GTIN é a sigla para Global Trade Item Number, que em tradução livre significa Número Global do Item Comercial. Esse número compõe a parte numérica que acompanha o código de barras. Sua criação e administração são responsabilidade da GS1.
Mas você sabe qual a importância do GTIN?
Neste artigo, vamos te contar tudo o que precisa saber sobre o Número Global do Item Comercial.
História e evolução
Sua história remete a um processo muito conhecido: a globalização. Isso porque, no século XX, nasceu a necessidade de as empresas terem um sistema de codificação universal para os produtos. Ou seja, uma forma de padronização do comércio global, trazendo maior facilidade nas operações.
O primórdio do GTIN surgiu em 1973, quando o UPC (Uniform Product Code) foi usado nos Estados Unidos para identificar produtos com códigos de barras. Então, o GTIN foi evoluindo com a criação da GS1, que é responsável por estabelecer padrões mundiais de identificação de conteúdos.
Com o avanço do comércio eletrônico, o GTIN tornou-se fundamental para a rastreabilidade e autenticação de produtos no mercado global.
Formatos de GTIN
GTIN-12 (UPC-A)
Esse formato está presente principalmente na América do Norte, sendo composto por 12 dígitos. Ademais, é empregado em produtos de consumo.
GTIN-13 (EAN-13)
Padrão global com 13 dígitos. Esse formato está presente em todo o mundo para identificar produtos de consumo, com destaque para itens vendidos fora da América do Norte.
GTIN-8 (EAN-8)
É utilizado para itens pequenos e de baixo valor, quando um código mais curto é suficiente.
GTIN-14 (ITF-14)
Com 14 dígitos, é usado para identificar unidades de embalagem, facilitando a gestão de estoque.
Como obter um GTIN
A GS1 (Global Standards One) é a empresa responsável pela gestão e estabelecer os padrões globais para produtos e serviços. Por isso, para obter o GTIN a empresa interessada deve associar-se à GS1.
O primeiro passo é entrar em contato com a GS1 do país ou região, fornecendo informações sobre a organização e os produtos que deseja identificar com GTINs.
Com base nas informações fornecidas, a GS1 atribuirá os GTINs necessários à empresa. É importante ressaltar que cada produto ou variação de um produto recebe um GTIN único.
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Uso de GTIN em códigos de barras
A incorporação do GTIN em códigos de barras representa os produtos de forma visual e identificável. O formato do código de barras escolhido, como UPC-A, EAN-13, ITF-14, ou EAN-8, varia de acordo com as necessidades da indústria, regulamentações regionais e tipo de produto.
Cada dígito do GTIN é mapeado para um conjunto de barras e espaços com larguras, seguindo diretrizes específicas. Ademais, muitos códigos de barras incluem um dígito de verificação para garantir a precisão dos dados.
Dessa forma, a codificação é realizada por impressoras ou sistemas especializados, permitindo a identificação rápida do produto por meio de leitores de código de barras. Assim, o controle e rastreamento é facilitado.
Sua importância no comércio eletrônico
Para o comércio eletrônico, O GTIN beneficia lojas online e seus consumidores. Isso porque, a padronização da identificação de produtos torna mais fácil o processo de encontrar produtos específicos e comparar preços. Assim, há uma redução de erros nas compras e facilita a integração com sistemas de e-commerce, aprimorando a eficiência.
Por fim, o uso de GTIN melhora a experiência do cliente, tornando a pesquisa e compra mais simples e confiável. Afinal, a padronização é fundamental para aumentar as taxas de conversão, fidelizar os clientes e criar confiança em ambientes de e-commerce.