Assim como o corpo humano, as edificações precisam ser submetidas a manutenção predial em condominios periódica e pré-programada, a fim de garantir a vida útil e o pleno funcionamento dos sistemas construtivos que as compõem.
Ademais, sabemos que a manutenção preventiva pode representar uma economia considerável para todos os condôminos.
Nesse contexto, há três diferentes tipos de manutenção predial em condominios que um gestor condominial deve conhecer.
Continue lendo e veja as especificidades de cada tipo que são:
a) Manutenção predial preditiva: indicar condições de equipamentos e instalações;
b) Manutenção predial corretiva: realização é sempre obrigatória, dado que se trata de um conserto;
c) Manutenção predial preventiva: guiada por um planejamento e visa a manter as boas condições de funcionamento de todos os sistemas envolvidos.
Veja, também, algumas dicas para ter sucesso na manutenção predial, independente do tipo:
1. Manutenção predial preditiva
É um tipo de manutenção predial em condomínios muito realizado pelas indústrias e aplicadas a máquinas e equipamentos.
A sua finalidade é indicar as reais condições de equipamentos e instalações.
Com a manutenção preditiva, diminuem-se os intervalos de reparo do maquinário no caso de quebra (corretivas) e das correções programadas (preventivas) e, consequentemente, aumenta-se a disponibilidade dos equipamentos.
É realizada para monitorar as condições de funcionamento do equipamento e encontrar a falha potencial ainda em estágio inicial.
As ações de manutenção preditiva são realizadas de acordo com o tempo previsto no plano de manutenção predial.
Manutenção predial em condomínios2. Manutenção predial corretiva
É considerada o pior tipo de manutenção predial em condominios, devido ao alto custo e o transtorno de paralizações não planejadas. Sua realização é sempre obrigatória, dado que se trata de um conserto.
Ou seja: quebrou, é necessário fazer a manutenção para voltar a funcionar.
Alguns exemplos de serviços da manutenção predial em condominios corretiva são o conserto de vazamento nas instalações hidráulicas; impermeabilização de piso após detectada infiltração; reparo de fissuras e rachaduras na estrutura predial; substituição de peça de elevador, que parou de funcionar corretamente; entre outros.
Em resumo, é realizada para corrigir e eliminar a causa da falha, seja potencial ou funcional.
3. Manutenção predial preventiva
É o tipo de manutenção predial condominial em condominios mais indicado para unidades imobiliárias de todos os portes. Ela é guiada por um planejamento e visa a manter as boas condições de funcionamento de todos os sistemas envolvidos. Costuma ser bem mais barata que a manutenção corretiva, contribuindo para a redução de custos do local.
Seu objetivo é elevar e garantir os índices de disponibilidade de um equipamento. Ela consiste na ação de controle e monitoramento de áreas e máquinas respeitando uma periodicidade. Com isso, aumenta a disponibilidade, evita falhas e interrupções no funcionamento dos aparelhos.
Resumindo, é realizada para corrigir e eliminar a causa da falha, seja potencial ou funcional.
E ai? Gostou do nosso conteúdo sobre Manutenção predial em condomínios? Agora que já sabe tudo sobre o tema, te convido a ler tudo sobre Assembleia de condomínio: guia completo!