Ter um seguro no condomínio é obrigatório conforme a legislação. Ter, no mínimo, na cobertura básica é praticamente responsabilidade civil. Mas, além disso, o seguro condominial proporciona mais segurança e tranquilidade aos condôminos em caso de sinistros.
Sabemos dos gastos excessivos que imprevistos podem trazer para o condomínio, mas eles podem ser reduzidos a depender da cobertura do seguro contratado.
Nesse sentido, vamos trazer neste texto: a definição e a importância de seguros condominiais, como funciona, o que cobre, a legislação dos condomínios, os custos e o responsável pela contratação. Vamos lá?
O que é seguro condominial e como funciona?
Antes de tudo, o seguro de condomínio serve para garantir a segurança dos moradores das áreas comuns um condomínio, protegendo-os contra eventos que podem danificar o local ou afetar pessoas.
Existem duas principais formas de contratação: cobertura básica e adicional (ou ampla). A cobertura básica é exigida por lei, já as adicionais são opcionais.
Sendo assim, se ocorre algum imprevisto que esteja dentro da cobertura do seguro, a seguradora é acionada e a cobertura, que são os valores contratados, é liberada para custear os reparos.
Qual a importância do seguro condominial?
Imprevistos e acidentes acontecem, por isso que é importante ter um bom seguro condominial: para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores do condomínio. O seguro resguarda os condôminos e administradora contra maiores prejuízos financeiros nas áreas comuns do condomínio.
Com o auxílio de uma corretora, é possível identificar qual é o melhor seguro para os possíveis riscos que seu condomínio está sujeito, como tempestades e ventanias.
Saiba mais sobre o assunto abaixo:
O que cobre o seguro de um condomínio?
A cobertura básica assegura contra sinistros que causem destruição total ou parcial das áreas comuns, como:
- Incêndios;
- Explosões;
- Quedas de raios.
Coberturas adicionais podem incluir:
- Responsabilidade civil;
- Danos elétricos;
- Desmoronamento;
- Impacto de veículos;
- Quebras de vidros;
- Roubos;
- Furtos, etc.
É obrigatório contratar um seguro condominial?
De acordo com as Leis dos Condomínios (Código Civil e Lei 4591) é obrigatório que as edificações tenham um seguro contra incêndio ou outro sinistro que cause destruição, total ou parcial:
“É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.” – Artigo 1346: Código Civil
“Proceder-se-á ao seguro da edificação ou do conjunto de edificações, neste caso, discriminadamente, abrangendo todas as unidades autônomas e partes comuns, contra incêndio ou outro sinistro que cause destruição no todo ou em parte, computando-se o prêmio nas despesas ordinárias do condomínio.” – Artigo 13: Lei 4591
Quem deve pagar o seguro do condomínio?
De acordo com a legislação em vigor, é tarefa do síndico contratar o seguro condominial, valor que fica incluso nas taxas e despesas do condomínio, pagas pelos condôminos.
Quanto custa um seguro condominial?
Há variações de preços conforme a cobertura contratada, que transitam entre 0,001% e 0,01% ao ano nas despesas ordinárias do condomínio.
É importante fazer uma cotação com uma corretora de seguros para saber melhor o valor exato do seu condomínio e escolher aquele que esteja de acordo com o seu orçamento e com suas necessidades.
Como calcular o seguro de condomínio?
O seguro de condomínio é calculado a partir de avaliações do local, mas é importante destacar que o valor da construção não é levado em conta, e sim o valor de reposição caso a estrutura seja comprometida.
Com a assessoria de uma corretora, fica mais tranquilo tratar da apólice do seguro condominial.
Conclusão
Com este texto, você viu a importância de contratar um bom seguro condominial, o que faz toda a diferença. Além de seguir a lei, o seguro de condomínio pode te aliviar de gastos excessivos com imprevistos.
Segurança é coisa séria e quando se trata de seguros condominiais deve-se adquirir pelo menos a cobertura básica. Com o auxílio de uma corretora de confiança, é possível identificar qual é a cobertura mais adequada para o seu condomínio.
Sobre a Group Seguros
Conheça a Group Seguros, uma corretora 100% digital e integrada com as principais seguradoras do mercado de condomínios, trazendo uma experiência personalizada de atendimento conforme as necessidades do condomínio.
Por que escolher a Group Seguros
- Valores acessíveis apresentando no mínimo 3 cotações;
- Cotação rápida e online com retorno em até 24 horas;
- Renovação automatizada;
- Gestão de sinistros;
- Controle e gestão das apólices e vencimentos;
- Foco na experiência do cliente;
- Equipe altamente qualificada;
- Melhor cotador digital, integrados com as principais seguradoras do mercado de condomínios.