Como grandes empreendimentos, shoppings são relevantes consumidores de recursos naturais. No mundo de hoje, iniciativas de preservação desses recursos são uma questão urgente. Esse é o principal motivo pelo qual cada vez mais shoppings adotam estratégias sustentáveis.
Em segundo lugar, o investimento em sustentabilidade pode atrair investimentos, gerar economia em longo prazo e destacar o empreendimento da concorrência. Vale lembrar que novos consumidores chegarão ao mercado. A chamada Geração Z, por exemplo, dá muito valor a empresas com bom posicionamento socioambiental, ou seja, se preocupa com a sustentabilidade. Esses jovens precisam de mais estímulos para frequentarem lojas físicas, uma vez que têm hábito frequente de comprar online.
Neste artigo, identificamos pontos importantes para que um shopping adote um posicionamento sustentável.
Comprometimento desde o projeto
É fundamental ter o cuidado de não cair em contradição. Um shopping que promove ações sustentáveis pontuais apenas com um objetivo de marketing e que continua fazendo mau uso de recursos internamente acaba desmascarado, perdendo muito em credibilidade.
Para novos empreendimentos, o comprometimento com a sustentabilidade deve existir desde o projeto. Construções com materiais eco-friendly, estratégias que reduzem o uso exagerado de recursos como água, são boas opções e que acabam firmando o posicionamento do negócio antes mesmo da conclusão da obra.
Já para edifícios finalizados, iniciativas como a construção de usinas para geração de energia limpa como as eólicas ou fotovoltaicas, assim como estruturas para captação da água da chuva, são boas opções sustentáveis. Ajustes na arquitetura para melhor aproveitamento da luz natural também são estratégias eficientes.
TI Verde
Paralelamente, serviços e facilidades high-tech também têm sido uma demanda importante para esse tipo de negócio. Recursos touchscreen, customização inteligente e integração de serviços online e offline já são realidade em shoppings ao redor do mundo.
Os profissionais de TI têm a missão de buscar o desenvolvimento de seus próprios processos e produtos de forma sustentável, minimizando impactos, assim como devem ter uma visão mais abrangente, contribuindo também para a busca de soluções para os problemas ambientais.
Se quiser saber mais sobre nosso software para gerenciamento de shoppings, o Group Shopping, ficam aqui os nossos canais: você pode entrar em contato com um dos nossos consultores, através do 0800 702 5700 ou acesse o nosso site.