Ăltima atualização: 21 de novembro de 2023
NĂŁo hĂĄ como discordar: entre todos os problemas enfrentados na gestĂŁo condominial, a inadimplĂȘncia Ă© com certeza um dos maiores. AlĂ©m de comprometer diretamente o orçamento da gestĂŁo, o impasse tambĂ©m afeta todos os moradores, visto que o rateio das dĂvidas aumenta o valor da taxa de condomĂnio para aqueles que pagam em dia.
As consequĂȘncias da falta de pagamento realmente sĂŁo sĂ©rias. Como se torna difĂcil manter todos os serviços funcionando com as contas desfalcadas, a alta na taxa termina se revelando uma atitude necessĂĄria â o que pode gerar ainda mais inadimplentes.
Mas afinal, o que administradoras e sĂndicos podem fazer â de realmente efetivo â para evitar essa situação em tempos de crise econĂŽmica? Confira os 6 passos prĂĄticos que preparamos para te ajudar na empreitada!
Como evitar a inadimplĂȘncia em condomĂnios?
1- Mantenha um acompanhamento e uma organização rigorosos das contas
Para evitar que as contas fiquem no vermelho e prejudiquem ainda mais o funcionamento normal das rotinas do condomĂnio, manter a rĂgida organização das entradas e saĂdas de recursos Ă© um primeiro passo fundamental.
Afinal, não hå como pensar em resolver a questão dos inadimplentes sem monitorar e conhecer os detalhes da situação financeira da gestão.
Ă importante que o sĂndico ou administradora façam um controle ao menos semanal das finanças do condomĂnio. Para alĂ©m do fluxo de caixa, das contas a pagar e da gestĂŁo de despesas pendentes, o acompanhamento de quem sĂŁo os moradores inadimplentes, do tempo de dĂvida e de qual Ă© o valor da dĂvida tambĂ©m precisa ser feito.
Fique por dentro, ainda, de possĂveis acordos de dĂvida que estejam em andamento, assim como açÔes judiciais em prosseguimento.
2- Considere oferecer uma estratégia de desconto sob a taxa
Uma estratégia que costuma render bons resultados na pråtica é oferecer desconto para os condÎminos que efetuarem o pagamento da taxa antes do vencimento.
O indicado Ă© estipular um desconto de atĂ© 10%, promovendo um benefĂcio para os moradores que pagarem antecipadamente e incentivando a quitação. A prĂĄtica, que tem eficiĂȘncia comprovada em muitos condomĂnios, tambĂ©m proporciona mais tranquilidade e segurança para a gestĂŁo, que recebe adiantamentos para sanar as despesas mais imediatas.
3- Aposte em diversas opçÔes de pagamento
Se a ideia Ă© minimizar os Ăndices de inadimplĂȘncia, Ă© claro que uma maior facilidade de pagamento deve estar em pauta. Para isso, diversificar as opçÔes de quitação da taxa Ă© uma boa estratĂ©gia.
Embora a modalidade mais tradicional seja o boleto, considere emitir as cobranças tambĂ©m em dĂ©bito automĂĄtico, cartĂŁo de crĂ©dito ou dĂ©bito e cheque. Em muitas das vezes, grande parte do problema da inadimplĂȘncia estĂĄ relacionado ao estabelecimento de uma Ășnica forma de cobrança do condomĂnio, que pode nĂŁo representar comodidade para a maioria dos moradores.
Vale lembrar que, atualmente, muitas pessoas se beneficiam da facilidade do internet banking â oferecer uma Ășnica forma de pagamento que exija uma maior organização por parte do condĂŽmino (como ir ao banco, solicitar serviços etc.) pode ser um verdadeiro tiro no pĂ© da gestĂŁo.
Leia mais: Saiba como simplificar a geração de boletos!
4- Agilize o processo de cobrança/pagamento
Continuando na trilha de tornar o processo de pagamento mais fĂĄcil para os condĂŽminos, outro passo importante Ă© agilizar, ao mĂĄximo possĂvel, o processo de cobrança e de pagamento.
Uma medida eficaz nesse sentido Ă© permitir que os condĂŽminos emitam sua prĂłpria 2ÂȘ via de boleto pelo site ou sistema da administradora/condomĂnio. AlĂ©m de eliminar o retrabalho com inĂșmeras solicitaçÔes de 2ÂȘ via, os moradores tambĂ©m podem ter muito mais praticidade para quitar seus dĂ©bitos na segunda oportunidade.
Vale acrescentar que hĂĄ softwares de gestĂŁo, como o CondomĂnio21, que oferecem essa funcionalidade e muito mais, incluindo a emissĂŁo de boletos com aviso individual de inadimplĂȘncia, o histĂłrico de moradores inadimplentes e a emissĂŁo de carnĂȘ de pagamentos para acordos.
Clique aqui para conhecer todos os recursos do CondomĂnio21!
Outra ação (simples, mas fundamental) para colaborar com processos de pagamento mais ĂĄgeis Ă© enviar a cobrança com uma boa antecedĂȘncia. Idealmente, a taxa de condomĂnio Ă© enviada ao menos 10 dias antes da data-limite para quitação, possibilitando que os condĂŽminos se organizem para pagar a taxa.
5- Promova campanhas de conscientização dos moradores
Uma das responsabilidades mais importantes da gestĂŁo condominial Ă© manter a transparĂȘncia sobre os processos administrativos, repassando sempre aos condĂŽminos o conhecimento sobre a situação geral do condomĂnio â o que inclui a situação financeira.
Com a questĂŁo da inadimplĂȘncia, nĂŁo Ă© diferente. Trata-se, afinal, de um problema que impacta toda a comunidade condominial, sendo igualmente prejudicial para todos. Uma outra sugestĂŁo eficiente Ă© fazer campanhas periĂłdicas de conscientização sobre a questĂŁo, abordando-a tambĂ©m nas assembleias.
Nas campanhas, Ă© interessante explorar no que consiste exatamente a taxa condominial, esclarecer o que Ă© feito com a arrecadação dos pagamentos e ressaltar por que e como o pagamento em dia faz toda a diferença. O conhecimento e a clareza acerca da situação tendem a minimizar as ocorrĂȘncias de inadimplĂȘncia.
6- Cobrança formal: aposte em açÔes judiciais
Nos casos mais extremos, a administradora ou sĂndico nĂŁo podem retroceder: Ă© importante buscar apoio jurĂdico.
Idealmente, deve-se esperar cerca de 90 dias, perĂodo no qual a gestĂŁo deve tentar oferecer acordos e soluçÔes amigĂĄveis para o pagamento dos inadimplentes. Caso as tentativas nĂŁo surtam resultados, nĂŁo hesite em entrar com uma ação judicial contra esses moradores.
A partir daĂ, a inadimplĂȘncia serĂĄ abordada atravĂ©s de uma cobrança formal e jurĂdica, que envolve o trabalho de advogados e protestos em cartĂłrio. Multas, penalidades e possĂveis acordos tambĂ©m podem ser infringidos e negociados.
E entĂŁo, o que achou das nossas dicas? A inadimplĂȘncia Ă© um problema sĂ©rio que demanda atitudes assertivas. Esperamos que as orientaçÔes sejam Ășteis na sua gestĂŁo condominial!
Saiba mais: Passo a passo: controle de inadimplĂȘncia no CondomĂnio21