O plantão de vendas é uma excelente oportunidade de alavancar as negociações e impulsionar a sua imobiliária, ganhando mais autoridade. Apesar disso, para chamar a atenção dos potenciais clientes é preciso contar com uma estratégia eficiente e bem planejada.
Assim, é importante não atuar de maneira passiva nessa ocasião e apostar em recursos que ajudam a sua marca a crescer. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra!
O que é plantão de vendas?
Plantão de vendas, como o nome indica, é um evento em que se apresentam imóveis para venda. Nessa ocasião, os corretores podem oferecer projetos ainda na planta, maquetes, modelos e decorações. Dessa maneira, a imobiliária representa a construtora e a atuação deve acontecer em parceria para melhorar os resultados.
Portanto, o estande de vendas é um convite aos clientes em potencial para conhecerem o trabalho da imobiliária. Com isso, eles dão um voto de confiança e uma chance à imobiliária de fechar negócios.
O que pode ajudar antes do plantão de vendas?
Mesmo antes do plantão de vendas, é importante adotar algumas ações que constroem a sua imagem e tornam o evento mais convidativo. Para isso, você pode contar com ferramentas modernas e efetivas. Confira nas próximas linhas.
Cuide da sua presença digital
O primeiro passo para qualquer estratégia bem-sucedida é mapear o público recebido. Por esse motivo, investir na presença digital é uma excelente maneira de projetar a imagem da imobiliária, além de oferecer mais informações sobre a sua persona, ou seja, a pessoa com interesse no seu produto.
É importante ter em mente que as redes sociais não devem ser usadas apenas para lançar as campanhas, mas, também para construir relacionamento com o público.
Nesses espaços, é possível ter informações sobre as pessoas com maior engajamento nas suas campanhas. Dessa maneira, você poderá fazer um plantão de vendas bem direcionado e aumentar as chances de ter sucesso.
Use o inbound marketing
Você conhece o inbound marketing? Trata-se de uma estratégia de conversão de clientes baseada não apenas em vender, mas em todo o percurso que a pessoa interessada faz até fechar o negócio. Isso significa que, em vez de focar apenas em mostrar o seu produto, você precisa também oferecer conteúdos que agreguem valor à sua audiência.
No caso do estande de vendas, além de mostrar o imóvel, é interessante também apresentar as vantagens no mercado, mostrar o estilo de vida do bairro, entre outras informações relevantes.
O mais importante é ter em mente que nesse tipo de ação você precisa construir uma relação com o cliente e conquistar a sua confiança. Assim, você se posiciona como uma autoridade no assunto, que está disponível para ajudar.
5 práticas para ser mais eficaz no plantão de vendas
Como vimos, o plantão de vendas é um evento importante e merece ações específicas para proporcionar sucesso. Veja dicas para ser mais eficaz nessa estratégia.
1. Tenha em mãos a ferramenta ideal
Ter uma ferramenta de vendas ágil e funcional é essencial para demonstrar profissionalismo e aumentar a satisfação dos clientes. Por isso, muita atenção na hora de escolher o seu CRM. Para garantir maior integração dos dados e praticidade para os corretores, é importante que haja acessibilidade via mobile.
Dessa maneira, é possível acessar todos os dados das vendas em qualquer lugar. Isso permite aos corretores oferecerem um atendimento mais completo, pois todas as respostas para as questões que surgirem estarão ao alcance das mãos.
2. Foque na imagem pessoal
Os profissionais que recepcionam os clientes são fundamentais para uma abordagem adequada e a boa imagem da imobiliária. Por esse motivo, corretores, gerentes e outros colaboradores precisam ter um cuidado especial com a forma como se apresentam.
Saiba os aspectos importantes, especialmente para as pessoas que terão contato direto com o cliente.
