Lockers em shopping oferecem aos consumidores um lugar seguro e conveniente para guardar ou retirar suas compras. A solução simples e eficaz tem se mostrado extremamente popular entre os consumidores, que agora esperam encontrar lockers em shoppings como parte integrante da sua experiência de compras.
Tendo em vista a crescente popularidade dessa solução, este artigo abordará como funciona e as principais vantagens de ter lockers em shoppings.
O que são lockers?
Locker é um termo em inglês que significa armário ou cofre, que pode ser conhecido também como smart locker. Basicamente, é um armário seguro e com chave para armazenamento temporário de produtos e objetos.
Alguns lockers modernos possuem recursos adicionais, como carregadores de celular e sistemas de segurança avançados para proporcionar ainda mais conforto e tranquilidade aos usuários.
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Como funciona lockers em shoppings?
Os lockers funcionam de maneira semelhante a um guarda-volumes. Seu objetivo é o mesmo: armazenar itens diversos para que possam ser retirados posteriormente.
A diferença é que os lockers são equipados com tecnologias que permitem a abertura automática das portas e um sistema de travas que pode ser monitorado remotamente e liberado com senhas únicas. Isso proporciona muito mais segurança tanto para quem armazena quanto para quem retira o item. Por isso, são seguros, equipados com câmeras de segurança e funcionam com uma chave digital. As funcionalidades variam de acordo com o modelo e tecnologia utilizados, mas geralmente segue os mesmos princípios básicos.
Quando falamos do usuário utilizar o locker para guardar itens, em alguns shoppings, o sistema pode ser automatizado, permitindo que o cliente escolha um armário através de um totem de autoatendimento, enquanto em outros, um funcionário pode direcionar o cliente para um armário disponível. Uma vez escolhido o armário, o cliente pode inserir um código de acesso, normalmente uma senha ou um código de barras, para destravar a porta do armário e armazenar seus pertences. Em alguns casos, uma chave física também pode ser utilizada.
Já no caso da retirada de produtos, o uso do armário é fácil e intuitivo, tanto para o lojista quanto para o cliente, e as plataformas estão integradas aos e-commerces. O processo é todo automatizado: após a compra, o item é cadastrado e é feita a leitura do código. Logo depois que o item é acondicionado no locker, o cliente recebe uma notificação com instruções para desbloquear o armário, que pode ser feito através de QR Code, link ou código. Cada empresa determina o prazo de retirada de acordo com suas políticas.
Confira: O que os shoppings podem aprender com o e-commerce?
Lockers em shopping e omnichannel
Os armários eletrônicos em shoppings têm sido uma solução eficaz para os varejistas que buscam integrar seus canais de vendas no chamado omnichannel. Essa estratégia de vendas integra diferentes canais de comunicação e divulgação, proporcionando aos clientes uma experiência de marca unificada e de alta qualidade em atendimento, serviços e produtos, independentemente do canal escolhido.
Com a crescente popularização do comércio eletrônico, as lojas físicas precisam se adaptar e encontrar novas maneiras de atender seus clientes de forma rápida e conveniente.
Os armários eletrônicos em shoppings permitem que os consumidores façam suas compras online e retirem seus produtos em um local estratégico, geralmente no próprio shopping. Isso oferece aos clientes a comodidade de retirar suas compras em um local de fácil acesso, sem a necessidade de aguardar a entrega em casa.
Por outro lado, os varejistas também se beneficiam ao usar os armários eletrônicos em seus estabelecimentos. Além de melhorar a experiência do cliente, essa solução reduz os custos com frete e estoque, pois os produtos são entregues diretamente nos armários, e ainda aumenta o fluxo de clientes no shopping, que podem aproveitar a visita para realizar outras compras.
Confira mais estratégias para atrair consumidores. Assista ao vídeo:
Quais as vantagens de investir em lockers em shopping?
O aumento das atrações em shoppings tem gerado um aumento no fluxo de pessoas, que agora buscam não só compras, mas também experiências completas. Nesse contexto, os lockers em shopping oferecem aos clientes a comodidade de retirar suas compras em um local de fácil acesso, sem precisar esperar a entrega em casa. Além disso, os lockers estão disponíveis mesmo quando o shopping está fechado, o que oferece mais eficiência em comparação ao serviço de drive-thru.
Os lockers também beneficiam as empresas de logística, tornando-se base de trânsito de produtos vendidos pelo e-commerce. A integração dos canais de vendas é eficiente com os lockers, permitindo que os clientes comprem online e retirem seus produtos em um local estratégico, como o shopping.
Há também uma redução nos custos com frete e estoque, pois os produtos são entregues diretamente nos armários dos lockers. O aumento do fluxo de clientes é outro benefício, pois os clientes podem aproveitar a visita para realizar outras compras no shopping.
Por fim, a oferta de retirada em lockers pode ser um diferencial competitivo para os varejistas, oferecendo aos clientes uma experiência mais conveniente e integrada do que a concorrência.
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