A gestão de recursos em condomínios – residenciais, comerciais e mistos – é desafiadora. Os consumos impactam no bolso dos condôminos, por isso, buscar formas alternativas é uma necessidade.
Nesse sentido, a energia elétrica por assinatura é uma boa saída para quem quer economizar nas contas de energia.
Para além da economia, há também a questão da sustentabilidade, assunto em voga na atualidade.
Por isso, muitos condomínios têm adotado a energia elétrica por assinatura, por oferecer benefícios e vantagens. A seguir, vamos aprofundar essa questão com foco em condomínios.
Como funciona a energia elétrica por assinatura
Em primeiro lugar, vamos entender o que é energia elétrica por assinatura. De forma geral, essa abordagem é diferente do modelo tradicional. Isso porque, ao invés dos condomínios contarem com empresas de energias comuns, eles podem se associar a empresas especializadas em energia elétrica por assinatura.
Ao firmar contratos com fazendas solares ou empreendimentos compartilhados, os condomínios passam a usufruir de uma fonte de energia limpa e renovável, sem a necessidade de investir em infraestrutura própria.
Esse modelo proporciona aos condomínios a oportunidade de reduzir seus custos com eletricidade, assegurando o acesso a eletricidade renovável a preços mais competitivos em comparação com as tarifas da distribuidora local.
Assim, a energia elétrica por assinatura funciona, de forma geral, com as seguintes etapas:
- Escolha da empresa;
- Assinatura do contrato e termo de adesão para o condomínio;
- A empresa fica responsável pelos procedimentos com os órgãos responsáveis;
- Os créditos (de energia) são inseridos na conta de energia do condomínio.
Ademais, a energia por assinatura é escalável. Isso permite a adaptação da assinatura de acordo com as demandas de consumo. Essa flexibilidade, aliada aos benefícios financeiros e ambientais.
Diferenças entre a energia tradicional e a energia por assinatura
Existem diferenças significativas entre os modelos de energia tradicional e energia por assinatura, desde a origem até a chegada ao consumidor final.
A respeito da origem da energia, a energia comum é fornecida por empresas de serviços públicos e gerada por centrais elétricas tradicionais. Ou seja, a fonte de energia pode variar, como carvão, gás natural, nuclear ou água (hidrelétricas). Já no caso na energia por assinatura a fonte é renovável, como fotovoltaicas.
Quanto ao fornecimento, as empresas de serviços públicos fornecem eletricidade a residências e empresas com base em tarifas variáveis de acordo com o consumo. Enquanto no modelo por assinatura os consumidores têm um custo fixo mensal, gerando previsibilidade dos custos relativos ao consumo.
E ainda sobre a previsibilidade de custos, a energia elétrica comum está sujeita à variação, como alteração de bandeiras tarifárias ao longo do ano. Essas alterações são em decorrência da precificação das companhias e sazonalidades. Por exemplo, em períodos de seca, em que há baixa nos reservatórios e é preciso ativar usinas termoelétricas, a bandeira muda, encarecendo a conta de energia.
Por fim, temos a questão do impacto ambiental e sustentabilidade. A eletricidade da forma comum tende a serem geradas por fontes não renováveis, que impactam negativamente o meio ambiente. Por outro lado, a energia elétrica por assinatura é gerada por fontes limpas e renováveis.
Benefícios da energia elétrica por assinatura
O modelo de energia elétrica por assinatura apresenta diversos benefícios para os condomínios. A seguir, vamos listar os 4 principais de contar com essa opção no universo condominial.
Sustentabilidade
Em primeiro lugar, está a sustentabilidade, que é um assunto muito importante e em voga na sociedade. Por ser de fontes renováveis e de baixo impacto ambiental, a adoção desse tipo de energia ajuda na redução dos gases responsáveis pelo efeito estufa e mitigação das mudanças climáticas.
Custos reduzidos e previsíveis
A energia por assinatura permite uma previsão dos custos com o consumo de energia elétrica. Dessa forma, os condomínios têm maior previsibilidade acerca das contas desse tipo de consumo. Ademais, com a adesão, os condomínios tendem a ter uma economia significativa com a conta de energia.
Valorização do condomínio
Ao adotar práticas sustentáveis, os condomínios se tornam atraentes para compradores e locatários. Com isso, há valorização da propriedade.
Flexibilidade
Um ponto importante para os condomínios – e que pode gerar dúvidas que serão esclarecidas agora – é a questão da flexibilidade desse modelo. As empresas que fornecem energia elétrica por assinatura, como a Group Energia, permite que os consumidores ajustem a assinatura conforme a demanda de consumo.
Como escolher a empresa responsável
Escolher a empresa responsável pela energia elétrica por assinatura requer estudo de mercado e pesquisa. Por isso, queremos te ajudar fornecendo alguns pontos de atenção que você deve ter na hora da contratação;
Fala uma avaliação do seu condomínio
Antes mesmo de procurar uma empresa, o primeiro passo é avaliar as necessidades do condomínio. Reúna os dados relativos ao consumo para ter uma previsão do quanto será consumido. É preciso ter em mente esses valores para poder realizar o orçamento.
Não se esqueça de colocar na conta questões futuras. Por exemplo, se há uma obra em andamento para aumentar a iluminação das áreas comuns, isso demandará mais consumo.
Pesquise fornecedores
O segundo passo é pesquisar as empresas que fornecem esse tipo de energia. Você pode pedir referências a outros condomínios que já utilizam a energia elétrica por assinatura. Verifique também se a empresa atende sua região, pois nem sempre a cobertura é nacional.
Reputação e credibilidade
Ao pesquisar pelos fornecedores, verifique a reputação da empresa e sua credibilidade perante o mercado. Confira as licenças, certificações e se a empresa também é regularizada.
Custos e estruturas
Outro ponto a ser verificado é acerca dos custos. A ideia da energia elétrica por assinatura é não precisar de instalações, sendo somente os créditos gerados nas fazendas solares. Contudo, pode ser que a empresa atue com instalação de algum equipamento ou que seja necessário que o condomínio adapte alguma estrutura para se adequar e poder usufruir do serviço.
Flexibilidade
Não se esqueça de analisar o contrato. Observe se a empresa oferece opções flexíveis que acompanhem as necessidades de consumo do condomínio.
Atendimento ao cliente
Por último, avalie a qualidade do atendimento ao cliente. É importante que a empresa tenha celeridade em suas respostas e atendimento, tendo uma comunicação clara e precisa. Ademais, é fundamental que a empresa esteja disponível para resolver quaisquer problemas e dar o suporte sempre que necessário.
Conclusão
A energia elétrica por assinatura para condomínios representa uma inovação na gestão de consumos e eficiência energética.
Essa modalidade oferece uma maneira de reduzir custos, promover a sustentabilidade e valorizar a propriedade.