Você conhece os tipos de lojas em shopping?
Quando falamos de lojas em shopping, parece que são iguais. Afinal, são estabelecimentos comerciais dentro de um shopping.
Contudo, as lojas não são todas iguais. Seu tamanho, por exemplo, é um dos requisitos que influencia em qual tipo de loja ela se enquadra.
Pensando na importância desse tema, vamos discutir neste artigo quais são os tipos de lojas em shopping.
Acompanhe!
Tenant Mix
Antes, porém, de falarmos dos tipos de lojas em shopping, um ponto muito importância de se saber e conhecer é o tenant mix.
E o que é isso e qual sua importância para um shopping?
O tenant mix refere-se a uma estratégia de analisar, organizar e distribuir as lojas dentro do shopping, de modo que o empreendimento seja atrativo e rentável.
E por ser uma estratégia, não existe uma regra sobre como isso deve ser feito, mas algumas questões são cruciais a serem pensadas neste momento. Os principais são: público-alvo, localização e questões de diferenciais do próprio shopping.
Tipos de loja em shopping
Megalojas
Esse tipo de loja tem entre 250 e 499m² e costumam ser especializadas em uma linha de produto em grande escala e variedade. Ademais, são de marcas conhecidas e bem consolidadas diante do público.
O objetivo das megalojas é atrair clientes para os shoppings em que estão localizadas. Além disso, contam com um alto orçamento para marketing.
Por fim, uma questão interessante relativa a essas megalojas é o fato que lojas pouco conhecidas do público tentem a querer estar perto delas para aproveitarem do fluxo de pessoas.
Lojas âncoras
Esse outro tipo de loja tem acima de 1.000 m² e são de marcas muito conhecidas, o que faz com que tenham um grande fluxo de público. Seus segmentos tendem a ser: departamento, vestuário, decoração, construção e até mesmo hipermercados.
Essas lojas são de grande importância para o shopping. Isso porque, elas atraem grandes públicos, ou seja, diversidade de consumidores, além de aumentar o tempo de permanência no empreendimento.
Lojas semi-âncoras
As lojas semi-âncoras são semelhantes às lojas âncoras. A diferença entre elas está no fato de que a semi-âncora tem um espaço de 500 a 999m².
Lojas Satélites
Essas são lojas cujos espaços são inferiores a 250 m² e abrangem diversos tipos de segmentos.
Além disso, são posicionadas de maneira estratégicas para captar a atenção dos consumidores que estão ali no shopping, por isso, estão localizadas entre as grandes lojas.
Lojas de conveniência e serviços
A presentas desses tipos de lojas em shopping ajudam a tornar a experiência ainda mais cômoda e conveniente. Também ajudam a aumentar o tempo de permanência no empreendimento. Elas podem ser farmácias ou bancos, por exemplo.
Lojas temporárias
Como o próprio nome sugere, as lojas temporárias são aquelas que tem um contrato de locação por curto período, por isso, costumam ter em formato de quiosque ou box. São comumente usadas como estratégias de marketing, venda de ingressos ou para um produto específico.
Lojas de vendas exclusivamente online têm adotado essa estratégia e e levado milhares de consumidores para os shoppings durante o período de permanência. Dessa forma, atraem ao shopping consumidores que usualmente não frequentam esse espaço.
Quiosques e box
Esse é um tipo de loja que oferece um tipo de produto ou serviço específico em um pequeno espaço. Sua localização se dá em pontos em que há grandes movimentações, como, por exemplo, corredores e praças de alimentação.
Concluindo…
Cada loja, independentemente de seu tamanho ou segmento, desempenha um importante papel dentro do shopping. Isso porque, contribuem com o fluxo de pessoas, faturamento das lojas, sucesso do empreendimento e satisfação do cliente.