Personal shopper é um profissional que presta consultoria em compras, auxiliando a pessoa na escolha e compra de produtos. Esse serviço pode ser prestado presencial ou online.
Cada vez mais as pessoas buscam por comodidade e praticidade, e com as compras não é diferente. E é aí que entra o personal shopper.
Neste artigo, vamos discutir o que é e como funciona o serviço.
O que é personal shopper?
Personal shopper é uma profissão que está em ascensão no Brasil. Pela prestação de consultoria de compras, o profissional auxilia as pessoas na escolha e aquisição de produtos, sejam eles roupas, acessórios, eletrônicos, alimentos ou outros itens. Assim, há uma otimização das compras, pois o personal shopper conhecerá o perfil do cliente e encontrará produtos adequados que atenda o gosto e necessidade do contratante.
Como funciona o serviço de um personal shopper?
O serviço de um personal shopper pode variar dependendo da abordagem do profissional e das necessidades do cliente. É muito importante entender como cada profissional atua para ver se atenderá sua demanda pessoal.
Há profissionais que vão até a loja com o cliente para orientar sobre as compras, enquanto outros fazem a seleção dos produtos e leva até o cliente, por exemplo. Outra possibilidade é o personal shopper contar com serviços adicionais, como organização do guarda-roupa ou closet, consultoria de estilo, colorimetria e até mesmo sugestões de presente. Por isso, é fundamental pesquisar sobre a atuação do profissional para entender se os serviços e a forma atendem suas demandas.
Então, basicamente, o serviço de consultoria de um personal shopper acontece em três etapas:
Reunião com o cliente
Após pesquisas, o cliente encontrou um personal shopper cuja abordagem atende suas necessidades. Com isso, o profissional fará uma reunião, presencial ou online, para entender a demanda.
Neste momento, é de suma importância ser transparente quanto a gostos e orçamento disponível para compras, afinal, as compras precisam ser assertivas de modo que o trabalho seja satisfatório. Mas também é importante está aberto a sugestões que o prossional possa fazer.
Assim, ambas as partes avaliam as preferências e particularidades para então irem para a próxima etapa.
Planejamento
Com todo mapeamento a respeitos dos gostos pessoais, preferências e orçamento do cliente, o personal shopper fará todo planejamento. Essa etapa inclui a lista de produtos desejados pelo contratante, lojas e marcas a serem consultadas. Esse planejamento é apresentado para o cliente. Caso seja necessário, alterações acontecerão até que tudo esteja de acordo com a necessidade. Com tudo alinhado, é hora de seguir para a última etapa.
Compra e entrega
Com o planejamento aprovado, é hora do personal shopper ir às compras. Após a aquisição dos produtos, o profissional organiza a entrega dos produtos ao cliente. Essa entrega pode acontecer pessoalmente ou por envio, afinal, o profissional pode residir fora do país ou longe do contratante.
Leia também:
Por que contratar um personal shopper?
Já falamos aqui sobre a comodidade e praticidade que o personal shopper, o que gera economia de tempo para quem está contratando os serviços, mas há outras vantagens que a contratação desse profissional pode representar.
O personal shopper pode ser contratado por quem quer comprar produtos no exterior. Há produtos, por exemplo, que estão disponíveis fora do país de forma limitada, e para chegar ao Brasil demorará ou não chegará. Assim, um personal que reside no exterior pode adquirir esse produto e enviar ao cliente.
Outra vantagem são as compras com bons preços. O profissional irá realizar pesquisas em diversas lojas garantindo uma boa condição. Além disso, por conhecer o mercado, o personal também conhece as novidades e tendências, ou seja, é uma pessoa antenada nas novidades.
Como contratar um personal shopper?
Para contratar um personal shopper é necessário realizar uma pesquisa online para encontrar perfis e entrar em contato. Avalie a experiência e reputação do personal para garantir a confiabilidade e segurança dos serviços contratados. Para isso, leve em consideração fatores como: a segurança dos canais de pagamento, se experiência em importação e exportação (caso deseje realizar compras internacionais), veja experiência de outros clientes e se a metodologia dele atende suas necessidades.
Resumindo…
Um personal shopper é um profissional que oferece orientação personalizada na escolha e compra de produtos, levando em consideração o estilo, preferências e necessidades do cliente.
O personal shopper entrevista o cliente para entender suas preferências, faz o planejamento com base nos gostos pessoais, preferências e orçamento do cliente e, por fim, faz as compras e a entrega por diferentes meios.
Para contratar um personal shopper, é possível buscar indicações, pesquisar profissionais ou empresas especializadas, agendar uma consulta inicial para discutir necessidades e expectativas, e, caso haja acordo, seguir as orientações para receber assistência personalizada nas compras.
______________
E aí? Gostou do artigo? Agora te convido a ler sobre Lockers em shopping.