Cada vez mais temos que nos adaptar às mudanças estruturais e tecnológicas que ocorrem no dia a dia e no convívio social. Essas inovações, muitas vezes, promovem efeitos positivos no modo de realizar tarefas e atividades. A esse respeito, a transformação digital é um dos exemplos de renovação que chegou para reestruturar todos os modelos de negócios existentes.
No entanto, pensar que esse assunto se relaciona apenas aos ambientes corporativos é um grande equívoco. Isso porque elas já estão inseridas em várias áreas, como nos lares e condomínios.
Pode-se afirmar que o futuro digital é uma tendência e esse novo cenário diz respeito a uma cultura completamente direcionada à otimização de processos, aumento de produtividade e melhora da experiência e satisfação do cliente. No caso da administradora de condomínios esse tema é fundamental para o sucesso da gestão interna.
Negligenciar os impactos dessa nova mentalidade é um verdadeiro risco à estabilidade mercadológica. Caso você ainda não tenha se atentado a esses aspectos, preparamos este artigo contendo as principais informações de como começar a transformação digital na administradora de condomínio. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é a transformação digital é qual a sua importância?
Antes de mais nada, é necessário compreender o que é a transformação digital e como ela impacta os processos referentes à administradora de condomínios. Nesse sentido, deve-se salientar que essa inovação é uma maneira de recriar todos os tipos de negócios, tendo como base propostas completamente voltadas a atender a gestão, otimizar as atividades internas, obter maior produtividade e proporcionar melhor experiência ao cliente.
É possível visualizar a grande demanda dos novos estabelecimentos por estratégias e ferramentas que elevem os seus serviços e garantam uma estabilidade dentro de um mercado que cada vez mais cresce a competitividade. Ao analisar esse cenário, percebe-se que nenhum segmento está completamente fora desses impactos, sendo que os serviços que não conseguem se adaptar e oferecer um trabalho de valor acabam apresentando grandes desvantagens frente a concorrência.
Como é possível implementar a transformação digital em sua administradora de condomínio?
Atualmente, os administradores de um condomínio podem usar de vários mecanismos e formas para estruturar e otimizar seus processos de gestão, atendimento e serviços do estabelecimento, fazendo com que todas as atividades desempenhadas sejam feitas com muito mais eficiência e organização. Dessa forma, há inúmeros meios para implementar a transformação digital em sua administradora. Confira agora as ferramentas que podem ser usadas para esse trabalho!
Tecnologia em nuvens
A primeira estratégia que podemos relacionar à transformação digital em sua administradora é o armazenamento de dados e informações na nuvem. Essa forma de gerenciar os arquivos já é realidade em muitos ambientes de gestão de dados, contribuindo para facilitar o gerenciamento dos negócios das administradoras de condomínio.
Esse sistema garante que todos os arquivos sejam acessados pela internet e em qualquer dispositivo tecnológico (smartphones, computador, tablet etc), o que aumenta exponencialmente o controle das atividades.
Novas formas de pagamento
Outra maneira de facilitar as operações internas da administradora de condomínio é por meio da facilitação do trabalho nas questões do setor financeiro. No mercado já existem várias opções de quitação da taxa condominial com o cartão de crédito, tendo o valor próximo ao do boleto.
Essa forma de pagamento foi criada no ano de 2017, pela Mastercard. O modo funciona sem prejudicar o limite do cartão do cliente. Além disso, proporciona vários benefícios à administradora, como é o caso da maior previsibilidade de receita.
Vale ressaltar que o investimento em ampliação das modalidades de pagamento é com certeza um diferencial competitivo e possibilita agilizar o trabalho de cobrança. Ademais, com essa iniciativa consegue-se reduzir os níveis de inadimplência ocasionadas por fatos comuns, como esquecimento. Com a alternativa de débito automático na fatura do cartão, se houver falha na cobrança, o usuário recebe um boleto para poder realizar a quitação de sua despesa.
Aplicativos estratégicos para o controle dos processos
Nos dias atuais tem-se visto a grande inserção da tecnologia no convívio pessoal e profissional das pessoas. Esse fato é potencializado devido às vantagens alcançadas pelos artigos tecnológicos. A esse respeito, hoje podemos gerenciar várias atividades em um simples toque no celular. Desse modo, a utilização de aplicativos tem apresentado pontos positivos e é um dos principais meios de resolver diversas demandas do cotidiano das pessoas.
No caso das administradoras de condomínio, a operação com um aplicativo pode facilitar a comunicação das administradoras e dos condôminos, além de estabelecer mais valor a essa relação.
Pelo smartphone é possível realizar vários serviços importantes para a gestão de condomínio, como a solicitação de segunda via de boletos, conferir cobranças em aberto, analisar atas, visualizar comunicados, estabelecer a reserva de áreas comuns de condomínios etc. Todos essas operações proporcionam maior comodidade e economia de tempo, o que ajuda a melhorar a satisfação dos usuários.
Quais são as vantagens da transformação digital para a administradora?
Como já mencionado, a implementação de novas metodologias administrativas relacionadas à transformação digital proporciona inúmeros benefícios para a administradora de condomínios. Um deles é o ganho de eficiência nas operações de gestão, pois todas as tarefas podem ser otimizadas com o auxílio de ferramentas tecnológicas, o que potencializa a capacidade dos gestores de cuidar das tarefas internas de forma muito mais eficiente, rápida e segura.
Vale destacar também vantagens relacionadas à maior satisfação dos clientes, pois o atendimento, bem como os processos de conformidade dos condôminos, podem ser feitos como uma melhor abordagem, gerando satisfação e boa experiência com os serviços do estabelecimento. Todos esses benefícios contribuem também para aumentar a competitividade, visto que o condomínio é capaz de promover serviços com patamar diferenciado frente a concorrência, potencializando as chances de sucesso.
Portanto, essas foram as principais informações a respeito de como começar a transformação digital na administradora de condomínio. Percebe-se que essas mudanças não são apenas modificações nos processos com a inserção de tecnologia, mas também representam uma nova maneira de enxergar as estratégias de gestão do negócio.
Gostou do artigo? Então, confira esse outro post e veja como podemos te ajudar a aumentar a produtividade da sua administradora de condomínios.