Existe um motivo para pensarmos em ter um sistema para imobiliárias: evolução tecnológica. Há menos de 30 anos, a ideia de um smartphone conectado à internet era inimaginável. Hoje em dia, porém, é mais difícil imaginar uma rotina sem a facilidade desse aparelho.
E assim tem sido com as mais diversas áreas da nossa vida, que se beneficiam cada vez mais da aplicação da tecnologia. Um bom exemplo, inclusive, é o software imobiliário, um desenvolvimento do segmento de gestão de propriedades que tem facilitado — e muito — a rotina de gestores de imobiliárias.
Neste artigo, vamos nos aprofundar na revolução que os softwares imobiliários têm representado no mercado e como eles podem simplificar o dia a dia nas empresas. E é claro, fazer você entender como a evolução tecnológica tem relação direta com um sistema imobiliário, gestão de imóveis, vistorias e muito mais.
Para saber mais sobre o assunto, é só continuar lendo!
Por que investir em um software imobiliário?
Você já percebeu como a evolução da tecnologia tem acontecido de forma cada vez mais rápida. E, no mercado, o impacto disso é claro: as empresas que não se modernizam acabam ficando para trás.
Nesse contexto, investir em um software imobiliário é uma decisão estratégica que oferece uma série de benefícios, tanto para os clientes quanto para os profissionais do setor. Vamos falar mais sobre isso?
Leia também: Por que ter um sistema para imobiliária? Veja processos que podem ser otimizados.
Eficiência operacional
Primeiramente, a eficiência operacional é um fator-chave. Ao automatizar tarefas rotineiras com o apoio de um software imobiliário, o resultado é mais tempo livre para focar em atividades realmente importantes.
Na prática, isso significa reduzir ou até mesmo eliminar totalmente o trabalho manual em tarefas como realização de vistorias, geração automática de laudos, entrega de obrigações fiscais e comunicação com locatários e proprietários por exemplo. Assim, o foco vai para atividades mais estratégicas e que trarão mais resultados para a empresa.
Maior captação de clientes
Além disso, um software imobiliário pode ser um grande apoio na hora de captar clientes e, consequentemente, aumentar a receita da empresa.
Isso porque o uso de softwares de CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente, podem otimizar em grande medida a divulgação e a gestão de imóveis.
Assim, é possível obter benefícios em áreas como:
- gestão e controle de anúncios;
- carteira de imóveis;
- gestão de comissões;
- controle de contatos, leads e clientes.
Principais funcionalidades de um software imobiliário
Viu só como um software imobiliário representa uma verdadeira evolução na gestão de imobiliárias? Entretanto, para além disso, a tecnologia não deve ser apenas sinônimo de avanço e modernidade. Afinal, seu principal objetivo é simplificar a vida e a rotina do usuário.
Nesse contexto, para que um software imobiliário seja realmente um apoio na gestão imobiliária, é necessário que ele otimize processos e simplifique demandas.
Vamos ver na prática como isso acontece?
Vistorias automatizadas
Previstas em uma das principais legislações imobiliárias, as vistorias são uma parte integrante da rotina de qualquer empresa de vendas e locações de imóveis. No entanto, é comum que a realização de vistorias seja um “mal necessário”, pois essa atividade essencial é muitas vezes feita a mão pelo vistoriador, demandando muito tempo e recursos da imobiliária. Nesse sentido, um aplicativo ou software imobiliário pode ser a diferença para o sucesso.
Afinal, com um aplicativo para vistorias, como o Group Check, é possível definir modelos de checklist, anexar fotos automaticamente, realizar vistorias por voz ou vídeo, gerar laudos personalizados e, ainda, fazer assinatura digital com validade jurídica. Isso significa mais agilidade, segurança e economia financeira para a imobiliária.
Gestão de imóveis
O controle da carteira de imóveis é outra demanda essencial em qualquer imobiliária. No entanto, quando falamos da gestão de imóveis, estamos falando de algo bem mais amplo.
Isso porque não adianta ter uma grande carteira de imóveis se eles não estão sendo anunciados de forma adequada, ou seja: se eles não chegam em pessoas interessadas em comprar ou alugá-los.
Nesse sentido, ter o apoio de um software imobiliário como o Group CRM pode ser a diferença em uma gestão de imóveis de sucesso. Com ele, é possível realizar a gestão da carteira de imóveis e de comissões e, ainda, a gestão dos anúncios em sites e redes sociais.
Leia também: 4 dicas para divulgação de imóveis.
Maior contato com o mercado
Falando sobre o anúncio de imóveis, esta é mais uma funcionalidade de um software imobiliário como o Group CRM: o controle total dos anúncios. Afinal, para chegar a pessoas interessadas, é essencial que os imóveis estejam anunciados em portais, redes sociais e sites.
