As inovações em marketing para administradoras de condomínio ganharam destaque nesses últimos anos, baseando-se em três principais pilares, o marketing digital ajuda condôminos a conquistarem novos clientes, ganharem o reconhecimento no mercado e fidelizar ainda mais sua carteira.
Então, para diferenciar-se de seus concorrentes e ganhar a visibilidade em um mercado tão competitivo é necessário esquecer todos os métodos tradicionais já aplicados e abrir os olhos para o mundo do marketing digital e suas novas ferramentas
Por isso, trouxemos as 10 maiores tendências do ano no segmento de marketing condominial.
Acompanhe neste conteúdo a importância do marketing para administradoras de condomínio e mude os resultados de sua empresa!
Como se destacar com o marketing condominial?
Tendo em vista que o acesso e consumo a informação sofre constantes mudanças, precisamos nos reinventar cada vez mais para acompanhar o mercado e o consumo. não à toa que vivenciamos nas últimas duas décadas o advento da internet e hoje desfrutamos de mecanismos superpotentes de busca, informação e interação.
Com isso o marketing condominial precisou evoluir e ganhar uma nova forma, exigindo de seus gestores, síndicos e responsáveis técnicos novas maneiras para alcançar seu público, divulgar seus serviços e prospectar novos clientes.
Conteúdo, não basta apenas acompanhar a tecnologia e esperar os resultados baterem em sua porta, para se destacar é preciso diferenciar-se da concorrência, falar a linguagem do seu público e, acima de tudo, realizar um bom planejamento de marketing.
Qual é a importância do marketing condominial para administradoras de condomínios?
Como ressaltamos anteriormente, quem não é visto não é lembrado, mas a importância do marketing condominial digital vai muito mais além do que ganhar visibilidade no mercado de condôminos.
Por exemplo, ao utilizar corretamente as tendências de marketing para administradoras de condomínio que trouxemos abaixo, é possível expandir seu negócio para outras cidades e estados, já que o marketing digital possibilita criar campanhas geográficas.
Ele também é o responsável por criar o elo de relacionamento entre sua administradora e o seu público-alvo e trabalha diretamente na conquista e fidelização de seus clientes.
As estratégias de atração encontradas dentro do marketing para administradora de empresas possibilitam mais de uma forma de captação, tudo depende apenas dos resultados que deseja alcançar e qual retorno gostaria de ter, seja ele em curto, médio ou longo prazo.
10 tendências de marketing para o setor condominial
Podemos encontrar inúmeras possibilidades dentro do marketing condominial, mas para definir qual delas se encaixa em sua necessidade é preciso traçar cuidadosamente suas intenções, desde o tempo hábil para aplicá-la até ao valor que está disposto a investir.
Portanto, antes de apresentarmos as 10 tendências de marketing mais utilizadas no setor condominial, é necessário questionar a finalidade de sua campanha.
Pode atrair mais visitantes para seu site, aumentar o número de seguidores de sua rede social ou até mesmo ampliar sua taxa de conversão em uma estratégia já utilizada em sua empresa.
Agora com a meta definida, acompanhe nosso conteúdo com as 10 tendências de marketing para o setor condominial em 2021!
Esteja presente nas redes sociais
A primeira e mais simples das tendências de marketing para administradoras de condomínio é para você que deseja marcar presença nas mídias sociais e ampliar seus seguidores e interações na rede.
Para atrair seu público, aposte em postagens semanais que agreguem os valores pertinentes a sua prestação de serviço, vale também tirar dúvidas, abrir caixa de sugestões em seus stories e buscar mais interatividade com aqueles que sua empresa deseja se comunicar.
O estudo de persona é um fator decisivo na hora de escolher a rede social que será o carro chefe da sua empresa, mas se já tem uma definida e precisa apenas ampliá-la e ganhar visibilidade, basta seguir o que dissemos acima.
Agora se quer definir uma rede para focar em sua primeira estratégia, lembre-se de que será aquele o cartão de visitas da sua empresa, então defina quais são as redes mais visitadas por seus clientes em potencial e como eles a utilizam para encontrar o seu serviço.
No Instagram e Facebook, por exemplo, é indicado manter uma comunicação mais simples, focando em conteúdos simples e diretos.
Ja o Linkedin por se tratar de uma rede mais corporativa e de networking, vale apostar em conteúdos que se comuniquem com as dores de sua persona, gerando curiosidade e focando em soluções
Gerar conteúdo relevante para a persona
Por mais que não pareça uma tendência, desenvolver conteúdos exclusivos para sua persona é a forma mais eficiente de ganhar autoridade e se diferenciar da concorrência.
Quando sua empresa cria conteúdos relevantes, principalmente aqueles que respondem as questões mais frequentes de seu cliente em potencial, você os educa e gera ainda valor ao seu serviço.
Afinal, nada melhor do que encontrar a resposta para o que procuramos com uma linguagem que compreendemos, mas como isso faz parte do marketing de administradoras de condomínio?
Conteúdos sólidos passam uma imagem de seriedade, comprometimento e preocupação, além disso é possível inserir links ao longo da leitura ou CTAS que direcionam o leitor a realizar uma ação, como por exemplo o preenchimento de um formulário de contato.
O inbound marketing condominial é uma estratégia que foca na criação conteúdos relevantes e que respeitam cada etapa do funil de vendas e com isso é possível garantir desde leads de qualidade até um posicionamento orgânico no Google longo prazo.
Agregue valor com um blog condominial
Não é de hoje que a criação de blogs condominiais ganha visibilidade com seu público, portanto se sua empresa já possui um site, aderir um espaço ao blog condominial não é tão difícil assim.
