Flagship store é um termo para designar uma loja-conceito. Dessa forma, a flagship store é uma loja de uma marca que vai além das vendas, focando na experiência do cliente e em mostrar o conceito atrás da marca
Esse modelo de loja é bem comum em países da Ásia, Europa e Estados Unidos. Ademais, elas se destacam como marcos em cidades de renome, associadas à moda, comércio, cultura e entretenimento.
Por isso, queremos te convidar a entender um pouco mais sobre flagship store.
O que é flagship store
Então, vamos entender o que é flagship store?
Esse tipo de loja também pode ser conhecido como loja-conceito. Aqui, a função comercial não é tudo. Ou seja, essas lojas proporcionam uma experiência genuína ao cliente, convidando-o a vivenciar a marca de maneira única e inovadora. É como uma imersão no universo da marca, basicamente.
Dessa forma, uma flagship store não apenas mostra produtos, mas também explora os diferenciais e valores da marca. Assim, cada detalhe do ambiente ao design arquitetônico é meticulosamente planejado para transmitir a essência e identidade da marca.
Em suma, o objetivo de uma flagship store é fazer uma imersão pela identidade da marca.
Entenda mais sobre tipos de lojas em um shopping:
Panorama da flagship store
Esse movimento de abertura de lojas-conceito se dá nos anos de 1990, fortalecendo no início dos anos 2000, em que grifes procuravam um novo jeito de explorar seus produtos.
A primeira loja-conceito abriu em Milão. Depois, em Paris e Berlim. Já no Brasil, temos duas experiências de sucesso de flagship store, que são as da Havaianas e Melissa. Na primeira, os clientes podem criar seus próprios chinelos, escolhendo os elementos que deseja que tenha, como solas e correias, por exemplo.
Outras marcas bem conhecidas no cenário brasileiro também possuem lojas-conceito espalhadas pelo país. Fato curioso é que suas inaugurações costumam ser mais festivas que uma loja tradicional e tende a contar com a presença de famosos e influenciadores.
Características de uma flagship store
Agora que entendemos um pouco mais sobre esse tipo de loja, é hora de falarmos sobre algumas características únicas.
Uma loja-conceito destaca-se notavelmente, pois transcende a definição tradicional de uma mera loja, tornando-se um local de experiência envolvente. Com dimensões maiores e posicionamento privilegiado em shoppings ou áreas urbanas, as lojas-conceito são meticulosamente planejadas para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente.
Design e Arquitetura
Essenciais para a experiência, o design e a arquitetura contam uma história e expressam a identidade da marca de maneira criativa e inovadora. São concebidos para atrair e cativar clientes. Aqui, o visual merchandising faz toda a diferença.
Tecnologia Integrada
A tecnologia desempenha um papel crucial na experiência. As lojas-conceito empregam tecnologias avançadas, como telas interativas, realidade virtual ou aumentada, que amplificam o envolvimento do cliente.
A realidade virtual, por exemplo, permite experimentar roupas virtualmente, enquanto a tecnologia personalizada oferece produtos alinhados aos gostos individuais.
Estoque e peças exclusivas
Muitas lojas-conceito mantêm estoques limitados, criando uma aura de exclusividade e valorização dos produtos. Ademais, há peças exclusivas nesse espaço nas quais não seriam adquiridas em lojas convencionais.
_______
Gostou do artigo? Leia também: