Administrar um shopping é um desafio diário, cercado de decisões importantes a serem tomadas. Para melhorar o desempenho e otimizar o uso de recursos, é necessário saber organizar os dados que os lojistas produzem diariamente e transformá-los em informações claras, que serão utilizadas nos processos gerenciais.
Por isso, a inteligência de negócio, ou business intelligence (BI), tem um papel importante para auxiliar a gestão na tomada de decisões. A análise estratégica de dados permite que administradores, lojistas e investidores obtenham perspectivas valiosas sobre as tendências do mercado. Ao aplicar BI, esses profissionais conseguem identificar padrões, antecipar riscos e otimizar a análise preditiva de vendas no varejo, ajustando suas estratégias de forma ágil e precisa.
Além disso, o Data Warehouse tem um papel fundamental na centralização do grande volume de informações do shopping center. Isso porque facilita a análise de desempenho de lojas em tempo real, garantindo que as decisões sejam baseadas em dados atualizados.
Quer saber mais? Continue lendo e fique por dentro do assunto!
O que é inteligência de negócios para shopping centers?
Business intelligence é uma forma de abordagem que envolve coletar, organizar, analisar e visualizar os dados de uma organização para fornecer insights sobre seu desempenho.
Com isso, a inteligência de negócio consolida as informações do shopping de uma forma estratégica e ampla para melhorar a gestão. Esses dados servem para fazer melhorias, eliminar falhas, otimizar a performance do shopping e criar estratégias de retenção de clientes.
O uso eficaz de BI, além de impulsionar o crescimento do shopping, também contribui para sua sustentabilidade a longo prazo. Afinal, garante que as decisões tomadas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos e com as necessidades do mercado.
Assim, essa ferramenta tem o objetivo de maximizar vendas, otimizar espaços, reduzir custos e melhorar a experiência do consumidor. Isso porque, ao analisar os dados de comportamento dos clientes, é possível oferecer promoções ou produtos mais adequados ao perfil do público e identificar oportunidade de melhoria na gestão dos recursos.
Além disso, ajuda na gestão de fluxo de clientes, entendendo como eles circulam e quais áreas ficam por mais tempo para otimizar o mix de lojas. Da mesma forma, ajuda a identificar quais áreas têm maior movimentação, permitindo ajustes da locação desses espaços para maximizar o retorno das lojas.
Por fim, ao personalizar a experiência do consumidor com base nos dados da inteligência de mercado, o shopping se torna mais atrativo e proporciona um ambiente mais agradável para os clientes.
O papel do Data Warehouse na inteligência de negócios para shopping
O que é um Data Warehouse?
O Data Warehouse (DW) é uma tecnologia de automação comercial que centraliza, armazena e organiza dados de múltiplas fontes para auxiliar na tomada de decisões. Ou seja, o DW é um sistema de gerenciamento de dados projetado para fornecer suporte à business intelligence, já que, geralmente, possui um grande histórico de dados.
Com isso, o Data Warehouse facilita a coleta de dados de várias fontes de forma periódica, que passam por um processo de transformação para garantir que esteja no formato adequado para análise. Isso inclui a remoção de dados inconsistentes, a adição de dados relevantes e a combinação de dados de diferentes fontes.
Em seguida, o DW permite a análise avançada dos dados para ter insights significativos. Por exemplo, a identificação de tendências de vendas, comportamento dos consumidores ao longo prazo e análise do desempenho de lojas ou campanhas promocionais.
Como funciona no contexto do shopping?
Quando o DW é aplicado ao contexto de um shopping, facilita os processos de gestão e organiza os dados originados de diversas áreas de forma integrada. Esses dados são as receitas do shopping, vendas de lojas, desempenho das operações diárias, padrões de visitações, tempo médio de permanência e entre outros.
Assim, as informações sobre dados financeiros, dados operacionais e dados de comportamento do consumidor são armazenados e integrados, permitindo uma visão ampla do shopping center.
Além disso, o Data Warehouse é capaz de cruzar informações que geram relatórios detalhados e dashboards intuitivos. Os relatórios ajudam a identificar padrões das informações analisadas em conjunto, como quais lojas têm mais sucesso em períodos específicos ou quais campanhas de marketing estão gerando mais retorno.
Já os dashboards intuitivos permitem a visualização clara e dinâmica dos dados. Através de gráficos e indicadores- chave de desempenho em tempo real, os gestores podem monitorar KPIs (Key Performance Indicators). Exemplo claro disso é um dashboard que mostra quantos visitantes frequentam um shopping em um dia específico e atualizado em tempo real, possibilitando decisões rápidas.
Vantagens do uso do Data Warehouse
O DW tem diversas vantagens para um shopping center, principalmente a facilidade na criação de relatórios gerenciais automatizados. Isso porque reduz o tempo gasto com coleta e organização de dados, que permite a criação de relatórios rápidos e consistentes.
Vale destacar que a BI também ajuda nas tarefas diárias, determinando o que é ou não prioridade para o shopping. Dessa forma, é possível manter o foco no que é realmente necessário e útil, evitando a perda de tempo desnecessário.
