Software de vistoria de imóveis é uma boa dica para otimizar o processo.
A vistoria de imóveis é um dos itens mais importantes no processo de locação, pois é ela que vai formalizar o estado do imóvel. Sendo assim, é indispensável para o locador e locatário.
Ainda há muitas dúvidas sobre o que é uma vistoria de imóveis, como realizá-la e como a tecnologia pode te ajudar.
O que é vistoria de imóveis?
A vistoria é uma inspeção detalhada que tem por objetivo avaliar as condições de habitabilidade e segurança do imóvel.
É no momento da vistoria que será identificado possíveis problemas no imóvel, sejam eles elétricos, hidráulicos, de segurança que possam colocar em risco a integridade física dos moradores e/ou causar prejuízos financeiros. E, é ela que vai trazer uma segurança para o locador sobre o estado que o imóvel foi entregue e quais manutenções o locatário terá que realizar para cuidar desse bem como se dele fosse evitando assim, sua deterioração.
Como fazer um laudo de vistoria?
Fazer um laudo de vistoria pode até parecer simples, mas não é, e nem todos sabem como fazer uma vistoria de imóveis.
Um bom laudo de vistoria, deve ser bem detalhado, apontando de forma minuciosa o estado de cada item em cada cômodo. Nele, você deverá constar por exemplo, qual material que a parede é feita, se é de alvenaria ou drywall, se a pintura é nova ou usada, qual a cor da pintura e o tipo de tinta que foi utilizada se é acetinada ou fosca, qual o tipo de textura, fazendo esse mesmo detalhamento sobre os outros itens como teto, piso e rodapé, luminárias, janelas, portas.
Uma reclamação frequente é que a vistoria é a parte mais chata de todo esse processo, justamente pelo nível de detalhamento que deve ser seguido para evitar problemas futuros.
Com o avanço da tecnologia, muitos processos que antes eram realizados manualmente foram automatizados por meio de softwares, como aconteceu com a vistoria de imóveis.
Pensando nessa dor, a Group Software lançou o Group Check, uma ferramenta que facilita a elaboração das vistorias, permite que os profissionais responsáveis registrem as informações de maneira organizada e eficiente, possibilitando a elaboração de relatórios completos contendo fotos e descrições detalhadas de cada aspecto do imóvel vistoriado.
Com o Group Check, por exemplo, você poderá criar roteiros de vistorias para cada tipo de imóvel, seja ele comercial ou residencial, deixando o seu laudo padronizado e com o aspecto profissional. Com ele, você terá uma maior precisão na elaboração dos relatórios incluindo fotos para complementar a descrição.
Além disso, com a criação desses roteiros, qualquer usuário que for realizar essas vistorias terá o checklist dos itens que precisam ser vistoriados mitigando assim possíveis esquecimentos e otimizando o tempo para realização da vistoria. O aplicativo conta ainda com a conversão de áudio em texto que vai agilizar ainda mais o seu processo, em que poderá ser ditado o descritivo e ele será automaticamente convertido em texto no campo selecionado.
A escolha de um bom software para a realização da vistoria vai contribuir para que você ganhe mais agilidade, eficiência e aumente a sua produtividade. Ademais, o registro das informações em um único lugar facilitará a gestão organizacional das informações e trará mais segurança evitando a perda ou o acesso não autorizado.
O software pode ser usado por diversos profissionais, como vistoriadores, corretores de imóveis, peritos avaliadores, engenheiros civis, arquitetos, entre outros. Com isso, é possível garantir uma maior eficiência e qualidade nos processos de vistoria de imóveis, o que pode resultar em uma maior satisfação dos clientes.
Quem pode ser vistoriador de imóveis?
Para exercer a profissão de vistoriador de imóveis é necessário ter conhecimentos técnicos na área de construção civil, arquitetura e engenharia, isso porque você terá que saber descrever o tipo de construção e o acabamento, assim como alguns detalhes de acessórios e algumas habilidades especificas de observação e avaliação do estado do item.
Um bom guia para auxiliar na definição do estado do item é pela norma técnica brasileira, NBR 155.75, que estabelece requisitos mínimos de desempenhos de edificações habitacionais. Ela é conhecida como Norma de Desempenho e foi criada para garantir que as construções habitacionais tenham qualidade e segurança, proporcionando conforto e bem-estar aos seus usuários. A norma também estabelece parâmetros sobre a vida útil dos itens, classificando os níveis de desempenho esperados em relação à diferentes aspectos das edificações.
Na tabela abaixo a letra “M” refere-se à manutenção, ou seja, o nível mínimo de desempenho esperado em relação à manutenção das edificações, a letra “I” indica os requisitos intermediários de desempenho, enquanto a letra “S” refere-se a substituição, ou seja, o nível máximo de desempenho esperado em relação à vida útil.
Clique aqui para acessar a tabela completa.
Veja também:
Quanto custa uma vistoria de imóveis?
Outra dúvida bastante comum é quanto custa uma vistoria de imóveis. Atualmente não há uma tabela de preços padronizada dessa prestação de serviços, pois o valor cobrado pela vistoria pode variar de acordo com diversos fatores tais como a região que o imóvel está localizado a complexidade da vistoria, o tipo de imóvel e o objetivo da vistoria.
Alguns vistoriadores cobram por hora trabalhada, enquanto outros cobram um valor fixo por imóvel ou por tipo de vistoria. O preço também pode variar de acordo com a extensão do imóvel, sendo comum a cobrança por metro quadrado.
Existe ainda uma diferença de preço entre uma vistoria em imóveis não mobiliados e mobiliados, tendo em vista que imóveis mobiliados demandam mais tempo e esforço para serem vistoriados, sendo necessário observar e relatar não só a parte estrutural, acabamentos e acessórios fixos como também toda mobília que compõe o imóvel. Em todos esses casos, ter um aplicativo para vistoria que facilita e otimiza tornando o processo para a execução da vistoria mais produtivo faz toda a diferença na sua rotina.
___________
E ai? Gostou do artigo? Que tal saber mais sobre aplicativo de vistoria de imóveis?