Em um processo normal do departamento financeiro de qualquer empresa, devem estar previstas as ações de contas a pagar e a receber. Para manter o fluxo correto do faturamento, os valores a receber devem ter seu controle apurado. Para que isso ocorra, é fundamental entender o que é arquivo de remessa e retorno, dominar seu conceito e aplicá-lo de forma correta.
Este artigo tem como finalidade explicar a você os principais pontos acerca do assunto. Lendo-o até o final, você saberá como implantar na sua empresa um sistema de cobrança eficiente. Além disso, será capaz de distinguir os tipos de arquivos referentes às diferentes operações de remessa e retorno. Assim, entenderá de vez o que é o CNAB 400. Acompanhe!
O que é arquivo de remessa e retorno?
Nada mais são do que os arquivos trocados ente uma empresa e seu agente financeiro de cobrança, ou seja, seu banco. Esses arquivos são necessários para toda empresa que realiza a cobrança dos produtos e serviços oferecidos ao seu cliente por meio do pagamento via boleto, por exemplo. Tais identificações são necessárias para um correto funcionamento do departamento financeiro.
Imagine que uma empresa decida oferecer o pagamento via boleto aos seus clientes recorrentes. Como tais boletos serão emitidos pela instituição bancária na qual a pessoa jurídica tem conta, deve obrigatoriamente existir a identificação dos pagadores por essa forma de quitação. É justamente para identificar corretamente o cliente e emitir sua respectiva guia de pagamento que existem os arquivos de remessa e os de retorno.
O que é CNAB 400?
Toda essa comunicação entre empresa e banco emissor deve seguir determinados padrões. Para isso, a Federação Brasileira de Bancos definiu dois formatos de transmissão desses arquivos. Um desses formatos é o que se conhece como CNAB 400. Ele foi assim denominado porque é capaz de armazenar 400 posições para cada registro.
Ainda assim, esse formato não é totalmente rígido. Cada banco, na verdade, adota algumas alterações como forma de proteger os dados trocados entre empresa e instituição financeira. Portanto, ao implementar esse tipo de troca de informações com seu banco visando a emissão de boletos, você deve se certificar a respeito de quais são os padrões utilizados pela instituição.
Qual é a necessidade de automação desse processo?
Realizar a emissão mensal de boletos para 10 clientes, contendo emissão, registro, pagamento e vencimento, pode ser tarefa simples. O mesmo não se pode dizer para uma base de 1000 clientes. Muito menos para 10 mil pagadores em todos os 12 meses do ano.
É notório atestar que realizar a tarefa de modo manual para uma base cada vez maior de clientes é impraticável. Daí a importância de contar com um processo automatizado. Contratar empresas de software para administradora de condomínios nesse tipo de procedimento é o único caminho viável para manter em correto funcionamento o setor de cobranças da empresa.
A atividade de realizar cobranças via boleto bancário constitui-se em um facilitador à carteira de clientes de qualquer empresa. Aquelas que têm o pagamento recorrente em seu processo normal estão fadadas a ter tal procedimento automatizado. Nesse sentido, é imprescindível que elas saibam o que é arquivo de remessa e retorno. Assim, poderão dominar o processo e tornar seu departamento financeiro um exemplo de boa gestão.
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