O CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) é um órgão que tem como responsabilidade a fiscalização da profissão de corretor de imóveis. O órgão é uma autarquia federal, mas está sujeito à fiscalização do TCU.
Além da fiscalização, o CRECI é responsável também pela regulamentação e registro profissional dos corretores.
Nesse sentido, entenda mais sobre o que é o CRECI neste artigo.
Afinal, o que é o CRECI
O CRECI é uma autarquia federal responsável pela fiscalização e regulamentação da profissão de corretor de imóveis. O órgão também atua na defesa dos interesses da categoria e promove a capacitação e a atualização dos corretores.
Outrossim, o CRECI possui jurisdição em determinada região geográfica e atua em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).
Quem é o corretor de imóveis
Agora que você entende mais sobre o que é o CRECI, vamos entender melhor a atuação do corretor de imóveis.
O corretor de imóveis é o profissional que atua como intermediário, facilitando as transações imobiliárias. Ele fornece informações relevantes sobre os imóveis, orienta compradores e vendedores e possui conhecimento especializado sobre o mercado imobiliário, incluindo aspectos legais, financeiros e técnicos.
Basicamente, o corretor atua como guia durante todo o processo, auxiliando na busca pelas melhores oportunidades e aplicando estratégias de negociação adequadas.
Leia também:
Importância do CRECI
Segundo a Lei nº 6530, de 1978, também conhecida como Lei do Corretor de Imóveis, a fiscalização da profissão é regulamentada por organizações específicas.
“Art 5º O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos de disciplina e fiscalização do exercício da profissão de Corretor de Imóveis, constituídos em autarquia, dotada de personalidade jurídica de direito público, vinculada ao Ministério do Trabalho, com autonomia administrativa, operacional e financeira.
Art 6º As pessoas jurídicas inscritas no Conselho Regional de Corretores de Imóveis sujeitam-se aos mesmos deveres e têm os mesmos direitos das pessoas físicas nele inscritas.”
Dessa forma, a importância do CRECI está no fato de que esse é o órgão responsável pela fiscalização e regulamentação da profissão de corretor de imóveis.
Como tirar o CRECI
Outrossim, para poder exercer a profissão de corretor de imóveis, é necessário que a pessoa tenho o registro do CRECI. Para obter esse registro, alguns passos são fundamentais.
Em primeiro lugar, é preciso realizar uma formação, que pode ser o Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) ou um curso superior em Ciências Imobiliárias. A formação precisa ser reconhecida pelo CRECI.
Após a conclusão do curso, outra etapa é fundamental, o estágio. Então, o interessado deverá comparecer a uma unidade do órgão, com a documentação exigida, como certificado de conclusão do curso, cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
O período do estágio varia de acordo com a região, podendo ser de 6 meses a 2 anos. Durante o estágio, é necessário trabalhar sob a supervisão de um corretor de imóveis já registrado no CRECI.
Assim, com o estágio concluído, solicite a inscrição definitiva no CRECI, fornecendo a documentação necessária, como certificado de conclusão do estágio, cópia do RG, CPF, comprovante de residência e pagamento das taxas.
Feito isso, é só aguardar a análise e aprovação do pedido de inscrição pelo CRECI.
Com a aprovação, será emitida a carteira de identificação profissional, que permitirá o exercício da profissão de corretor de imóveis.
_______
Gostou do artigo? Você também pode gostar de ler: Quanto ganha um corretor de imóveis?