Programa de fidelidade é uma tendência crescente no mundo dos negócios. Isso porque, cada vez mais os consumidores optam por participarem e ganharem recompensas.
Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), somente no terceiro trimestre de 2022, o faturamento bruto de empresas do ramo de programa de fidelidade foi de R$2,5 bilhões.
Nesse sentido, implementar programas de fidelidade no shopping é uma opção para quem deseja atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já são. Ademais, o programa de fidelidade é uma das estratégias comumente usadas para a experiência do cliente.
Por isso, nesse artigo, entenda mais sobre o programa de fidelidade, seus benefícios e como implementá-lo em seu empreendimento.
Afinal, o que é e como funciona o programa de fidelidade?
O programa de fidelidade é uma estratégia que visa recompensar a lealdade dos clientes, muito comum no varejo, companhias aéreas, hotéis e cartões de crédito.
Dessa forma, os clientes acumulam pontos com base em suas compras e atividades. Além dos pontos, há como oferecer vantagens exclusivas, como acesso antecipado a vendas e atendimento prioritário.
Os programas de fidelidade têm como intuito criar um vínculo mais forte entre a empresa e os clientes, incentivando a repetição de compras e aumentando a satisfação e a retenção dos clientes.
Então, vamos ver como funciona na prática. Quando o cliente efetua uma compra, ele soma pontos no programa. Logo, após acumular uma certa quantidade ele pode trocar por benefícios, como descontos, brindes e viagens, por exemplo. Outrossim, se o cliente faz parte desse programa, ele consegue descontos exclusivos, informado de promoções primeiro e acesso prioritário.
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Como fazer um programa de fidelidade?
Para implementar um programa de fidelidade, algumas etapas são essenciais. Em primeiro lugar, defina os objetivos claros do programa e identifique o tipo de recompensa ou benefício que você oferecerá aos clientes. Aqui, é importante conhecer bem o perfil de cliente para saber o que se adequa ou não. Ademais, a criatividade também faz parte do processo.
Em seguida, estabeleça um sistema de pontuação ou acúmulo de pontos com base nas compras ou atividades dos clientes. Crie uma estrutura clara de resgate e defina as opções disponíveis para os clientes trocarem seus pontos por recompensas.
A utilização da tecnologia para acompanhar e gerenciar o programa de forma é imprescindível.
Por fim, promova e divulgue o programa para atrair a participação dos clientes. Use cases de sucesso para conferir maior confiabilidade ao programa. Você também pode criar campanhas sazonais, baseada nas datas comemorativas.
Quais os benefícios dessa estratégia?
Como já vimos, o intuito desse tipo de programa é fidelizar o cliente. Contudo, ele apresenta vantagens para todos. No que diz respeito aos clientes, há o benefício da recompensa e vantagens exclusivas. Também há possibilidade de experiências personalizadas com base em suas preferências de compra, recebendo recomendações relevantes e ofertas sob medida.
Ademais, para um lojista, há o aumento do fluxo de clientes e vendas, graças à participação no programa de fidelidade do shopping, que atrai e retém os clientes. Não podemos deixar de fora a oportunidade de fortalecer o relacionamento com os clientes, fornecendo ofertas exclusivas e personalizadas, resultando em maior satisfação e lealdade.
E, por fim, para o shopping há maior atração e retenção de clientes, impulsionando o tráfego e o envolvimento com o centro comercial. Outrossim, o aumento do ticket médio das compras, pois os clientes são incentivados a gastar mais para acumular pontos e obter recompensas melhores. A compreensão dos hábitos de consumo dos clientes possibilita ações estratégicas de marketing e tomadas de decisão fundamentadas para impulsionar o crescimento do shopping.