O NPS intersetores oferece diversas vantagens para uma empresa. Isso porque, a metodologia permite avaliar a satisfação do cliente interno em diferentes áreas da empresa.
Entenda mais sobre a importância do NPS intersetores em uma empresa neste artigo.
Afinal, o que é NPS?
O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica amplamente utilizada para medir a satisfação e lealdade dos clientes em relação a uma empresa, produto ou serviço.
Essa métrica é baseada em uma pergunta fundamental: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou colega?”. Através das respostas, os respondentes são categorizados em três grupos: promotores (pontuação 9-10), neutros (pontuação 7-8) e detratores (pontuação 0-6).
Ademais, o NPS permite identificar áreas de melhoria, tomar ações estratégicas para aprimorar a experiência do cliente e promover a fidelização. Ao adotar essa métrica, as empresas podem direcionar seus esforços para o cliente, alinhar equipes e melhorar continuamente a qualidade de seus produtos, serviços e relacionamento com os clientes.
Como funciona o NPS
Para adotar essa métrica, é importante compreender seu funcionamento. Por isso, a seguir, vamos explicar como funciona.
São 3 etapas principais: coleta de dados, categorização dos respondentes e cálculo do NPS.
Coleta de dados
Ocorre por meio de uma pesquisa direta. Os respondentes devem atribuir uma pontuação de 0 a 10 com base em sua experiência e percepção.
Categorização dos respondentes
Com base nas pontuações atribuídas, os respondentes são categorizados em três grupos distintos:
- Promotores (pontuação 9-10): são aqueles que satisfeitos.
- Neutros (pontuação 7-8): estão relativamente satisfeitos, mas não são tão entusiasmados quanto os promotores.
- Detratores (pontuação 0-6): estão insatisfeitos e que têm uma alta probabilidade de falar negativamente.
Cálculo do NPS
Para calcular o NPS, subtrai-se a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. O resultado é um número que varia de -100 a +100. Uma pontuação positiva indica um maior número de promotores em relação aos detratores, sugerindo uma boa satisfação e lealdade dos clientes. Por outro lado, uma pontuação negativa indica que há mais detratores do que promotores, o que pode ser um indicativo de problemas e oportunidades de melhoria.
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NPS intersetores
Mas, por que promover um NPS intersetores?
Primeiramente, essa pesquisa ajuda obter uma visão abrangente da satisfação dos clientes internos em diferentes departamentos ou equipes. Isso possibilita a implementação de ações direcionadas, além dos gestores saberem em que podem melhorar.
Dessa forma, promove-se uma cultura de colaboração e aprendizado mútuo. Os setores com melhores pontuações podem compartilhar suas práticas e experiências com os setores com pontuações mais baixas, estimulando a melhoria contínua e a troca de conhecimento. Isso fortalece a comunicação interna e a sinergia entre as diferentes áreas da empresa.
Ademais, o NPS intersetores permite identificar problemas sistêmicos que afetam a satisfação dos clientes internos em vários departamentos. Por exemplo, se vários setores apresentam pontuações baixas, pode ser um indicativo de uma falha sistêmica ou de uma cultura organizacional que precisa ser abordada. Isso permite que a empresa tome medidas corretivas para melhorar os processos, políticas ou a cultura interna como um todo.
Por fim, o NPS intersetores permite identificar áreas prioritárias para investimentos e melhorias. Isso auxilia na definição de metas e objetivos estratégicos específicos para cada departamento, direcionando recursos e esforços para as áreas que mais impactam a satisfação dos clientes internos. Dessa forma, a empresa pode aprimorar sua eficiência operacional e sua capacidade de atender às expectativas dos colaboradores.