Atenção com o vestuário
Usar trajes adequados ajuda a transmitir seriedade aos clientes. Caso a imobiliária conte com uniforme padronizado, ótimo! Porém, se não houver essa alternativa, é importante que as roupas demonstrem profissionalismo e que estejam bem apresentáveis. Além disso, estar com cabelos arrumados, barba feita e unhas aparadas são cuidados importantes.
Vocabulário adequado
Geralmente, nesse mercado se usa uma linguagem mais formal, no entanto, se a proposta da imobiliária for mais despojada, é possível ter mais flexibilidade.
Também é importante avaliar as características do cliente e se adaptar a elas para se comunicar da melhor maneira para cada caso. Independentemente da abordagem, é essencial manter o profissionalismo e jamais falar de maneira desrespeitosa ou invasiva.
Postura da imobiliária
Muitas vezes esses eventos podem ser cansativos por conta da duração, da energia que demandam e das intercorrências que acontecem. No entanto, manter a postura sempre amigável, educada e disponível é essencial.
Analise também a receptividade do público e mude a estratégia caso perceba que a abordagem está desinteressante. O jogo de cintura faz toda a diferença nesse meio.
3. Entenda seu produto de ponta a ponta
Para oferecer um produto e demonstrar todas as vantagens que ele oferece, é essencial conhecê-lo em detalhes. Por isso, é preciso estudar a ficha dos imóveis, conhecer a planta, pesquisar sobre a localização e outras informações relevantes sobre o imóvel. Esteja ciente que você estará oferecendo não apenas um bem de alto valor, como também um estilo de vida.
4. Considere que a venda do produto não é seu único objetivo
É imprescindível destacar que, por melhor que seja a sua campanha, fechar muitas vendas nesse evento é bastante improvável. Nesse sentido, deve-se ter em mente que o objetivo de ocasiões assim não é apenas concluir negociações, mas, construir um relacionamento com os clientes em potencial.
Dessa maneira, ao demonstrar o melhor que a imobiliária pode oferecer, ela causará uma boa impressão, além de coletar informações valiosas sobre o público.
Com isso, aumentará as chances de fazer vendas no futuro e trará autoridade no mercado. Assim, um marketing de sucesso depende de investimentos consistentes e de longo prazo para trazer bons frutos.
O que fazer no tempo ocioso do plantão de vendas?
Pode acontecer de haver muito tempo ocioso durante o plantão de vendas. Isso não é um problema, pois essas brechas podem ser preenchidas de maneira produtiva. Confira algumas sugestões de como fazer isso.
Cuide da sua presença online
Lembra que falamos sobre a importância da presença digital da sua imobiliária? Então, essa é uma ótima oportunidade de fortalecer a sua imagem. Nesses momentos vagos, você pode responder dúvidas da sua audiência, atualizar os anúncios e fazer networking.
Algumas redes sociais mais informais, como o Instagram, permitem espaço para mostrar um pouco mais da rotina. É uma boa brecha para se aproximar do público e humanizar a marca.
Estude ou crie conteúdo
Aprender mais sobre como melhorar as suas estratégias é sempre bom. Quando sobrar algum tempo entre as atividades, estude mais sobre o inbound marketing para criar conteúdos relevantes, ou mesmo, invista esse tempo criando seus próprios materiais.
Mantenha o relacionamento com o cliente
É válido reforçar a importância do relacionamento com o cliente para a sua estratégia. Assim, manter contato para que as pessoas não esqueçam da marca é uma boa maneira de usar o tempo livre no estande.
Você pode usar o seu CRM para encontrar os clientes que estão há muito tempo sem nenhuma interação. Pode ser até uma maneira de atraí-los para o plantão.
Portanto, o plantão de vendas é um excelente momento para impulsionar a sua imobiliária, construir uma imagem mais forte no mercado e aumentar a carta de clientes. Com as dicas deste artigo, você terá maiores chances de construir um evento bem-sucedido e se destacar.
Quer aprender a chamar a atenção da sua audiência com as melhores imagens? Então, leia também o artigo sobre fotografia imobiliária.