Perda de propriedade intelectual e mão de obra qualificada;
- Atraso nas entregas das tarefas.
5 Dicas para diminuir o turnover na sua empresa
Como mencionamos acima, o turnover é um evento complicado e que pode causar diversos problemas para uma empresa, seu capital e sua cultura.
Para te ajudar a reduzir o turnover em sua empresa de forma definitiva, separamos 5 dicas valiosas abaixo:
Capriche no processo seletivo
Um processo seletivo bem feito deve avaliar tanto as hardskills (habilidades técnicas) quanto as softskills (habilidades sociais) de um candidato.
Ao unir as habilidades corretas com um comportamento que faz sentido com a cultura de sua empresa, as chances de turnover são reduzidas drasticamente.
Além disso, é muito importante alinhar as expectativas do candidato em relação ao que se espera ao entrar na empresa, seus desejos, ambições e planos para o futuro.
Você também pode se interessar por: Admissão digital: vantagens desse processo
Ofereça um onboarding especializado
Um onboarding bem feito é essencial para integrar o novo colaborador com a cultura da empresa, seus colegas de equipe e iniciá-lo em suas tarefas.
Segundo uma pesquisa realizada pela SkilkRoad e apontada pela Apdata, 70% dos colaboradores que receberam um onboarding bem estruturado apresentam mais chances de permanecer na mesma empresa por mais de três anos.
O que leva o turnover em muitos colaboradores nem sempre é uma decisão movida pela parte financeira, mas por eles não se sentirem membros da equipe e nem motivados a realizarem determinada tarefa.
E é aqui que um onboarding bem feito tem seu brilho.
Tenha um plano de carreira bem estabelecido
A desmotivação e falta da sensação de pertencimento por parte do colaborador aumenta muito o turnover e sua decisão de deixar a empresa.
Uma forma de contornar essa situação é estabelecer um plano de carreira e treinamentos internos, dessa forma sua empresa mostrará que os colaboradores são valiosos e que tem um futuro na instituição.
Fora a redução do turnover, ao investir em treinamentos e planos de carreira, sua empresa terá um quadro de funcionários mais qualificado e motivado.
Veja também: Group Talks #14 – Gestão estratégica de pessoas:
Forneça benefícios e renumerações competitivas
Além de um bom processo de integração, uma remuneração e benefícios atraentes sem dúvidas irá chamar a atenção de colaboradores qualificados e os manterá em sua empresa por mais tempo.
Ademais, benefícios diferenciados são vistos como um estímulo e forma de agradecer aos colaboradores pelos seus serviços criam um sentimento de reciprocidade entre funcionário e empresa.
Não negligencie a saúde mental dos colaboradores
Por fim, vivemos em um momento complexo em relação a saúde mental e em que muitas pessoas tem apresentado quadros de ansiedade, pânico e depressão.
A saúde mental de seu colaborador deve ser uma prioridade em sua empresa. Um ambiente tóxico e que apresenta elementos que não promovem o bem-estar social são extremamente perigosos e propensos para aumentar o turnover.
Dessa forma, ofertar sessões de yoga, meditação, auxílio psicológico e promover uma vida saudável no ambiente de trabalho é muito bem-vindo, além de aumentar a produtividade, irá diminuir o turnover.
Leia também: Quais os benefícios em investir na saúde mental dos meus colaboradores?
Como o Group Consultas pode te ajudar
O Group Consultar é a mais completa plataforma de teleatendimentos do Brasil, cuidando e desenvolvendo seus colaboradores através de um atendimento 100% online e especializado em saúde, bem-estar e negócios.
Além disso, fornece treinamentos, cursos e atendimentos de medicina, psicologia, nutrição, direito, marketing, yoga, língua inglesa e suporte TI.
Conclusão
Em suma, devemos entender que o turnover não acontece somente por um motivo específico.
Ele irá variar de empresa para empresa, a depender de sua cultura, ambiente de trabalho, benefícios, onboarding e treinamentos.
De forma geral, é muito importante valorizar o colaborador, integrá-lo de forma correta, mostrar que suas habilidades e bem-estar são valorizados e que ele é um membro com um futuro na empresa.
Além disso, é válido coletar feedbacks constantes dos colaboradores para rever o que pode ser melhorado ou otimizado para se criar um bom ambiente de trabalho para todos.
________________
Gostou do artigo? Agora te convido a ler sobre Gestão de benefícios: Saiba como otimizar esse processo