Já falamos, aqui no blog, sobre a importância da presença online para a sobrevivência dos negócios. Além de um site bem construído, investimento em uma boa identidade visual e excelente marketing pessoal por parte dos gestores e corretores, o sucesso de uma imobiliária também depende, em grande parte, de ações eficientes de marketing digital.
É importante destacar que o investimento nessas ações não é nada atípico. Hoje no Brasil, 3 a cada 4 pessoas possuem acesso à internet. Em 2019 as empresas We are Social e Hootsuite relataram que 66% dos brasileiros estão ativos em redes sociais. Sendo assim eu te pergunto, se sua imobiliária não está no digital, onde ela está?
Para te ajudar a alavancar seus resultados, reunimos 6 ações de marketing digital para imobiliária que você precisa colocar em prática a partir de agora. Confira!
Aproveite e confira, também, 6 dicas de marketing digital para colocar em prática:
O que você precisa saber antes de investir em marketing digital?
Antes de conhecer às ações de marketing digital mais valiosas, é importante entender porque elas são essenciais ao seu negócio.
Vantagens do marketing digital
Como foi mencionado anteriormente, a maior parte dos brasileiros estão ativos na internet. Logo, a primeira vantagem ao implementar o marketing digital para imobiliária seria estabelecer uma posição neste meio, ou seja, garantir uma exposição para sua imobiliária.
O marketing digital tem em sua essência a captação de leads, isto é, a captação dos dados daquele possível cliente que desenvolveu interesse pelo seu produto ou serviço. Uma vez que sua empresa aparece na internet junto de um conteúdo relevante, por exemplo, é estabelecido a ela um nível de autoridade. Dessa forma as pessoas que estão ali navegando, percebem sua empresa como uma fonte confiável de informações sobre o segmento da mesma e eventualmente estarão dispostas a fazer negócios com ela.
Outro destaque ao abordar possíveis clientes pelo digital é a ótima relação custo benefício. Os limites de alcance na internet são infinitos, isto é, aquele investimento que você fez em outdoors ou traseira de ônibus, por exemplo, têm sua exposição limitada à respectiva localização. Na rede, por outro lado, não importa onde a pessoa estiver, ela poderá interagir com a sua ação digital.
Em retrospectiva, o maior benefício do marketing digital vem de um baixo custo para um ótimo retorno, principalmente se você for capaz de desenvolver uma boa captação orgânica.
Como o marketing digital impacta na área imobiliária?
Antes de passar para as dicas práticas, é importante lembrar que o segmento imobiliário conta com algumas particularidades quando o assunto é marketing. Sabemos que, hoje, a busca por imóveis começa e está centralizada na internet. Foi-se o tempo em que a primeira providência do público era abrir o jornal na seção de classificados para checar anúncios.
Se isso reforça o quanto as ações na web são valiosas para as imobiliárias, vale lembrar alguns detalhes dessas empresas:
- as vendas imobiliárias são complexas, sendo influenciadas por diversos fatores, desde opiniões de familiares e amigos, até as instituições bancárias (na liberação de crédito) têm peso na decisão de alugar ou comprar um imóvel;
- o ciclo médio da venda ou troca de aluguel de um imóvel é longo, com duração média de 9 a 12 meses;
- nessa jornada complexa que é fechar um contrato imobiliário, transmitir confiança, credibilidade e informações relevantes têm um papel decisivo para conquistar o cliente.
Leia Mais: Gestão de contratos de locação: 6 dicas-chave para otimizar
Marketing Digital para Imobiliária: 6 ações práticas
Como vimos, o marketing imobiliário envolve muito mais do que o meio online, exigindo boa desenvoltura dos corretores e o fechamento de parcerias interessantes, dentre outras questões.
As ações no meio digital, entretanto, aceleram e facilitam as vendas, uma vez que “preparam o terreno” para o fechamento de contratos e fazem com que os prospects (ou potenciais clientes) estejam muito mais prontos para fechar negócio.
Veja as 6 principais ações em que você deve apostar:
1. E-mail Marketing
Grande parte das pessoas que estão em busca de imóveis preferem receber informações e contatos via e-mail. Dessa forma, elas têm mais tempo para analisar as ofertas e tirar suas conclusões, além de já ter acesso aos recursos gráficos, detalhes e informações necessárias (e organizadas por escrito) para analisar a situação com calma.
Falaremos de segmentação no próximo tópico, mas no e-mail ela tem importância especial. É importante criar automações que apresentem opções e novidades de mercado que estejam alinhadas com o que cada perfil de cliente está buscando, e para isso você deverá organizar esses públicos por interesses comuns.
Enviar conteúdo educativo sobre imóveis e processos imobiliários também é uma boa estratégia para qualificar o contato, avançando-o em direção à compra.
O e-mail, por fim, é um ótimo canal para estreitar o relacionamento com o cliente. Mensagens em datas comemorativas, dicas úteis e convites para eventos, por exemplo, são boas maneiras de fixar a imobiliária na mente do cliente, fazendo com que ele se lembre da marca no momento em que desejar buscar imóveis.
2. Segmentação de Leads
A segmentação de leads, etapa essencial da metodologia de Inbound Marketing, é uma aliada e tanto para promover uma comunicação mais direcionada e eficiente, porque parte do princípio de entregar ao interessado exatamente o conteúdo que ele precisa.
