Ăltima atualização: 19 de janeiro de 2024
De fato, alĂ©m de facilitar a vida de moradores, funcionĂĄrios e sĂndicos, a tecnologia Ă© uma aliada valiosa para controle de finanças, segurança, comodidade e a administração condominial em geral.
Portanto, hoje, softwares para administradora de condomĂnios sĂŁo essenciais para conseguirmos alcançar o sucesso de uma boa administração. Com isso, devemos recorrer Ă tecnologia e aproveitar todos ganhos que ela pode oferecer!
A seguir, vamos apresentar 6 tecnologias para condomĂnio que estĂŁo revolucionando a gestĂŁo dessas propriedades â e a vida dos condĂŽminos. Acompanhe!
1. Acesso eletrĂŽnico
Os acessos eletrĂŽnicos sĂŁo uma das tecnologias para condomĂnio mais implementadas pelos gestores. O sistema Ă© um conjunto de inovaçÔes tecnolĂłgicas de ĂĄudio, vĂdeo e sensores. Esses equipamentos sĂŁo instalados no prĂ©dio e sĂŁo capazes de monitorar as movimentaçÔes da portaria de forma remota.
O acesso eletrĂŽnico oferece diversas vantagens para os moradores. A primeira Ă© a redução dos custos, pois em geral a tecnologia requer apenas investimento de instalação e uma pequena mensalidade pelo serviço. AlĂ©m disso, hĂĄ mais agilidade na resposta de casos crĂticos, como emergĂȘncias mĂ©dicas e policiais.
Cadastro de dados de moradores e visitantes, catalogação de placas de carro dos condĂŽminos, monitoramento de açÔes suspeitas nas redondezas… os benefĂcios do acesso eletrĂŽnico sĂŁo variados.
Nisso, ainda hĂĄ o fator surpresa, pois as instalaçÔes sĂŁo discretas e quem vĂȘ de fora acha que hĂĄ apenas um interfone, e nĂŁo um sistema inteligente de portaria automatizada.
2. Interfone virtual
HĂĄ casos em que a Ășnica tecnologia que o condomĂnio precisa para controlar acessos Ă© o interfone, mas atĂ© mesmo para isso hĂĄ uma inovação. Os interfones virtuais funcionam por meio de um aplicativo nos smartphones dos moradores. Na versĂŁo de gestor do prĂ©dio, Ă© possĂvel adicionar os telefones que tĂȘm acesso Ă s funçÔes de residentes no app.
Por sua vez, os moradores conseguem acrescentar nĂșmeros que podem entrar em contato com a portaria rapidamente, caso haja uma. A grande novidade Ă© para quem vai visitar o condomĂnio: basta apertar o nĂșmero do apartamento ou da casa que o equipamento farĂĄ uma chamada para o telefone do morador.
Isso Ă© possĂvel porque o interfone estĂĄ conectado a uma central PABX, que pode funcionar com linhas VoIP ou tradicionais de telefonia. Assim, mesmo que nĂŁo estejam em casa, os condĂŽminos conseguem responder ativamente Ă s açÔes que ocorrem no portĂŁo do prĂ©dio.
AlĂ©m da comodidade de atender a chamada para o recebimento de uma encomenda e passar instruçÔes de entrega em outro lugar, por exemplo, o interfone virtual colabora para a segurança dos moradores e funcionĂĄrios do condomĂnio.
Vale lembrar, ainda, que qualquer ligação suspeita para os residentes pode ser rapidamente identificada, permitindo acionar as autoridades ou a segurança local.
3. GestĂŁo digital do condomĂnio
Quando falamos de tecnologias para condomĂnios, talvez esta seja a mais indispensĂĄvel: um software para administradora de condomĂnios que atue na gestĂŁo integrada do prĂ©dio. HĂĄ produtos do mercado que se adaptam facilmente a qualquer tamanho de condomĂnio, tornando-se aliados valiosos para as administradoras: dessa maneira, Ă© possĂvel gerir e cuidar de vĂĄrios clientes com eficiĂȘncia.
Os sĂndicos e condomĂnios autogestĂŁo tambĂ©m se beneficiam bastante das funçÔes desse tipo de sistema, pois conseguem agilizar importantes etapas de controle de contas e aumentar sua produtividade.
Dentre outros recursos importantes, os ERPs permitem controlar a inadimplĂȘncia, criar relatĂłrios variados e ter mais transparĂȘncia com os gastos do condomĂnio (a prestação de contas, inclusive, ganha muito em otimização).
Além disso, os produtos permitem enviar cobranças e boletos de maneira automatizada, assim como consultar o histórico de pagamento (e outros dados) dos residentes.
