O curso para síndico profissional pode preparar os síndicos para atuarem de forma eficiente e responsável na gestão do condomínio, uma profissão que tem crescido consideravelmente no Brasil
A profissão de síndico profissional tem crescido no Brasil, conforme números divulgados pelo Sindiconet. Segundo o censo de 2021 da instituição, 18% dos condomínios no país possuem síndico profissional. No ano anterior, a porcentagem era de 15% e em 2013 apenas 6%.
Nesse contexto, o curso para síndico profissional é uma excelente e importante ferramenta para síndicos que desejam se profissionalizar e se atualizar perante as novidades do mercado condominial.
A seguir, entenda a importância do curso para síndicos profissionais frente aos desafios do universo condominial.
Quem é o síndico?
O síndico é a pessoa responsável por gerir o condomínio, ou seja, ele desempenha um importante papel na administração condominial. Com isso, ele possui diversas responsabilidades, que incluem desde a preservação do patrimônio até atar como representante do interesse dos condôminos em processos judiciais e extrajudiciais.
Os deveres de um síndico
Segundo o artigo 1348 do Código Civil, são atribuições do síndico:
I – convocar a assembléia dos condôminos;
II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
III – dar imediato conhecimento à assembléia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;
V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
VIII – prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;
IX – realizar o seguro da edificação.
§ 1 oPoderá a assembléia investir outra pessoa, em lugar do síndico, em poderes de representação.
§ 2 o O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembléia, salvo disposição em contrário da convenção.
Qual a diferença entre síndico morador e síndico profissional?
A diferença entre síndico orgânico e síndico profissional reside principalmente na natureza da ocupação e na abordagem adotada na gestão de condomínios.
Síndico morador
O síndico morador é o morador do condomínio que foi escolhido pelos condôminos através de uma assembleia. Esse morador voluntariamente se candidatou a função e foi eleito, com mandato de até 2 anos, conforme legislação, podendo ter seu mandato renovado por meio de uma nova eleição em assembleia.
Outro ponto acerca do síndico morador é que não há vínculo empregatício entre ele e o condomínio. Isto é, ele não é um funcionário do empreendimento, por isso, usualmente, não recebe remuneração por sua atividade, sendo esta exercida voluntariamente. Contudo, isso não significa que ele não possa receber um salário.
Para que haja essa remuneração, é preciso que a assembleia com maioria simples faça essa definição.
É comum também que para síndicos moradores haja desconto ou isenção total na taxa de condomínio.
Tanto o que tange a remuneração ou desconto ou isenção da taxa condominial, é preciso que isso esteja na convenção de condomínio. Caso essa cláusula não exista, cabe ao síndico convocar uma assembleia para que a questão seja deliberada.
Síndico profissional
Ao contrário do síndico morador, o síndico profissional é uma pessoa contratada pelo condomínio. Por isso, ele geralmente possui experiência na gestão de conhecimento, abarcando assim, conhecimento acerca das particularidades condominiais: legislação, administração, finanças e contabilidade.
Outro ponto acerca desse profissional, é que grandes condomínios tendem a contratá-los por conta de sua especialidade e experiência, tendo em vista que quanto maior o empreendimento, maior sua complexidade.
Condomínios menores também buscam esse profissional, principalmente quando não há candidatos para a função.
Ademais, ele também possui certificações e qualificações, o que demonstra a importância do curso para síndico profissional.
As vantagens de um síndico profissional
Como mencionado acima, o síndico profissional é especializado na função, e, portanto, os benefícios de contar com esse serviço incluem a otimização da gestão, abrangendo planejamento, equipe e recursos.
Por se tratar de uma contratação, o horário e jornada de trabalho são estabelecidos conforme o contrato, conferindo maior previsibilidade e controle. Outrossim, a definição clara do escopo de trabalho contribui para uma administração condominial mais organizada
Por fim, outro ponto vantajoso é a imparcialidade na mediação de conflitos é uma característica valiosa do síndico profissional, uma vez que ele não possui convivência e vínculo com os demais moradores.
Curso para síndico profissional
Como vimos, a gestão de síndico profissional tem crescido no país, com isso, é importante a profissionalização de quem deseja atuar na área e se destacar perante o mercado.
Nesse sentido, o curso para síndico profissional emerge como uma ferramenta fundamental para isso. Um bom curso para síndicos deve abordar os seguintes temas:
- Legislação condominial;
- Gestão financeira;
- Gestão de inadimplência;
- Manutenção;
- Assembleias condominiais;
- Contratos.
Para uma boa formação e atualização, é importante ter em mente também qual modalidade de adequa ao seu perfil de aprendizado: cursos à distância ou presenciais.
E como você já sabe, a Group Software se preocupa com a educação dos gestores de propriedade, por isso, temos cursos para síndicos profissionais.
Curso para síndico profissional – EAD
A Formação de Síndicos Profissionais da Group Educa oferece, de forma integrada e multidisciplinar, a aquisição de conhecimentos fundamentais para a gestão e administração qualificada de condomínios.
- Introdução à gestão condominial;
- A constituição do condomínio e implantação;
- Legislação condominial;
- Gestão financeira e inadimplência;
- Gestão financeira na prática;
- Assembleias;
- Gestão de contratos e RH na prática;
- Manutenção predial e perícia.
Além disso, a Formação de Síndicos Profissionais da Group Educa possui um conteúdo bônus que aborda:
- Marketing digital;
- Vendas consultivas para administradoras de condomínios;
- Cautelas dos contratos das terceirizadas nos condomínios;
- Lei do Stalking;
- LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados;
- Mediação de conflitos.
Todos esses conteúdos com as melhores referências do mercado condominial. Inscreva-se já!
Profissionalizando-se como síndico
Em um cenário em constante transformação, a profissionalização dos síndicos é fundamental para quem deseja se destacar e no mercado.
Portanto, o curso para síndico profissional não é apenas um investimento na carreira, mas um compromisso com a excelência na gestão condominial.