A medição de consumo em shopping faz parte da rotina administrativa do empreendimento. Esse processo abarca os consumos de água, gás e energia.
Devido ao fato de que muitos shoppings utilizam a medição individualizada, o processo pode exigir grande esforço por parte da equipe responsável.
Atualmente, há 3 formas de realizar a medição de consumo em shopping, e vamos abordar cada uma delas neste artigo.
Veja também o vídeo da nossa FAQ para entender melhor sobre os diferentes métodos de medição de consumo em shopping:
Medição de consumo em shopping center
Nos novos shoppings há uma nova realidade na medição de consumo, pois utilizam medidores inteligentes. Ou seja, aquele método tradicional de ter um responsável por ir em cada medidor e anotar é uma realidade cada vez mais rara.
Fato é, a medição é um processo importante tanta para a administração como para lojistas. Isso porque, a medição compõe o valor do condomínio que é pago mensalmente.
Leia mais:
3 métodos de medição de consumo
Medição manual
Método mais tradicional, a medição manual precisa de colaborador que realizará a coleta de dados manualmente. Assim, o funcionário passa por cada medidor anotando os dados.
Depois, com todos os dados coletados, estes são lançados em um sistema de gestão ou em planilhas para o cálculo do consumo.
Embora seja um processo tradicional, ele possui algumas desvantagens. Além da questão de produtividade, pois demanda tempo, pode ocorrer imprecisões na coleta de dados. Dessa forma, há um impacto negativo na gestão de recursos e, em casos mais graves, até mesmo financeiro.
Medição via aplicativo
Uma alternativa para a coleta de dados é a utilização de aplicativos para medição em shopping. Com este método, o colaborador responsável pela medição consegue criar um roteiro de inspeção e inserir os dados de consumo diretamente em um dispositivo móvel.
Uma das vantagens dessa modalidade é a possibilidade de fotografar os medidores e anexá-los aos documentos. Ademais, o aplicativo para medições, como o Group Medições da Group Software, permite um acesso rápido às informações relativas às medições já realizadas, bem como àquelas que ainda estão pendentes.
Por fim, o aplicativo para medições de consumo em shopping integra ao sistema financeiro do empreendimento, como, por exemplo, o Group Medições que se integra diretamente ao Group Shopping. Essa integração simplifica e agiliza a gestão financeira, tornando o processo mais eficiente e confiável.
Medidores inteligentes
Por último, temos os medidores inteligentes, que também são conhecidos como medidores IoT. Essa metodologia é um dispositivo eletrônico que mede e registra os consumos do shopping. Esses medidores ficam conectados à internet e compartilham dados em tempo real.
Uma das facilidades que esse método permite é ter os dados em tempo real. Ademais, não é necessário ter um responsável por coletar os dados de cada medidor por vez, pois os dados de todos são enviados diretamente ao sistema.
Com a Group Software, é possível realizar a integração dos medidores inteligentes via módulo Gsync.
Conclusão
Para a medição de consumo em shopping, é importante escolher a melhor solução que caiba no orçamento do empreendimento. Cada método tem suas vantagens e desvantagens.
A escolha depende das necessidades do shopping. Todos são cruciais para a eficiência e sustentabilidade, pois permitem o controle de recursos. De toda forma, otimizar processos e automatizar rotinas é uma demanda necessária na gestão.