Lojas-conceito vão além das vendas. Elas apostam na experiência do cliente, recebendo como retorno a fidelização e conversão. Essa é uma das reinvenções que o varejo tem passado, afinal, o modo de consumir muda constantemente e o setor precisa acompanhar as novas tendências de consumo.
O movimento com as grifes internacionais, no início da década de 2000. A ideia era explorar seus produtos de um jeito diferente, oferecendo aos clientes uma nova forma de comprar e experienciar a marca e os produtos. Ou seja, oferecendo uma nova forma de consumir.
Com isso, o conceito foi conquistando as marcas ao redor do mundo. Tendo em vista a crescente popularidade, é importante entender os aspectos dessa tendência que vem ganhando espaço em todo mundo.
Afinal, o que são lojas-conceito?
As lojas-conceito, também são conhecidas como flagship stores, e são muito mais do que apenas estabelecimentos comerciais. O foco das lojas-conceitos é garantir uma verdadeira experiência para o cliente, que é convidado a vivenciar a marca de forma única e inovadora. Ou seja, mostrando e explorando o que a marca tem de diferencial e seus valores.
Veja mais sobre encantamento do cliente no episódio 06 do Group Talks:
Nessas lojas, o ambiente, o design e a arquitetura são cuidadosamente pensados para transmitir os valores e a identidade da marca, e os produtos são expostos de forma estratégica, criando uma narrativa envolvente. Além disso, alguns espaços, a fim de garantir essa experiência, podem conter espaços para jogos, cafés, degustações, entre outras ações que promovam a imersão na marca.
Características de uma loja-conceito
Uma loja-conceito se destaca facilmente, afinal, elas não são apenas mais uma loja, mas um lugar de experiência. Os espaços físicos de uma loja-conceito são maiores que de uma loja convencional e ficam em uma localização privilegiada dentro do shopping ou da cidade.
Tudo dentro de uma loja-conceito é pensada para garantir a experiência mais positiva possível. Assim, há outras características importantes:
Algumas das principais características de uma loja-conceito são:
- Design e arquitetura: esses aspectos é uma parte essencial da experiência do cliente. Elas são projetadas para contar uma história e transmitir a identidade da marca de forma criativa, acolhedora e inovadora. O design e a arquitetura são pensados em atrair e conquistar clientes.
- Integração com tecnologia: se estamos falando de experiência, a tecnologia é uma grande aliada nesse quesito. As lojas-conceito utilizam tecnologia de ponta para tornar a experiência do cliente ainda mais envolvente, como o uso de telas interativas, realidade virtual ou aumentada para criar uma experiência imersiva. Por exemplo: é possível usar a realidade virtual para que a pessoa escolha peças de roupas e experimente sem ir aos provadores tradicionais. Ou pode-se usar a tecnologia para oferecer produtos com base gostos.
- Limitação de estoque: em muitas lojas-conceito, o estoque de produtos é limitado, o que cria uma sensação de exclusividade e aumenta o valor percebido dos produtos.
Para além desses pontos, a loja-conceito apresentar outros aspectos que as diferenciam de uma loja comum. Como estamos falando de experiência, esses espaços podem contar com jogos, cafés, degustações de itens, itens exclusivos. E esses itens a mais que fazem parte da experiência precisa ser algo do nicho. Por exemplo: uma loja de roupas pode servir cafés ou chocolates para garantir maior aconchego aos clientes.
O atendimento personalizado e especialista é uma outra característica de uma loja-conceito. Os atendentes são selecionados e treinados para terem conhecimento sobre a marca e produtos, de modo que passe segurança e qualidade aos clientes.
Por que ter uma loja-conceito?
Há muitos benefícios em se ter uma loja-conceito. Por se tratar de algo diferenciado, isso tende a atrair mais consumidores. É um diferencial competitivo que mostra ao mercado que a marca é inovadora e atenta às tendências de consumo. Isso corrobora para o fortalecimento da marca, pois deixa claro sua identidade e valores. Por fim, uma loja-conceito por ser diferente e trazer aspectos voltados para a experiência, gera mídia espontaneamente. Ou seja, a loja-conceito cria uma publicidade para a marca de forma espontânea.
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