O mercado varejista tem passado por diversas transformações nos últimos anos, graças à evolução tecnológica e a mudanças sociais e no comportamento do consumidor.
Com isso, administradores e colaboradores de shopping centers devem estar atentos às mudanças no varejo para se adaptar e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Para explorar algumas das principais mudanças no varejo e como elas afetam o setor de shoppings, continue a leitura!
1. Mudanças no comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor afeta diretamente o mercado e, por isso, deve ser sempre levado em conta quando se fala sobre as mudanças no varejo. É essencial se atentar não somente ao comportamento do consumidor, mas também em como esse aspecto muda com o tempo e como é afetado por novas tendências ou crises, como a pandemia do coronavírus.
Neste artigo, reunimos algumas das principais mudanças identificadas no comportamento do consumidor nos últimos tempos. Confira:
1.1 Consumo, pandemia e e-commerce
A pandemia de covid-19 deixou consequências em diversas áreas da vida comum, como educação, emprego e saúde – e também teve um grande impacto nos hábitos de compra dos brasileiros, levando a um aumento de 26% nas compras online entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022, de acordo com o relatório da Elo Performance & Insights denominado “Report: Elo Hábitos de Consumo”
Assim, essa se tornou a forma de consumo preferida dos brasileiros nos dias atuais, mesmo após o fim da pandemia.
Veja também: O que os shoppings podem aprender com o e-commerce?
1.2 Formas de pagamento
A criação do Pix, em 2020, também vem trazendo mudanças no varejo. Desde a sua criação, esse método de pagamento já se tornou o preferido entre os brasileiros, o que vem estimulando o surgimento de novidades em outros métodos de pagamento, como o débito.
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) anunciou inovações e expectativas para o setor neste ano e no próximo: por exemplo, o “click to pay”, para facilitar compras não presenciais, e a transferência instantânea de recursos nas operações realizadas com cartões de débito, o que se torna especialmente positivo para os varejistas.
Saiba mais sobre o PIX em shopping:
1.3 Novas formas de engajar
As novas gerações, como a Geração Z e a Geração Alpha, têm apresentado novas formas de se engajar com o consumo, e isso é um ponto importante de atenção.
Por serem nativos digitais, ou seja, terem nascido e crescido com as tecnologias na vida comum, os integrantes dessas gerações valorizam em grande medida uma experiência completa em diferentes plataformas. Nesse aspecto, a omnicanalidade é um ponto cada vez mais importante de investimento no varejo.
Além disso, os jovens dessas gerações têm mais engajamento com causas relevantes, como a preservação do meio ambiente, o processo de produção das marcas, as práticas tomadas pela empresa e a preservação dos dados pessoais, por exemplo. E, enquanto consumidores, dão preferência a marcas que apresentam transparência quanto a esses e outros aspectos.
1.4 Experiência do cliente
Outra tendência cada vez mais relevante no varejo é o investimento na experiência do cliente. Segundo o estudo CX Trends 2023, as Inteligências Artificiais e o uso de dados de uma forma mais inteligente estão inaugurando uma nova era para o CX (customer experience). De acordo com a pesquisa, 70% dos consumidores compram mais com empresas que oferecem experiências integradas, e 64% gastam mais quando os problemas são resolvidos no meio de comunicação onde eles já estão.
Isso mostra como a experiência do cliente, que sempre foi importante, se apresenta, com o advento das IAs, como uma mudança no varejo.
Leia: Chat GPT e shopping: 6 formas de otimizar o empreendimento
2. Mudanças na logística e operações do varejo
As mudanças no varejo sempre influenciam, também, as mudanças na logística e operações – afinal, os novos consumidores também estão de olho na qualidade de atendimento, na velocidade da entrega e no relacionamento no pós-venda, entre outros fatores.
Aqui, separamos as principais mudanças no varejo quanto a logística e operações.
2.1 O crescimento do comércio eletrônico
Já falamos sobre esse assunto aqui, mas não tem como falar sobre as mudanças no varejo sem trazer o crescimento do e-commerce. Quanto à logística, é importante destacar aspectos como: planejamento estratégico, sistemas de gerenciamento de estoque e logística, operação ágil e redução de gargalos.
2.2 Same day delivery
Same day delivery, ou entrega no mesmo dia, é uma tendência cada vez maior dentro do varejo. Afinal, os consumidores atualmente consideram o tempo de espera um ponto decisivo para fechar uma compra. Assim, empresas que conseguem adaptar sua logística para entregas expressas saem na frente (literalmente) da concorrência.
2.3 Segurança de dados
A segurança digital e a preocupação dos consumidores com a proteção dos seus dados também marcam as mudanças no varejo e, consequentemente, na logística. É essencial investir em mecanismos de segurança digital nas transações e processos de logística, como, por exemplo, a Blockchain.
Saiba mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados aplicada a shopping centers:
3. Considerações finais
Como visto ao longo deste artigo, as mudanças no mercado varejista têm sido constantes e rápidas nos últimos anos. A evolução tecnológica e as mudanças sociais e no comportamento do consumidor são alguns dos fatores que impulsionam essas mudanças.
Dessa forma, é fundamental que administradores e colaboradores de shopping centers estejam atentos a essas mudanças e se adaptem a elas para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo. A inovação e a busca por soluções que atendam às necessidades dos consumidores são fundamentais para o sucesso no mercado varejista.
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