Dentro do blog é possível criar conteúdos informativos, curiosidades, atualizar sobre novas regras e leis condominiais e até mesmo separá-los por assuntos e tags, facilitando a jornada do cliente em seu site.
E quando se escreve sobre um assunto ou dúvida comum do condomínio a vantagem adquirida é muito maior que o tempo e investimento disposto para criação dos conteúdos, com um blog condominial você conquista autoridade e importância para sua empresa.
Relacionamento online e automatizado
Quando se pensa em investir em marketing muitas vezes o relacionamento online e automatizado fica em segundo plano ou nem mesmo é uma opção, mas dentre todas as tendências listadas aqui, consideramos esta a mais importante.
Para obter sucesso em sua estratégia de marketing para administradoras de condomínio, é necessário criar um vínculo maior com o cliente e não há maneira melhor do que dispor de um sistema exclusivo e automatizado.
Os clientes da Group Software por exemplo, podem oferecer aos condomínios o aplicativo COM21. Um aplicativo que estreita a relação entre administradores, síndicos e condôminos.
Ou seja, demandas que antes demoravam horas para serem solucionadas, são resolvidas rapidamente através de um aplicativo para área do condômino, tornando a experiência do consumidor única e gerando resultados positivos por onde passa.
Defina seu cliente ideal
O perfil de cliente ideal, também chamado de ICP o mostra quais são as características principais em comum das entre os consumidores potenciais de seu negócio.
Não tem como montar uma campanha ou projeto de marketing para sua empresa condomínio sem antes definir o cliente ideal, afinal essa é a base para que o projeto de marketing de administradoras de condomínios tenha uma resposta positiva logo em sua primeira aplicação.
Mas como definir o cliente ideal para a sua empresa? É certo que idealizamos em um mundo perfeito onde há uma sincronia entre os administradores, síndicos e condôminos, mas se de fato houvesse, como o cliente ideal se parece para você?
Então procure identificar as semelhanças entre seus clientes em potencial, quais seus costumes e onde marcam presença dentro do marketing condominial.
Portanto, com esses pensamentos já é possível definir a persona de sua empresa e analisar a melhor estratégia de nossa lista que atraem o olhar e garantem a atenção desejada.
Investimento em anúncios segmentados
Famoso entre as mídias pagas, os anúncios segmentados são uma ótima opção para administradoras que desejam grandes resultados em um curto espaço de tempo.
A segmentação mais conhecida e utilizada no marketing digital é a exposição de anúncios patrocinados no Google ads, estes anúncios direcionam pesquisas específicas de um segmento para uma página de site ou uma Landing Page.
Outro benefício das mídias pagas é que você só paga por clique ou interação, no caso do Google ads o valor só é cobrado se o Lead clicar em seu anúncio.Já em casos como Facebook e Instagram é possível pagar por quantidade de interações e alcance que o seu anúncio alcançar.
Marketing Tradicional
O surgimento de novas tendências no marketing condominial não abona a utilização das práticas tradicionais de marketing, a indicação boca-a-boca ainda é muito efetiva e é necessário manter a fidelização de clientes para ampliar ainda mais seus resultados.
Também é possível fazer bom uso dessa estratégia investindo na experiência de seu cliente já fidelizado, o famoso pós vendas, isso envolve: serviço, suporte e atendimento.
E é algo bem simples: uma pessoa só indicará seus serviços à outra caso haja uma experiência e interação positiva com você, certo?
Pensando nisso, nós da Group Software oferecemos um aplicativo que estreita a relação entre administradores, síndicos e condôminos otimizando demandas e solucionando problemas recorrentes no setor de condômino.
Invista em vídeos institucionais e seja criativo
Os vídeo institucionais são uma excelente ferramenta de divulgação de marketing condominial, tem como principal missão apresentar sua empresa assim como os seus produtos e serviços, de maneira mais profissional e assertiva.
Para elaboração de um vídeo institucional, é indicado que o mesmo possua uma duração média de 30 segundos a 2 minutos, tudo depende de sua finalidade e canal em que será divulgado.
Isso porque, além de divulgar o seu negócio, ele traz notoriedade e engajamento direto com o seu público-alvo, também é fácil de vincular nas mais variadas mídias e demais canais de comunicação.
Invista em uma imagem profissional e acessível
A imagem que sua empresa vai transmitir aos clientes em uma campanha de marketing, rede social, impresso publicitário e até mesmo em uniformes é uma preocupação relevante e de suma importância,
Por isso é necessário definir uma identidade visual que transmita profissionalismo e ao mesmo tempo seja acessível ao seu cliente ideal, lembre-se que falar a linguagem de seu consumidor é mais importante do que encher de detalhes ou informações desnecessárias.
A simplicidade e consistência ganha destaque se somados com um bom planejamento de identidade visual, por isso uma das tendências do marketing para administradoras de condomínio é ter coesão em todo o processo de criação de artes, imagens e demais informativos.
E-mail marketing
Diferente do que muitos pensam, o E-mail marketing ganha destaque dentre as tendências de marketing para administradoras de condomínios em 2021 com louvor, mas é válido ressaltar que os resultados dependem de uma boa estruturação de marketing.
Ou seja, é possível por meio do E-mail marketing atrair novos contatos, potencializar a venda de um produto ou simplesmente convidar pessoas a se inscreverem em um seu newsletter.
Porém os resultados são ainda maiores se o seu principal objetivo é fidelizar clientes e gerar engajamento, seja sua origem de clientes em potencial por meio uma base orgânica ou originários da mídia paga (ADS).
Como o assunto é potencializar os resultados do seu negócio, acesse o site da Group Software e conheça softwares com soluções personalizadas para você!