Um bom planejamento não pode ficar apenas nos pensamentos ou em rascunhos soltos no caderno de anotações, não é mesmo? É necessário registrar, de forma organizada, para poder acompanhar todo o processo e chegar ao resultado esperado de forma mais ágil.
O plano de metas envolve várias etapas, pessoas diversas da sua equipe, além de atividades de curto, médio e longo prazo. Assim, será possível obter um progresso consistente e saudável.
Para construir um plano de metas eficiente, elaboramos um material completo, composto por um e-book sobre planejamento de metas e uma planilha editável com tudo o que você precisa para montar seu plano de metas e colocar toda a organização em prática.
Nesse conteúdo preparamos um passo a passo de como utilizar a planilha de metas na prática, para melhorar a sua experiência no dia a dia e sanar todas as suas dúvidas. Se você já baixou, continue a leitura acompanhando com sua planilha em mãos. Caso ainda não tenha baixado nosso Kit plano de metas, faça agora o download gratuitamente!
O que é um plano de metas?
Planejamento de metas, ou também conhecido como plano de metas é um recurso que ajuda a organizar toda a estratégia de metas, sejam elas pessoais ou empresariais.
Por meio de algumas estratégias, se estabelece parâmetros e direcionamentos para criar as tarefas e ações que serão realizadas pelos membros da empresa ou pela própria pessoa para o atingimento das metas. Uma dica importante tem relação com a finalidade do plano de metas, de forma que, pode ser usado tanto para questões pessoais quanto coorporativas. Assim, é fundamental sempre se atentar a realizar as atualizações e adaptações necessárias para cada objetivo.
Como criar um plano de metas eficiente
A grande dificuldade da maioria das pessoas ao pensar em planejamento de metas é saber por onde começar. Para criar um plano de metas eficiente não se esqueça de, em primeiro lugar, definir onde você quer chegar. Após isso, é importante definir as metas, os prazos de cada meta e o que considerar na hora do planejamento. Aqui estão alguns dos principais passos para criar um plano de metas de forma ágil:
- Não tenha medo de definir metas grandiosas;
- Descreva em detalhes qual a sua meta;
- Divida grandes metas em pequenas metas;
- Defina a importância e a prioridade de cada meta;
- Estabeleça prazos;
- Monte um plano de ação;
- Acompanhe o progresso das suas metas;
Como preencher a planilha do plano de metas
Aqui está o primeiro passo para você que já baixou o nosso Kit plano de metas: da teoria à prática. Após a leitura do e-book, é hora de começar a colocar a “mão na massa” e preencher a planilha.
Apesar de ser uma planilha robusta com bastante campos, é bem simples de utilizar. Acompanhe o passo a passo:
Cadastro de times e colaboradores
Passo 1: Na aba “Times”, informe o nome e a descrição dos times da sua empresa. O campo “responsável” será preenchido mais à frente.
Passo 2: Na aba “colaboradores”, cadastre as informações sobre as pessoas que atuam em sua empresa. O time deve ser escolhido entre as opões cadastradas no passo anterior.
Passo 3: Volte na aba “Times” e atribua uma pessoa responsável por cada time cadastrado. Isso é importante para saber quem deve ser procurado para apuração das metas e planos de ação.
Cadastro das metas
Passo 4: Na aba “Metas” preencha os campos conforme abaixo:
- Nome da meta: atribua um nome para cada meta, por exemplo, “reduzir os custos da operação em R$1.000,00” ou “vender 5.000 unidades de produto”;
- Tipo de métrica: escolha como essa meta será medida entre as opções “Moeda”, “Percentual” e “Número”;
- Objetivo: defina se a meta será de aumento ou redução;
- Tempo para conclusão: indique a quantidade de meses que levará até a meta ser atingida;
- Data início: insira a data de início das ações relacionadas à meta em questão;
- Previsão de conclusão: este campo será calculado automaticamente a partir dos dois campos anteriores;
- Resultado esperado: informe qual é o resultado que se espera alcançar em números, por exemplo, se a meta for reduzir custos em 10%, então você deve inserir o valor “0,10”;
- Apuração atual: informe qual é o valor apurado atualmente para a meta, lembre-se de atualizar a planilha frequentemente;
- Diferença e relação com o indicador: serão calculadas automaticamente com base na relação entre o valor esperado e o apurado;
- Status: informar o andamento da meta entre “Não iniciado”, “Em andamento”, “Pausado” e “Concluído”;
- Planos de Ação: preenchida automaticamente, informando a quantidade de planos de ação que foram cadastrados para cada meta. Caso não tenham planos cadastrados, o texto da linha fica em vermelho, como ponto de atenção.
Cadastro dos planos de ação
Passo 5: Na aba Plano de ação, veja como preencher os campos de forma correta:
- Plano de ação: dê um nome para o plano de ação que deverá ser realizado, por exemplo, “impactar a base de leads”;
- Descrição: descreva brevemente como o plano de ação deve ser executado e o que se espera como resultado. Seguindo o exemplo anterior, uma boa descrição poderia ser “enviar um e-mail para a base com os novos produtos da empresa”;
- Meta relacionada: você vai escolher entre as opções já preenchidas na aba Metas que faça sentido com o seu planejamento;
- Time e Responsável: Escolha qual o time será encarregado de colocar a ação em prática e escolha, também, o colaborador responsável;
- Datas: Selecione o dia da execução da ação e qual será o prazo. A previsão de conclusão é preenchida automaticamente;
- Conclusão: Na coluna Conclusão Real informe quando a atividade foi finalizada. A coluna seguinte vai informar automaticamente se foi dentro do prazo ou não;
- Resultado esperado e obtido: Preencha com os números estabelecidos na meta e qual foi a quantidade obtida após a realização da ação;
- Status: Escolha a opção de acordo com o andamento da atividade. Não se esqueça de atualizar sempre essa coluna.
Como acompanhar as metas e planos de ação da sua empresa
Passo 6: Na aba Acompanhamento, você pode observar as ações tanto em gráfico quanto em tabelas. É neste momento que você, como um bom gestor, avalia quais ações deram certo e os pontos que precisam de ajustes. Além disso, é possível analisar o empenho e a performance da sua equipe dentro das atividades propostas para cada time.
Por último – e não menos importante – na aba Dashboard, você vai ter uma visão macro da efetividade do seu planejamento e, por consequência, o crescimento da sua empresa!
Dica importante: quando virar o ano, faça uma cópia da planilha e comece a preenchê-la do zero com novas metas e desafios para sua equipe. Use a planilha do ano anterior como referência e faça comparativos em relação ao momento atual.
Em caso de dúvidas, recorra ao e-book com frequência, lá você vai encontrar insights para te ajudar no planejamento.
Agora chegou a hora de colocar o seu planejamento em prática e alcançar os resultados esperados. Bom trabalho! Se você ainda não baixou o nosso material, clique aqui para garantir o seu Kit Plano de metas: da teoria à prática.