Inscrição Estadual é um tema que gera dúvidas em quem deseja abrir um negócio, afinal, são muitas questões burocráticas a serem resolvidas para deixar o empreendimento regularizado.
Neste artigo, vamos falar sobre a Inscrição Estadual a fim de tirar suas dúvidas sobre o tema.
O que é Inscrição Estadual?
Inscrição Estadual (IE) é um número de identificação fiscal atribuído pelas Secretarias Estaduais da Fazenda para empresas que realizam operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços sujeitas à cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Esse número é composto por 9 dígitos e ele permite a formalização da comercialização de produtos físicos e quem precisa emitir notas fiscais (de venda ou de serviço).
É importante ressaltar que a IE é válida apenas dentro do estado em que a empresa está registrada.
O que significam os dígitos da Inscrição Estadual?
Toda Inscrição Estadual é composta por 9 dígitos e eles tem um significado:
- Os 2 primeiros indicam o estado de cadastro;
- Os 6 seguintes indicam os números da inscrição da empresa;
- O último dígito é o verificador ou dígito de controle.
Para que serve a IE?
A Inscrição Estadual serve para identificar as empresas que realizam operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços sujeitas à cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dentro do estado em que a empresa está registrada. Além disso, ela é necessária para que a empresa possa emitir notas fiscais, recolher impostos e participar de licitações.
A IE também é utilizada pelas autoridades fiscais para controlar a movimentação de mercadorias e serviços, verificando se as empresas estão cumprindo corretamente suas obrigações fiscais e tributárias. Dessa forma, a IE tem uma importância fundamental na legalização e regularização das empresas que atuam no comércio, indústria ou transporte de mercadorias.
Lei também:
Quais empresas precisam ter a IE?
Todas as empresas que realizam atividades de comércio de produtos físicos precisam obter a Inscrição Estadual. Isso inclui desde empresas de pequeno porte até grandes indústrias e distribuidoras. Isso porque essas empresas precisam pagar ICMS e precisam ter a IE para pagar o imposto.
Vale ressaltar que a obrigatoriedade de obter a Inscrição Estadual pode variar de acordo com a legislação de cada estado, e que existem algumas atividades que são isentas da cobrança do ICMS e, portanto, não precisam de Inscrição Estadual. Por isso, é importante que cada empresa verifique as normas específicas do estado em que está localizada.
Quais empresas não precisam ter a IE?
As empresas do tipo Microempreendedor Individual (MEI) ou cuja finalidade é a prestação de serviços, estão isentas de terem a Inscrição Estadual. Contudo, há casos de exceção, como prestadoras de serviços no ramo de energia elétrica, transportes e telecomunicações, pois nesses casos é preciso ter a IE.
Conteúdo sugerido: Guia definitivo para abrir um MEI
Como obter a Inscrição Estadual?
Para obter a Inscrição Estadual, a empresa deve seguir os seguintes passos:
Verificar a legislação do estado onde está localizada para saber quais são os requisitos e documentos necessários para obter a IE.
Providenciar a documentação necessária, que pode variar de estado para estado, mas geralmente inclui:
- Documento de constituição da empresa (contrato social, requerimento de empresário, etc.);
- Cartão do CNPJ atualizado;
- Alvará de funcionamento expedido pela prefeitura;
- Comprovante de endereço da empresa;
- Documentos pessoais dos sócios (RG, CPF, comprovante de residência).
Comparecer ao órgão responsável pela Inscrição Estadual do estado onde a empresa está localizada, com a documentação em mãos, para fazer o pedido de inscrição.
Pagar as taxas exigidas pelo estado para emissão da IE.
Após a análise dos documentos e pagamento das taxas, a empresa receberá o número de Inscrição Estadual e poderá emitir notas fiscais e realizar operações sujeitas à cobrança do ICMS.
Como saber a Inscrição Estadual pelo CNPJ?
Para saber a Inscrição Estadual pelo CNPJ basta acessar o SINTEGRA e selecionar o estado no qual deseja fazer a consulta.
Preencha o número do CNPJ e faça a verificação anti-robô.
Clique para pesquisar.
Se a empresa tiver a IE, será informado o registro.
_____________
E aí? o que achou do nosso conteúdo? Que tal ler mais sobre gestão de fornecedores?