Definir as metas que se deseja alcançar é uma tarefa muito importante, afinal, estamos falando dos objetivos que vão orientar toda a empresa. Nesse sentido, a metodologia Objectives and Key Results (OKR), Objetivos e Resultados-Chave em tradução livre, ajuda a orientar o desempenho e alcançar os resultados almejados.
Entender o que é e como aplicar a metodologia na prática faz toda diferença. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre mais sobre a metodologia, focando no KR para empresas.
Boa leitura!
O que é OKR e KR?
Primeiramente, vamos entender o que é exatamente OKR. Afinal, o KR vem de OKR. Essa é uma metodologia de gestão de metas que ajuda as empresas a estabelecer objetivos claros e acompanhar seu progresso. Os objetivos são metas mensuráveis que definem a direção estratégica da organização.
Dessa forma, o “O” da sigla diz respeito aos objetivos da organização. Os objetivos representam a definição clara do que a empresa deseja alcançar em um determinado período de tempo. Sendo assim, estabelecem a direção estratégica e refletem as metas que impulsionam o desempenho organizacional.
Já os Key Results (Resultados-Chave) são medidas específicas e quantificáveis que indicam o progresso em direção a esses objetivos. Por isso, os KRs são definidos para cada objetivo, estabelecendo os resultados concretos que devem ser alcançados para que o objetivo seja cumprido. Eles são mensuráveis e devem ser desafiadores o suficiente para impulsionar a melhoria contínua, mas também realistas o bastante para serem alcançados.
Leia também:
Tipos de KR para empresas
Há dois tipos de KR que podem ser implementados.
KR baseado em valor
São aqueles que se concentram em medir o valor criado ou entregue pela empresa, em vez de se limitarem apenas a métricas quantitativas ou operacionais. Esses KRs levam em consideração o impacto e os resultados tangíveis que a organização proporciona aos seus clientes, acionistas e demais partes interessadas.
Exemplos de aplicação de KR para empresas baseado em valor:
Aumento do Net Promoter Score (NPS): o NPS é uma métrica que avalia a lealdade e a satisfação dos clientes. Um Key Result baseado em valor poderia ser definido como o aumento do NPS em uma determinada porcentagem. Isso refletiria o esforço da empresa em oferecer uma experiência excepcional ao cliente, fornecendo valor e atendendo às suas necessidades de forma superior.
Percentual de receita proveniente de novos produtos ou serviços: esse KR mediria o sucesso da empresa em trazer inovações e lançar produtos ou serviços que atendam às demandas do mercado. Para isso, seria definido um percentual específico de receita a ser gerada por meio de novos produtos ou serviços lançados em determinado período.
KR baseado em atividade
São aqueles que se concentram em medir e acompanhar as atividades e ações realizadas pela empresa para alcançar seus objetivos. Por isso, estão relacionados às tarefas, processos ou marcos específicos que precisam ser concluídos para garantir o progresso em direção às metas estabelecidas.
Esses Key Results são úteis para monitorar o desempenho operacional, garantir o cumprimento de prazos e manter a produtividade.
Exemplos de aplicação de KR para empresas baseados em atividade:
Número de visitas a clientes: para uma empresa que busca expandir sua base de clientes, um KR baseado em atividade poder ser o número de visitas realizadas a clientes em potencial por mês. Esse indicador refletirá a ação proativa da empresa em buscar novas oportunidades de negócio e estabelecer relacionamentos comerciais.
Taxa de cumprimento de prazos: a empresa estabelece o objetivo de entregar um determinado número de projetos dentro do prazo estipulado. Dessa forma, evidencia a eficiência e a capacidade de execução da empresa em suas atividades de desenvolvimento.
Confira também o Kit Plano de Metas: da teoria à prática:
Como aplicar a metodologia OKR em uma empresa
Em primeiro lugar, é defina objetivos claros. Desse modo, identifique os objetivos estratégicos da empresa, considerando sua visão e metas de longo prazo. Não se esqueça que esses objetivos devem ser desafiadores (mas não inalcansáveis), mensuráveis e orientados para resultados.
Para cada objetivo, defina de dois a cinco KRs, que são medidas quantitativas e específicas que indicam o progresso em direção aos objetivos. Não se esqueça de comunicar e compartilhar os objetivos e KRs com toda a organização. Além disso, alinhe as metas individuais e de equipe aos objetivos gerais, promovendo a colaboração e o engajamento de todos em prol de alcançarem a meta estabelecida.
Por fim, monitore regularmente o progresso em relação aos KRs estabelecidos. Utilize ferramentas de acompanhamento e revise-os periodicamente para garantir que estejam alinhados às necessidades e desafios em constante mudança da empresa.
Não se esqueça de promover o aprendizado e a melhoria contínua. Por isso, revise periodicamente para avaliar o desempenho, identificar oportunidades de melhoria e ajustar os objetivos e Key Results, se necessário.