Software para shopping é a ferramenta que ajuda na gestão do empreendimento, que é complexo e envolve muitas atividades. Por isso, automatizar processos é essencial para quem deseja otimizar a gestão.
A tecnologia já é uma realidade em nosso cotidiano e precisamos usá-la ao nosso favor. Quando fazemos o uso de ferramentas corretas, garantimos eficiência. Assim, o software pode ser um importante aliado para o crescimento das receitas do empreendimento, otimização de processos, armazenamento de informações, organização de dados e atividades, e muito mais.
Sendo assim, neste artigo, vamos dar ferramentas e orientações para te ajudar a escolher um software para shopping.
Vantagens de um bom software para shopping
Conforme já falamos, precisamos usar a tecnologia ao nosso favor e o uso de um software para shopping traz vantagens ao empreendimento. Veja a seguir algumas dessas vantagens:
Maior eficiência e precisão
Um software de gerenciamento de shopping centers permite a automação de vários processos, como faturamento, cobrança, pagamento a fornecedores, compras, gerenciamento de estoque, programação de manutenção e geração de relatórios. Isso leva a uma maior eficiência no gerenciamento do empreendimento e permite que os funcionários se concentrem em outras tarefas importantes.
Além disso, o software é um grande aliando na redução de erros e aumento da velocidade na execução das tarefas diárias. Assim, é possível afirmar que um sistema para shopping garante maior precisão nas tarefas (o que reduz o retrabalho), viabiliza projetos, e ainda proporciona ganho de tempo e dinheiro.
O Group Shopping, por exemplo, realiza o gerenciamento completo de contratos, integração com sistemas bancários, planejamento orçamentário, controle de acordos complexos com lojistas, gestão apurada através de relatórios operacionais e gerenciais, e muitas outras facilidades que garantirão maior eficiência e precisão em seu empreendimento.
Aumento da segurança
Um software para shopping centers pode incluir medidas de segurança, como criptografia de dados e autenticação de usuários, para proteger os dados sensíveis dos clientes e usuários do shopping center. O Group Shopping possui um mecanismo para controle de acesso de usuários, garantindo segurança a quem o utiliza.
Integração com outros sistemas
Softwares para shopping centers precisam ser compatíveis com outras plataformas, como sistemas de gestão de estacionamento, medidores inteligentes de energia, soluções de e-commerce, etc. Isso permite a integração de dados e a otimização de processos. O Group Shopping possui integrações não somente com outros sistemas da própria Group, mas também com sistemas de quaisquer outros fornecedores, permitindo maior eficiência na troca de dados.
Relatórios precisos
Um software para shopping centers permite a geração de relatórios precisos e detalhados, incluindo estatísticas sobre vendas, faturamento das diversas categorias financeiras, vacância e outras métricas importantes. Ter acesso a dados de forma precisa é muito importante para as tomadas de decisão.
Aqui, vale incluir também o Data Warehouse para shoppings, pois a tecnologia é um repositório de informações obtidas de diversas origens armazenadas de forma unificada. A partir dessa base de dados é possível construir gráficos, dashboards e relatórios para visualização fácil e rápida de informações fundamentais do empreendimento,
Para saber mais sobre Data Warehouse para shoppings, confira esse vídeo em que explicamos o que é e quais os seus benefícios:
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Como escolher o melhor software para shopping center?
A gestão de shopping centers tem particularidades que devem ser levadas em conta ao escolher o software ideal, para que ele se torne de fato um apoio para a gestão, e não uma dor de cabeça. Por isso, vamos dar algumas dicas para te ajudar nesse processo.
Avalie suas necessidades
Antes de procurar um software, é importante avaliar suas necessidades específicas. Algumas perguntas a se fazer incluem:
- Qual é o tamanho do seu shopping center?
- Qual é o número de lojas e funcionários?
- Quais são as principais funções que você precisa realizar?
- Qual é o seu orçamento?
Busque referências
É essencial verificar referências de quem usa o software para ter mais informações sobre a sua efetividade na prática. Para isso, vale analisar a carteira de clientes da empresa fornecedora, ver o histórico da empresa (quanto tempo de mercado, experiência em software para gestão de shopping, etc), conversar com outros gestores de shopping center e buscar, também, avaliações na internet.
Verifique as funcionalidades
Procure saber se o software inclui as funcionalidades que você precisa, como:
- Gerenciamento de contratos;
- Facilidade de cálculos do faturamento de contratos com condições especiais;
- Controle de acesso de usuários;
- Borderô de pagamento eletrônico para realização do pagamento automático das contas;
- Conciliação do extrato bancário, com leitura da conta corrente, baixa de contas a pagar e verificação de saldos;
- Sistema multi filiais para controle de administradoras com mais de um shopping center;
- Funcionalidades para gestão de um CSC (centro de serviços compartilhados);
- Emissão de DARF e GPS;
- Gestão de comunicados ou fluxo de cobrança, com possibilidade de envio automático por e-mail, SMS e WhatsApp.
Não hesite em perguntar e conhecer as funcionalidades presentes no software de shopping para entender se aquele sistema te atende.
Verifique a facilidade de uso
É importante escolher um software intuitivo e fácil de usar para garantir que ele, de fato, facilitará os processos da gestão. Um ponto adicional super importante é que o software esteja disponível na nuvem, de forma que possa ser acessado de qualquer lugar e não somente nas instalações do shopping center. Um software em nuvem trás também a facilidade de atualização automática das versões, gestão de backup, atualização constante da infraestrutura e garantia de continuidade e escalabilidade da operação.
Além disso, é importante que a empresa ofereça uma consultoria personalizada que treine a equipe. A consultoria deverá participar no dia a dia da equipe por um tempo, acompanhando a evolução e funcionamento do software na prática e estando disponível, também, para resolver problemas ou dúvidas que venham a ocorrer.
Leia o artigo: Entenda como a Group Software participa da implantação do sistema Group Shopping.
Certifique-se de que há um bom suporte técnico
É importante, também, que o fornecedor do software ofereça suporte técnico confiável e disponível quando você precisar, em diferentes canais, como e-mail, WhatsApp, telefone etc.
Verifique o custo-benefício
Verifique o custo do software e se ele se encaixa em seu orçamento. Identifique, também, se há custos adicionais, como licenças de usuário adicionais ou taxas de manutenção.
Vale lembrar que nem sempre o produto mais barato será o melhor. Por isso, é importante analisar o custo-benefício, sobretudo comparando as funcionalidades oferecidas.
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E ai? Gostou do artigo? Que tal ler mais sobre gestão em shopping center?