A evolução meteórica das ferramentas tecnológicas e o novo comportamento dos clientes (que também estão cada vez mais ligados às tecnologias) fazem com que a inovação seja um ingrediente indispensável para o sucesso no segmento imobiliário.
Em tempos de digitalização dos negócios imobiliários, de fato, os serviços que não se atualizarem vão ficar para trás. A seguir, listamos os recursos em tecnologia imobiliária que mais vêm revolucionando o setor – e que você não pode deixar de conhecer. Confira!
Os 5 melhores recursos em tecnologia imobiliária
1. QR Code
É bem provável que você já conheça (e utilize) essa tecnologia. O chamado “QR Code” ou Código QR é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado e “lido” pela grande maioria dos celulares com câmera e acesso à internet.
No setor de imóveis, o QR Code é utilizado principalmente nas placas de locação e venda, onde são disponibilizados dados importantes sobre a propriedade para o possível cliente que passa na rua e se interessa pelo anúncio.
Outros canais também podem e já vêm sendo explorados, tais como o uso de QR Code em panfletos, folders e cartões de visita.
Para os materiais impressos de divulgação, uma dica importante é melhorar a experiência do cliente e enriquecer as informações já disponíveis, evitando repetições ou conteúdo pouco informativo. O código pode direcionar para um tour virtual ou em vídeo do imóvel, por exemplo.
Para os cartões de visita, o mais interessante é que o QR Code atue para estreitar a relação entre o corretor, a imobiliária e o potencial cliente. Nessas situações, o direcionamento pode ser feito para recursos como:
- O próprio site da imobiliária;
- Um mapa com informações de localização e o telefone da empresa;
- Vídeo de apresentação do corretor;
- Uma mensagem de boas vindas com link de direcionamento para o site e/ou vídeo de apresentação etc.
2. Tour virtual: imagens 360º dos imóveis
No tópico acima, já falamos sobre o direcionamento do QR Code para o tour virtual dos imóveis. De fato, essa ferramenta vale ouro tanto para os clientes (que economizam tempo com visitas presenciais e podem acessar muitos mais imóveis em menos tempo) quanto para as imobiliárias, que agregam um grande valor aos seus serviços e aumentam as chances de fechar negócio.
É importante ter em mente, ainda, que a disponibilização do tour online no site imobiliário (com imagens 360° dos imóveis) também vai de encontro às tendências comportamentais do novo consumidor, que prioriza as pesquisas online em um primeiro momento.
Toda a praticidade e facilidade de poder conhecer imóveis em detalhes faz toda a diferença para a decisão e a satisfação do consumidor, além de trazer vantagens logísticas para a imobiliária (menos agendamento de visitas físicas, deslocamento do corretor etc).
3. Atendimento e divulgação online para poupar tempo e dinheiro
Parte importante da tecnologia imobiliária é a digitalização de processos, bem como fazê-los de forma online.
Pensando nisso, uma solução atraente é o chat inteligente (que aparece como uma janela de assistência virtual assim que o usuário acessa o site imobiliário). Este por sua vez, não apenas reduz custos com mão de obra e automatiza a solução de demandas simples, como também permite oferecer um atendimento que “trabalha” 24h por dia, 7 dias por semana.
Um exemplo de solução disponível no mercado é o Group COM voltado à gestão imobiliária. Uma das ferramentas do sistema mencionado é um chat baseado em inteligência artificial personalizável.
Além disso, o sistema permite a criação de páginas de anúncio personalizadas, responsivas e integradas com os maiores portais do país, como OLX, ZAP Imóveis, Mercado Livre, Viva Real, entre outros. Este processo de divulgação de imóveis no meio digital garante maior alcance por menor custo, gerando melhores resultados de venda.
Além do que já foi falado, o Group COM também oferece:
- Envio automático de boletos e notificações;
- Recursos pioneiros em comunicação automatizada;
- Possibilidade de compartilhamento digital de documentos.
4. Software completo de gestão imobiliária: controle financeiro, cadastro de imóveis e clientes e mais
Hoje, o gestor imobiliário já pode contar com soluções altamente estratégicas para seu segmento, centralizando todas as informações relevantes do negócio em um único lugar. Sendo assim, o principal exemplo são os softwares para imobiliárias que vão revolucionar seu negócio.
Muito além de focar em apenas um aspecto da administração, os software para gestão imobiliária estão cada vez mais sofisticados e completos:
- gestão financeira;
- envio automático de boletos;
- cadastro de contatos;
- cadastro de imóveis com inserção de fotos e vídeos;
- controle de imóveis vagos e alocados;
- relatórios de todas as variáveis importantes;
- gestão de contratos.
Os recursos são muitos e trazem uma otimização inestimável para a rotina. Veja mais funcionalidades dos softwares de gestão imobiliária no vídeo a seguir:
5. Aplicativo para vistorias de imóveis mais inteligentes
Essencial para os processos de locação, venda ou negociação, a etapa da vistoria costuma exigir uma dose considerável de tempo e esforços dos corretores. Um processo bem feito, afinal de contas, é fundamental para registrar as condições do imóvel quando este foi encontrado pelo proprietário ou locatário.
Nesse cenário, a tecnologia imobiliária pode lhe ajudar com vistorias de imóveis por meio de soluções digitais com assinatura eletrônica de contratos com validação jurídica. Estas por sua vez transformam um processo de vistoria que leva dias em algo que pode ser realizado em questão de horas. Dessa forma é possível fazer mais vistorias em menos tempo causando uma redução de custos e trazendo melhores resultados.
Dentre as funcionalidades oferecidas por essas soluções, podemos citar o registro de informações detalhadas dos imóveis via reconhecimento de voz, além de aproveitar o espaço ilimitado para armazenamento de fotos e modelos prontos de vistoria ou a possibilidade de personalizar o seu próprio.
Manter-se a par das últimas novidades em tecnologia imobiliária, atendendo às demandas do novo perfil de consumidor, é essencial para os negócios que não desejam apenas estabilidade, mas sim, um crescimento expressivo no mercado.