A integração com outros sistemas tambĂ©m facilita o trabalho, agilizando etapas e reunindo em um sĂł lugar as funcionalidades necessĂĄrias. Com a gestĂŁo digital do condomĂnio, Ă© possĂvel tomar melhores decisĂ”es estratĂ©gicas e fazer o acompanhamento em tempo integral das rotinas administrativas.
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4. Sistemas de geração de energia
O sistema de geração de energia Ă© uma das tecnologias que trazem mais comodidade para o condomĂnio. Com ele, assim que houver interrupção do fornecimento de energia, automaticamente Ă© acionado um gerador reserva nas dependĂȘncias do prĂ©dio. Dessa forma, nenhum morador fica comprometido com os blackouts â e os colaboradores tambĂ©m nĂŁo precisam interromper seu trabalho.
No entanto, Ă© preciso ter cuidado com as polĂticas de uso de acordo com a capacidade do gerador. Primeiramente, Ă© preciso escolher o mais adequado para as necessidades do condomĂnio. Depois, pense em combinar boas prĂĄticas de uso com os moradores: dessa forma, ninguĂ©m fica sem energia durante emergĂȘncias, e consegue-se garantir por mais tempo o fornecimento de luz.
O gerenciamento do equipamento Ă© feito por um software de computador, por meio do qual os gestores de condomĂnio podem visualizar informaçÔes importantes, como:
- capacidade em uso;
- desempenho e funcionamento do equipamento;
- residentes utilizando e quantidade de consumo;
- informaçÔes técnicas.
5. InteligĂȘncia Artificial e Comunicação Automatizada
Chega de ruĂdos na comunicação do condomĂnio! Hoje, os gestores podem contar com sistemas especializados em uma comunicação mais ĂĄgil e eficaz, garantindo a efetividade na entrega de comunicados â e no atendimento.
De fato, os Ășltimos anos trouxeram grandes inovaçÔes para otimizar as interaçÔes entre a gestĂŁo, condĂŽminos e clientes. Um grande exemplo Ă© a solução COM21. Pioneira nos recursos Ligação Inteligente e InteligĂȘncia Artificial, ela inaugurou funcionalidades surpreendentes para trazer os condomĂnios para a era digital.
Ănica no segmento, a Ligação Inteligente permite transformar mensagens de texto em ligaçÔes automĂĄticas para os condĂŽminos, com transmissĂŁo da mensagem via ĂĄudio. Dessa forma, os gestores potencializam a eficĂĄcia da entrega dos comunicados, poupando tempo e esforços para manter os moradores bem informados.
O COM21 tambĂ©m Ă© a primeira ferramenta de atendimento em condomĂnios a contar com inteligĂȘncia artificial. AtravĂ©s de um chat inteligente que âaprendeâ com as respostas dos usuĂĄrios, o recurso automatiza a solução de demandas simples como emissĂŁo de boletos e reserva de ĂĄreas comuns do prĂ©dio, poupando tempo, esforços e custos com mĂŁo de obra.
Vale acrescentar que a funcionalidade conta com uma vantagem tĂpica do meio digital: a oferta de atendimento 24h, 7 dias por semana.
6. Garagens suspensas
JĂĄ ouviu falar sobre garagens suspensas? Essas inovaçÔes vieram para revolucionar os estacionamentos, mais do que os duplicadores de vaga fizeram. Trata-se de uma tecnologia de ponta para os condomĂnios, sendo uma novidade de um edifĂcio desenhado pela prĂłpria Porsche. O Porsche Design Tower Frankfurt contarĂĄ com um elevador de carros que eleva o veĂculo atĂ© a altura do apartamento.
Imagine o cenĂĄrio: ao lado da sua sala, hĂĄ uma parede inteira de vidro, por onde Ă© possĂvel ver seu carro estacionado. Ă exatamente isso que essa tecnologia para condomĂnio oferece. Basta estacionar o carro dentro da ĂĄrea indicada, ainda no tĂ©rreo do estacionamento compartilhado. Depois desse ponto, as engrenagens se movimentam e levam o veĂculo para dentro do elevador.
Com esse mecanismo, o sistema direciona atĂ© dois carros por apartamento diretamente para a garagem suspensa. O fosso do elevador veicular Ă© no centro do prĂ©dio, permitindo que mais de um veĂculo seja transportado por vez â o que gera mais dinamismo e agilidade ao sistema, alĂ©m de diminuir os conflitos por vagas.
Se vocĂȘ quer deixar sua gestĂŁo de condomĂnios mais profissional, cobrindo todos os detalhes necessĂĄrios e prestando um suporte eficiente para os moradores, estamos prontos para ajudar vocĂȘ.
Entre em contato conosco e vamos conversar sobre as suas demandas!