Shoppings são empreendimentos dinâmicos. Isso porque a forma de consumo muda com o decorrer do tempo. Com isso, o setor de shopping precisa se adaptar às transformações. E torna-se fundamente que os empreendedores fiquem de olho nas tendências e mudanças, para manterem-se sempre competitivos e atuais.
Olhando para o futuro do empreendimento, encontramos o Mall Business Ecosystem (MBE). Mas antes de apresentá-lo, neste artigo, vamos discutir algumas mudanças de paradigmas no setor de shopping.
Templos do Consumo
Houve um tempo em shoppings eram usados somente para o consumo de seus frequentadores, recebendo alcunha de Templos do Consumo.
A professora Valquíria Padilha, do departamento de Administração da Faculdade de São Paulo (USP), em seu artigo intitulado “A Sociologia vai ao Shopping Center”, discorre que essa forma como um templo de culto à mercadoria, nasceu nos Estados Unidos na década de 1950. Os shoppings, nessa lógica, são basicamente espaços privados cujo objetivo é levar os consumidores ao ato de comprar, seja mercadorias, alimentação, serviços ou lazer.
A ideia de shoppings como templos de consumo ainda se faz presente na realidade brasileira, mas isso tem mudado. Consumidores estão indo ao shopping para entretenimento, resolver problemas, entre outras atividades que não implicam em necessariamente o consumo. É com essa transformação de mentalidade que nasce a ideia de Mall Business Ecosystem (Ecossistema de negócio de shopping, em tradução livre).
O conceito de ecossistema
O conceito de ecossistema vem da biologia, que diz respeito a um conjunto de comunidade de seres vivos em um determinado ambiente. Sua utilização no campo dos negócios se dá a partir da década de 1990, com James Moore, que adaptou o conceito.
Dessa forma, ao falar de ecossistema no mundo dos negócios, refere-se a estruturas dinâmicas de diferentes organizações que se interligam e passam a ter uma determinada codependência, de modo que precisam trabalhar em conjunto e dependendo reciprocamente a fim de atingir o sucesso almejado.
O que é Mall Business Ecosystem?
Mall Business ecosystem refere-se ao conjunto de empresas e organizações que operam dentro ou em torno de um shopping center ou centro comercial. Isso inclui não apenas os lojistas e proprietários de lojas do shopping, mas também outras empresas que prestam serviços e apoio às lojas, como fornecedores, prestadores de serviços de marketing, empresas de tecnologia, empresas de construção e manutenção, entre outras.
A ideia do MBE é que o ecossistema do shopping seja dirigido às novas demandas dos consumidores, não sendo focado apenas no consumo como na ideia de “Templo de consumo”. Com isso, é preciso levar em consideração as transformações na forma de consumo.
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Levando em consideração as novas demandas dos consumidores, é preciso compreender as transformações. Elas incluem: espaços de socialização, entretenimento, coworking, experiências e, claro, compras. Além disso, é necessário citar a questão arquitetônica, pois a disposição dos espaços e, até mesmo, os materiais usados influenciam na experiência das pessoas.
A proposta e tendência é que cada vez mais os empreendimentos se pareçam menos como o modelo “templo de consumo” e se assemelhem e passem a ideia de um espaço integrado de lazer e convivência no qual há possibilidade de consumir bens e serviços dispostos no ambiente.
E a rentabilidade?
Após a explanação a respeito do Mall Business Ecosystem, uma dúvida permanece: como fica a questão da rentabilidade de um shopping? Afinal, é preciso que haja receita. Contudo, ideia não é mitigar a receita, aliás, o MBE possibilita a diversificação, uma vez que é possível realizar parcerias com empresas, o que pode ampliar a qualidade da oferta.
Além desse exemplo, podemos citar a questão da experiência e entretenimento, em que há possibilidade de haver estruturas de ingressos. Com as estratégias que implicam a essa mudança de paradigma, é possível afirmar que o negócio torna-se sustentável no decorrer do tempo.
Quer saber mais sobre a organização de lojas e serviços no shopping? Assista ao vídeo:
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