A segurança em shopping centers é uma preocupação fundamental tanto para os proprietários e gestores desses estabelecimentos quanto para quem frequenta esses locais.
Assim como em todo empreendimento deve-se prezar pela segurança para com todos, o shopping não pode ser diferente.
Dessa forma, a necessidade de proporcionar um ambiente seguro e tranquilo dentro desses espaços é um aspecto central na gestão de shopping centers.
Diante disso, como ter efetividade nessa questão?
Neste artigo, queremos chamar atenção para 4 pontos essenciais quando o assunto é segurança em shopping center. Confira!
Riscos em shopping centers
Por abrigar lojas diversas, incluindo produtos de luxo, shoppings tornam-se um foco para ações criminosas. Infelizmente, com certa frequência são noticiados assaltos em joalherias e furtos em outros tipos de lojas. Mas esses não são os únicos problemas relativos à segurança.
Roubos
Como exposto, a variedade de lojas em um shopping o torna alvo para criminosos, sobretudo quando há lojas com produtos de alto poder aquisitivo, como joias e itens eletrônicos.
Fato é, que esses incidentes podem ocorrer de diversas formas, desde furtos simples até roubos à mão armada. Contudo, causam prejuízos financeiros e criam um ambiente de insegurança.
Furtos
Lojistas não são os únicos que sofrem com a problemas relacionados à segurança. Clientes e frequentadores também são alvos de furtos. Bolsas, carteiras, celulares e outros pertences são objetivos visados pelos ladrões. Esses incidentes causam transtornos significativos aos clientes, além de prejudicar a reputação do shopping.
Brigas
As brigas são também ameaças no que diz respeito a segurança em shopping centers. Isso porque, afeta o bem-estar de lojistas e frequentadores.
Ademais, esses incidentes podem variar de gravidade, indo de discussões verbais até confrontos físicos, ocasionando lesão corporal. Ademais, essas brigas podem resultar em crimes graves, como injúria racial e homofobia, por exemplo.
Segurança em shopping centers
Diante disso, é fundamental traçar estratégias para minimizar os riscos para lojistas, administração e frequentadores. Nesse sentido, muitos shoppings têm tomado diversas medidas a fim de garantir comodidade a todos.
Algumas, no entanto, são polêmicas, como limitar a entrada de menores de idade desacompanhados de um adulto responsável. Essa ação tem como intuito tentar coibir os chamados “rolezinhos”. Enquanto há argumentos que essa é uma prática legítima, por se tratar de um espaço privado, há quem defenda que é ilegal e discriminatória.
De toda forma, há medidas que os shoppings centers podem tomar a fim de garantir a segurança de todos. E são essas medidas que vamos tratar a seguir.
1 – Manutenções
A manutenção em shopping centers desempenha um papel muito importante quando o assunto é segurança, contudo, nem sempre é o mais lembrado. Isso porque, a manutenção regular de sistemas de segurança, como câmeras de vigilância, alarmes e sistemas de controle de acesso, garante que esses dispositivos funcionem de maneira eficaz.
Qualquer falha nesses sistemas pode deixar o shopping vulnerável a roubos, vandalismo ou outras ameaças à segurança.
Ademais, a manutenção adequada e feita periodicamente previne acidentes, como quedas e lesões. E mantém em bom funcionamento sistemas e equipamentos essenciais em caso de indecentes, como, por exemplo, sistemas hidráulicos e de combate a incêndio.
2 – Planos de contingência
Um plano de contingência é um planejamento de estratégias a serem tomadas em caso de uma emergência ou crise. No caso de shopping centers, esse plano ajuda a garantir que as equipes de segurança e da administração estejam preparadas para agir em situações que fogem da normalidade.
Dessa forma, o empreendimento está preparado para responder de maneira eficaz e coordenada a eventuais incidentes que podem ocorrer no espaço, tais como assaltos a mão armada, tentativas de sequestro, tumultos e incêndios, por exemplo
A seguir, listamos algumas etapas que podem te ajudar a elaborar seu plano de contingência.
- Identifique e avalie possíveis ameaças e suas probabilidades de ocorrência. Também avalie o impacto delas ao seu empreendimento.
- Estabeleça um sistema de comunicação eficiente, no qual as equipes de emergência e funcionários tenham acesso. Inclua também meios de comunicação que sejam acessíveis aos clientes, como alto-falantes e mensagens em painéis digitais distribuídos no shopping.
- Defina os procedimentos para evacuações e medidas de segurança, para que tudo ocorra de maneira ordeira a fim de proteger a todos os presentes no local.
- Realize treinamentos com os funcionários do shopping, sobretudo com a equipe de segurança, para que saibam seu papel e atuação em uma situação de emergência. Nesses treinamentos, inclua simulações para que que todos possam colocar em prática os procedimentos, além de verificar se há uma falha ou algum ponto que possa ser ajustado.
- Revise e atualize regularmente o plano de contingência para garantir maior segurança em shopping centers.
3 – Sistema de vigilância
E se estamos falando de segurança, um ponto fundamental é contar com um bom sistema de vigilância. Isso porque, o intuito desses sistemas é monitorar, identificar e prevenir possíveis ameaças.
As câmeras de segurança são peças fundamentais para se garantir segurança e bem-estar de todos. Dessa forma, devem estar localizadas em pontos estratégicos, como entradas e saídas, estacionamentos, elevadores, escadas-rolantes, praças de alimentação, cinemas e áreas em que há muita movimentação.
Atualmente, as câmeras modernas resolução de alta qualidade e recursos como visão noturna, zoom e rotação para capturar imagens nítidas em todas as condições.
Ademais, os sistemas atuais de vigilância contam com inteligência artificial, o que pode ajudar a administração a prevenir ações criminosas e suas tentativas. Outrossim, a inteligência artificial auxilia no controle de acesso, permitindo que somente pessoas autorizadas tenham acesso a determinadas áreas do empreendimento.
4 – Treinamento da equipe de segurança
Por fim, um ponto de grande importância quando o assunto é segurança em shopping center é o treinamento da equipe responsável pela segurança. Por isso, é imprescindível que a equipe tenha conhecimento acerca dos procedimentos de segurança, tais como a comunicação, uso de equipamentos e evacuações.
Outrossim, é importante que essa equipe seja treinada em técnicas de mediação de conflito, pois como vimos, brigas também ameaçam a segurança de um shopping. E esses momentos podem envolver questões delicadas, portanto, preparação é necessário.
Além dessas questões, a equipe de segurança precisa estar treinada para atuar em situações de emergência. Dessa forma, exercício períodos fazem toda diferença. Em consonância, os treinamentos devem ser regulares e atualizados sempre que for necessário. E em caso de atualização, todos deverão ser comunicados com clareza.
Concluindo…
A segurança deve ser um ponto de atenção na administração de um shopping, afinal, estamos falando do bem-estar de quem trabalha no local, dos frequentadores e da comunidade ao redor.
__________________
Você também vai gostar de ler