Ademais, o uso de ferramentas de visualização melhora o destaque de alguns indicadores de desempenho. Com isso, os responsáveis pelo shopping podem monitorar, em tempo real, as métricas, que facilita a tomada de decisão estratégica e eficiente.
Data Warehouse e BI
O DW e a BI, juntos, fornecem informações valiosas para as organizações. A inteligência de negócio utiliza as informações que o Data Warehouse centraliza e organiza para gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisão.
Assim, com os dados históricos e os atuais organizados no DW, as ferramentas de BI podem investigar os padrões e fazer análises preditivas. Isso porque oferece uma visão clara e objetiva sobre o desempenho do shopping.
A inteligência de negócios para shopping se torna ainda mais eficaz com o Group Shopping, que por meio do módulo Data Warehouse. Isso porque, a solução tornapossível a consolidação das informações financeiras do shopping em um único repositório, permitindo a criação de relatórios gerenciais e dashboards personalizados.
Dessa forma, a gestão ganha mais clareza sobre faturamento, inadimplência, taxa de ocupação e muito mais, facilitando a tomada de decisão com base em dados precisos. Além disso, os dashboards são intuitivos e podem ser acessados em qualquer tela, tornando a análise de desempenho ainda mais ágil e eficiente.
Ademais, o software otimiza os processos, fornece informações mais detalhadas que orientam decisões comerciais, administrativas, de marketing, operacional e previne erros e retrabalho, além de possuir a maior variedade de relatórios do mercado.
Principais métricas e indicadores monitorados com BI e Data Warehouse
Com a integração do DW e BI, é possível monitorar as diversas métricas essenciais para a gestão do shopping center de uma forma clara e precisa. Algumas métricas são: evolução do faturamento, gráfico de inadimplência, comparativo de vendas informadas no mês, recebimento diário, custo e variação do condomínio, despesas operacionais, análise do fluxo de clientes e entre outros.
A evolução do faturamento é acompanhada por um longo período e permite identificar tendências de crescimento ou de queda. Já os gráficos de inadimplência, as despesas operacionais e o custo e variação do condomínio ajudam a visualizar a saúde financeira do shopping, permitindo entender e analisar como os custos impactam os resultados.
O comparativo de vendas informadas no mês e no ano permite avaliar o desempenho em diferentes períodos. Da mesma forma, o recebimento diário, mensal e anual fornece um panorama detalhado da entrada de recursos, auxiliando o controle do fluxo de caixa.
Além disso, a análise do fluxo de clientes e sazonalidade permite identificar picos e quedas na demanda, ajudando no planejamento de campanhas promocionais, estratégias de vendas e na gestão de relacionamento com lojistas.
Como a inteligência de negócios melhora a gestão de shopping centers
1. Análise preditiva de vendas no varejo
Com base em dados históricos e comportamentais, a BI permite prever tendências de consumo e ajuda os gestores a identificar padrões e preferências dos clientes. Isso facilita a antecipação de demandas sazonais, uma vez que é possível ajustar a oferta de produtos e serviços de forma eficiente para alguns períodos específicos do ano.
Além disso, a inteligência de negócio também auxilia de forma estratégica nas campanhas de marketing. Isso porque traz uma precisão e direcionamento que estão alinhados com as expectativas do público. Com isso, essa estratégia pode aumentar a atração de clientes e vendas no shopping center.
2. Melhoria da experiência do cliente
As ferramentas de BI analisam os dados de movimentação das pessoas, possibilitando a identificação de padrões de tráfego, como os horários de pico e as áreas mais frequentadas. Com essas informações é possível realocar recursos de forma eficientes, otimizar o mix das lojas e melhorar a sinalização interna.
Além disso, a BI ajuda a personalizar a experiência de compra, uma vez que pode direcionar ofertas e promoções para os locais e horários mais movimentados. Com isso, a satisfação dos clientes, o tempo de permanência e as vendas no shopping aumentam.
3. Gestão financeira eficiente
Com a utilização de ferramentas de BI, é possível monitorar com detalhes os pagamentos e identificar casos de atraso, permitindo a gestão proativa da inadimplência. Isso facilita a aplicação de ações corretivas antes que se agrave e contribui significativamente para uma gestão financeira eficiente.
Da mesma forma, essas ferramentas proporcionam uma visão ampla e em tempo real dos custos operacionais, permitindo a identificação de áreas que possuem desperdícios e onde é possível gerar cortes. Ao analisar esses dados, os gestores podem tomar decisões melhores sobre a alocação de recursos, negociações com fornecedores e investimentos.
Leia também:
- Data center é importante para uma empresa? Saiba mais
- 7 passos para escolher um software para shopping
- Análise de performance em shopping
Transforme a gestão do shopping center com a inteligência de mercado
Investir em Business Intelligence e Data Warehouse é fundamental para a gestão de shoppings centers, uma vez que permite a coleta, análise e interpretação de dados estratégicos. Com esse recurso, é possível tomar decisões mais precisas e assertivas que otimizam a gestão.
Dessa forma, o sistema tem a possibilidade de acessar as informações em tempo real e gerar insights valiosos, que fortalece a performance do shopping. Convidamos você a conhecer soluções especializadas em Inteligência de Negócios, para implementar estratégias que potencializam os resultados e aprimoram a gestão do seu shopping.