Imobiliárias costumam contar com inúmeros leads vindos das mais variadas fontes. Nesse sentido, se uma pessoa já demonstrou interesse em fechar negócio com a sua imobiliária (mas ainda levará alguns meses para tomar uma decisão), é um desperdício simplesmente deixá-la de lado, não? Por isso os leads devem ser devidamente registrados, nutridos e acompanhados.
Nas imobiliárias, os leads podem vir de informações preenchidas nos formulários do site, podem ser pessoas abordadas em eventos ou ainda pessoas que ligaram para a imobiliária desejando informações sobre algum imóvel.
Justamente porque são tão variados e de perfis diferentes, os leads precisam ser categorizados ou, para usar o termo mais usual, segmentados. Esse processo pode ser realizado das mais diversas formas, tais como:
- bairro ou região de interesse;
- interesse em aluguel ou compra;
- existência ou não de filhos;
- interesse imediato em imóveis ou decisão que levará mais tempo;
- interesse em imóvel para morar ou investimento;
- características desejadas ou exigidas no imóvel.
DICA DE OURO: antes de investir seus esforços na segmentação, certifique-se de higienizar os leads já existentes. Em outras palavras, analise suas listas de contatos e elimine aqueles que não se engajam mais com o seu conteúdo produzido (que nem chegam a abrir os e-mails por exemplo) e aqueles que não são relevantes para a empresa.
3. Marketing de Conteúdo
E afinal, que mensagem mandar para os leads segmentados? Como gerar mais leads?
A resposta é a produção e divulgação de conteúdo relevante, ou uma estratégia bem-feita de marketing de conteúdo. Para tanto, mantenha um blog vinculado ao seu site para a publicação de artigos interessantes e úteis para o público. Quais leads você está interessado em trazer?
Lembre-se de diversificar seus canais de comunicação. Os conteúdos também podem ser enviados via e-mail, redes sociais e outros formatos (como webinars). O mais importante, aqui, é que eles respondam as dúvidas e agreguem valor para a rotina do seu público.
Nesse cenário, os materiais devem ser pensados para as 4 etapas da jornada de compras (ou do funil de vendas): aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e, por fim, decisão e compra.
A produção de bom conteúdo não apenas servirá para nutrir seus leads , como também para atrair novos e firmar sua imobiliária como referência e autoridade no mercado.
4. Mídia Paga
A mídia ou anúncios pagos são um ótimo caminho quando se deseja resultados rápidos. Dessa forma, você entra no radar dos potenciais clientes de forma específica e segmentada, direcionando o anúncio para quem realmente busca o seu serviço. A segmentações podem ser feitas pelas ferramentas específicas de cada canal, sendo elas:
- Google ads;
- Facebook ads;
- Instagram ads, dentre outros.
Há, ainda, uma outra alternativa que costuma trazer excelentes resultados para as imobiliárias: os portais imobiliários. Esses sites especializados, que reúnem inúmeras ofertas e atraem grande tráfego, são uma oportunidade vantajosa para divulgar sua marca, gerar leads e formar possíveis parcerias.
5. Redes Sociais: o poder do marketing de indicação
As redes sociais são canais eficazes não apenas para apostar na mídia paga, mas também para fortalecer o relacionamento da imobiliária com leads e clientes. Essas mídias, de fato, são um canal enriquecedor para estimular o marketing de indicação.
Incentivar o famoso boca a boca se tornou muito mais fácil com o advento das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp. Aproveite o poder de viralização e o alcance dessas plataformas para criar campanhas de indicação para a imobiliária!
Construir uma presença digital sólida e consistente é ação obrigatória para divulgar sua imobiliária no mercado. Portanto, mantenha seus blog e suas redes sociais atualizadas!
6. CRM completo
Percebemos que o objetivo do marketing digital para imobiliária é cada vez mais potencializar a captação de possíveis cliente. Sendo assim, não podemos deixar de lado a relação com eles.
Pensando nisso, um CRM completo é uma ótima solução de relacionamento com cliente. Do inglês Customer Relationship Management, o CRM é um sistema de organização de dados e de otimização do contato com o cliente. A ferramenta centraliza todas as informações de seus cliente e possíveis clientes, revelando qual a melhor forma de chegar a ele e como abordá-lo
Ao tornar o acesso de dados mais ágil e padronizado, o CRM possibilita uma integração de todas as fases de negociação, desde a prospecção até pós-vendas.
Colocando o marketing digital em prática
Antes de adotar qualquer uma das ações acima, é importante certificar-se de que todo e qualquer perfil criado na internet seja corporativo, isso é essencial para qualquer estratégia de marketing digital para imobiliária. Toda rede social tem opção de estabelecer seu perfil como de empresa, é a forma estabelecida por elas para diferenciar pessoa física de jurídica ou figuras públicas.
O grande diferencial desse tipo de perfil é a disponibilidade de métricas e outras ferramentas complementares ao corporativo. As métricas são um dos fatores mais importantes de se colocar o marketing digital em prática e, principalmente, mantê-lo de forma saudável.
Mas o que são métricas? Trata-se de um conjunto de dados que demonstram o desempenho de suas ações, como um indicador. Elas vêm em vários formatos de acordo com cada meio, como por exemplo:
- Taxa de cliques;
- Taxa de engajamento;
- Número de compartilhamentos;
- Taxa de abertura;
- Tempo na página e muito mais.
Assim que você der o pontapé inicial no seu marketing digital, acompanhe, análise e meça suas métricas! Elas lhe dirão o que está dando certo e o que está dando errado. Portanto, manter o acompanhamento delas em dia é importante para eliminar investimentos com baixo retorno e aumentar o foco em estratégias com bons resultados.
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