Ou seja: em um mundo cada vez mais tecnológico, uma presença online forte é indispensável, e um software imobiliário pode ajudar nisso. Com esse apoio, fica mais fácil para a imobiliária construir seu próprio site personalizado, marcar presença nas redes sociais e, ainda, se conectar com os principais portais imobiliários.
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Gestão de clientes
No entanto, como o próprio nome já diz, o principal objetivo de um CRM é a gestão do relacionamento com o cliente. Não basta apenas captar compradores e locatários se o contato com essas pessoas não acontece de forma coerente.
Nesse sentido, com um software imobiliário fica mais fácil para a imobiliária realizar a gestão do funil comercial, ter um controle completo de agenda e realizar o controle das oportunidades dentro da empresa. Assim, é possível potencializar os números de vendas e locações.
Viu só? A tecnologia realmente pode ser a diferença para o sucesso no mercado imobiliário. Mas é possível que, depois de tudo isso, ainda reste uma pergunta.
Como escolher o software imobiliário ideal?
Após a decisão de implementar a tecnologia na gestão imobiliária, é importante entender como fazer a melhor escolha para atender às necessidades específicas do negócio e obter todos os benefícios sem exceder os custos.
Veja algumas dicas:
1. Identificando as necessidades do seu negócio
O primeiro passo deve ser, antes de tudo, identificar as necessidades do negócio. Afinal, a partir dessa análise pode-se entender quais os pontos fortes da imobiliária e onde há oportunidades de melhoria.
Além disso, vale levar em conta nessa análise questões como número de colaboradores, extensão da carteira de imóveis e de clientes e planos para a escalabilidade do negócio. Tudo isso é importante na hora de escolher o software imobiliário ideal.
2. Avaliando as opções
Após a análise, o próximo passo é mapear os requisitos essenciais das opções oferecidas pelo mercado. Vale ter atenção alguns pontos, conforme você pode ver abaixo.
Personalização: cada empresa imobiliária tem as suas próprias práticas e fluxos de trabalho. Nesse sentido, o software escolhido deve oferecer personalização para se alinhar perfeitamente aos processos internos do negócio.
Usabilidade: não adianta ter um software repleto de funcionalidades se é difícil entender seu funcionamento. Uma interface intuitiva e amigável é essencial para que a equipe possa adotar a nova tecnologia.
Integração: outro critério importante é a integração com outras ferramentas e plataformas. O software escolhido deve ser capaz de se integrar a sistemas de controle financeiro, aplicativo de vistorias e, inclusive, a sites e portais importantes para a realização e anúncios, por exemplo.
Segurança: a segurança da informação também não pode ser negligenciada no momento da escolha. Uma imobiliária lida com informações financeiras e dados sensíveis de clientes e proprietários, então é essencial que o software escolhido esteja de acordo com a LGPD e garanta medidas robustas de segurança.
Escalabilidade: por fim, considerar a escalabilidade do software é necessário para acompanhar o crescimento do negócio. O software imobiliário deve ser capaz de expandir a sua capacidade e oferecer funcionalidades na medida em que a empresa cresce, evitando migrações frequentes ou problemas de integração.
Além disso, vale sempre analisar o que faz sentido para a empresa no momento atual, pensando na realidade. Nesse sentido, vale priorizar quais questões são mais urgentes e quais podem ser otimizadas ao longo do tempo.
Assim, pode-se fazer a escolha com tranquilidade de que o software imobiliário será o grande apoio para a empresa.
Próximos passos do seu negócio imobiliário
Assim como a tecnologia tem avançado cada vez mais rápido, é essencial que a sua empresa também esteja atenta às principais tendências do mercado para garantir um crescimento saudável e excepcional.
Nesse sentido, vale estar atento às principais novidades e tendências do setor. Veja, abaixo, alguns exemplos.
- Análise de dados: a aquisição e análise de dados é uma enorme tendência, sobretudo com o crescimento do uso de IA (inteligência artificial). Ao analisar os dados obtidos e utilizar essas informações estrategicamente, é possível aprimorar os processos de marketing e atendimento aos clientes e, ainda, otimizar a tomada de decisões.
- Foco na experiência do cliente: conceitos como CS e CX (customer success e customer experience) têm se tornado cada vez mais importantes no mercado. O uso de chatbots, transações simplificadas e gestão de sucesso de cliente podem ser bons caminhos.
- Desenvolvimento contínuo: um dos pontos mais essenciais de qualquer crescimento sustentável é o desenvolvimento contínuo. Com treinamento para toda a equipe e atualização sobre as tendências do mercado, fica bem mais fácil alcançar o sucesso.
- Investimento em tecnologia: por fim, o investimento de tecnologia não pode ficar de fora dessa equação. Afinal, como você viu ao longo deste post, a tecnologia tem o papel de potencializar ainda mais as habilidades da equipe e garantir que os esforços sejam destacados para o sucesso da empresa. Conheça nossas soluções para otimizar o seu trabalho!