Segundo um estudo recente realizado pelo portal Zap Imóveis, nos anos 70, as características mais procuradas nos imóveis eram ambientes amplos (com 100 m² ou mais), com pé direito alto, poucas opções de lazer, um ou nenhum elevador e nenhuma vaga de garagem.
Qual o perfil de moradia mais procurado no mercado atual?
A partir dos anos 2000, os imóveis mais procurados eram menores, de até dois quartos, com no mínimo uma vaga de garagem e extensa opção de áreas de lazer como academia, piscina e salão de jogos. Devemos considerar que algumas mudanças na sociedade podem ter influenciado no comportamento do consumidor. Um ponto interessante é que segundo os dados do Censo 2010 (divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), de 2000 até 2010, o número de pessoas envolvidas em algum tipo de separação passou de 11,9% para 14,6%. O que pode ter influenciado na maior procura por imóveis menores, nesse perfil.
Hoje, a busca por imóveis menores continua, porém, além dessas características já citadas, o possível inquilino ou comprador, também considera muito importante a distância da propriedade até o local de trabalho ou estudo e a segurança do entorno. Por isso, apresentar as características do imóvel que podem criar para o cliente, a imagem de local seguro e com fácil acesso a determinadas regiões, pode definir a decisão de compra ou aluguel.
Entender cada necessidade e como as características dos imóveis podem beneficiar o consumidor é um grande desafio para as equipes de corretores das imobiliárias. Deve-se analisar o perfil de cada um no momento da conversa, tentar entender o que ele busca, quais as suas preferências, para assim oferecer as melhores opções.
Além de analisar o perfil e as necessidades de cada cliente, estabelecer uma gestão eficiente dos imóveis é essencial.