Na gestão de condomínios, um dos pontos de atenção é a segurança condominial, seja dos moradores ou de quem frequenta aquele ambiente.
Para síndicos e administradores, buscar maneiras de garantir a preservação das propriedades e da vida das pessoas é uma prioridade. Por isso, para te ajudar nessa missão, abordamos, nesse conteúdo, 8 ferramentas que vão elevar o nível de segurança do seu condomínio. Acompanhe!
Pilares da segurança condominial
Antes de mais nada, quando falamos em segurança condominial, temos três áreas principais que devemos levar em consideração:
- sistemas e instalações físicas;
- envolvimento dos moradores;
- capacitação de colaboradores;
É importante entender que nenhum desses pilares sozinhos é suficiente para promover um ambiente seguro, por isso o ideal é a intercessão de todos. Dessa forma, buscar maneiras de fortalecer cada uma dessas áreas é um trabalho contínuo e pode ser um desafio decidir por qual delas começar.
É importante fazer um diagnóstico do seu condomínio para melhorar os pontos mais fracos até chegar no melhor sistema para realidade de seus condôminos.
Sistemas e instalações físicas
Hoje vamos focar em te ajudar a melhorar o âmbito de sistemas e material da segurança condominial.
Câmeras e sensores são ferramentas interessantes, mas com o avanço da tecnologia já temos diversos produtos mais eficientes e modernos no mercado.
Nesse sentido, confira agora oito ferramentas que vão aumentar a proteção do seu condomínio, divididas em três categorias: sistemas, softwares e bloqueios físicos.
Sistemas de controle de acesso
As tecnologias usadas para monitorar a entrada e a saída de pessoas no condomínio são os famosos sistemas de controle de acesso. Ter um processo sistematizado desse monitoramento é fundamental para garantir a integridade e segurança condominial; por isso, é importante investir em um bom programa, que seja prático e seguro.
Existem diversas formas de fazer esse gerenciamento, e hoje vamos te apresentar a três delas:
1 – Reconhecimento facial
Para permitir a entrada de moradores, colaboradores e pessoas já registradas de forma fácil, a liberação por reconhecimento facial é ideal.
A princípio, cadastra-se a pessoa e registra-se uma foto que servirá como base. Em seguida, um algoritmo compara os diversos pontos da face e identifica a pessoa em menos de um segundo, contando com a presença de pelo menos duas câmeras, de imagem colorida e infravermelha (para captura de profundidade), o que anula a possibilidade de fraude com o uso de fotos impressas ou apresentadas via celular.
Além disso, o sistema funciona nas mais diversas condições de iluminação e tempo, evitando problemas por condições externas.
Leia mais:
2 – Reconhecimento por impressão digital
Outra forma de liberar o acesso a pessoas cadastradas é o acesso pela leitura de impressão digital. Essa forma de identificação se dá por uma característica física única e exclusiva, garantindo a segurança condominial e evitando que armações sejam realizadas.
Nesse sentido, a evolução dos algoritmos de reconhecimento de impressão digital permite um banco de dados com milhares de cadastros com autenticação em menos de um segundo.
Além disso, com o avanço da tecnologia, atualmente é possível realizar o reconhecimento com e sem toque!
3 – QR Code
Para liberar o acesso de visitantes e prestadores de serviço de forma prática e rápida, o sistema de QR Code veio ajudar nessa dinâmica, uma vez que essa opção é uma forma para pré-autorizar a entrada no condomínio.
Pelo aplicativo, de forma simples, o morador gera um QR Code que será usado pelo visitante na entrada e na saída do condomínio. Ele pode ser apresentado de maneira virtual, pelo telefone, ou impresso.
Dessa forma o visitante já chega no condomínio com o QR Code de acesso, tornando o processo de identificação muito ágil e com menos filas.
Leia também:
Softwares
Os sistemas escolhidos para realizar alguma atividade são conhecidos como softwares. Esses programas realizam buscas, registros e o que mais for designado a eles.
Um software de controle de acesso é um programa computacional que busca oferecer eficiência e segurança ao processo de monitoramento de acesso.
4 – Antecedentes Online
Nosso mais novo software permite a checagem dos antecedentes criminais dos prestadores de serviço que vão ao condomínio. Com esse programa você pode realizar ações preventivas de forma assertiva ao localizar possíveis ameaças, garantindo um reforço a mais na segurança condominial. Assim é possível colocar esforços onde se é necessário e ter acesso a informações relevantes de quem é contratado para algum serviço no condomínio.
5 – Acesso21
Esse é o nosso software completo para gerenciamento das informações e controle de acesso de moradores, visitantes e prestadores de serviço. Ele pode integrar com os mais diversos tipos de bloqueio físico, permitindo a gestão com relatórios, filtros, regras e dashboard.
Além disso, oferece recursos que permitem a visualização de inadimplentes para bloqueio de acesso em áreas coletivas, como academia, piscina e área de lazer.
6 – COM21
Um aplicativo que te ajuda a gerenciar o condomínio da palma da sua mão. Tenha centralizado em um só lugar uma maneira de se comunicar com os condôminos, gerar boletos, acompanhar o consumo de água e energia, livro de ocorrências, controle de reserva de espaços, portaria remota e muito mais.
Veja também:
Instalações físicas
Para completar o seu sistema de segurança, barreiras físicas podem ser implementadas. Para controlar o acesso a certas áreas do condomínio e garantir a segurança condominial, esse método é mais do que indicado.
7 – Catracas com bloqueios de vidro
São catracas modernas com abertura automática do vidro de passagem sem a necessidade de contato. Se destacam em relação às catracas tradicionais pelo design e tecnologia. O corpo é feito em aço inox e vidro escuro, e o bloqueio da passagem é feito em vidro transparente.
8 – Portão de pedestre
É o bloqueio mais comum em prédios, normalmente trancado por uma fechadura elétrica ou eletromagnética, com a abertura acionada pelo porteiro ou pelo sistema de controle de acesso. O ideal é a instalação de dois portões de pedestres com sistema de clausura, que só permite a abertura de uma porta se a outra permanecer fechada.
Você também pode se interessar por:
E aí? Já sabe como vai fortalecer a segurança do seu condomínio?
Agora que você já conhece diversas formas de aumentar o monitoramento e a segurança condominial, não deixe de implementar as medidas que forem ideais para sua realidade.
Fique de olho no nosso blog para não perder as dicas sobre os outros dois pilares: engajamento dos moradores e capacitação dos colaboradores!
Se tiver dúvidas ou quiser um diagnóstico realizado por um especialista, entre em contato com a Group Digital!