Nos bastidores de um shopping center, existe uma intrincada teia financeira que exige precisão e rigor. Os empreendedores desse setor conhecem a importância de se calcular encargos, aluguéis, condominio de forma impecável.
Afinal, em um ambiente tão competitivo, onde cada centavo conta, ninguém quer desperdiçar recursos.
É nesse cenário que entra em cena um aliado poderoso: O ERP para Shopping centers.
O que é um ERP e quais as suas vantagens
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais, em tradução livre) e trata-se de um sistema integrado que centraliza dados e processos em uma única plataforma. De forma geral, os ERPs tem como objetivo consolidar as operações – financeiras, compras, orçamentos, cadastros, produção, entre outras – de uma organização em um só lugar.
Para shopping centers, essa integração é fundamental, pois permite a sincronização de informações financeiras, operacionais e estratégicas.
As vantagens de implementar um ERP são muitas, como por exemplo, a centralização de dados elimina redundâncias e controles paralelos, reduz erros e agiliza processos, proporcionando uma visão holística do negócio. Além disso, a automatização de tarefas rotineiras libera tempo para a equipe se concentrar em atividades mais estratégicas, permitindo também a tomada de decisão mais eficiente e assertiva.
O motor financeiro do shopping
A gestão financeira de um shopping center é um dos pilares fundamentais para o seu sucesso. Os cálculos dos contratos, mesmos os mais complexos, assim como a administração do condomínio e dos encargos específicos, são a espinha dorsal desse ecossistema financeiro complexo. A função de um bom ERP é garantir que todas as informações necessárias para o faturamento estejam corretas e alinhadas.
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Dicas para escolher o seu ERP
Primeiro e mais importante, procure um especialista no setor e que, de preferência, atue exclusivamente na área de gestão de shoppings.
Procure saber quais os clientes já utilizam o ERP, e qual o seu nível de satisfação com a solução.
Faça um levantamento de quais módulos realmente serão uteis para o seu negócio, assim você evita licenciar funcionalidades que não serão usadas no curto prazo.
Verifique se a solução é modular e o nível de integração entre os módulos.
Escolha uma solução que possibilite integração com outros sistemas.
Geração de dados. Escolha uma solução que possibilite a criação de Dashboards com visões gerenciais do seu negócio.
Conclusão
Os shoppings são pequenas cidades que necessitam de um estilo de gestão diferenciada. A complexidade desse universo pode ser representada pelos contratos locatícios e pela infinidade de cálculos necessários para o faturamento do aluguel, condomínio, FPP e outros encargos.
Um bom ERP vai te apoiar na gestão do empreendimento tornando o dia a dia mais produtivo devido a automação das etapas que envolvem todo o processo de faturamento dos contratos.