Um curso para síndico potencializa a gestão tanto de síndicos profissionais como síndicos moradores.
Fato é que trabalhar no mercado condominial requer estar sempre se atualizando sobre legislações e estratégias. Nesse sentido, um curso para síndicos pode fazer total diferença. Isso porque, você terá as ferramentas necessárias para lidar com as mais diversas situações.
Sabemos que o síndico é uma figura de extrema importância para a vida condominial. Por isso, neste artigo, queremos falar sobre a importância de síndicos profissionais e síndicos moradores profissionalizarem suas gestões através de cursos e capacitações.
Papel do síndico na administração condominial
O síndico desempenha um papel fundamental na administração condominial. Isso porque, sua responsabilidade inclui a preservação do patrimônio e a asseguração do bem-estar de todos os residentes. Além disso, atua como representante dos interesses dos condôminos em processos tanto judiciais quanto extrajudiciais.
Atribuições do síndico
Segundo o artigo 1348 do Código Civil, são atribuições do síndico:
I – convocar a assembléia dos condôminos;
II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
III – dar imediato conhecimento à assembléia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;
V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
VIII – prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;
IX – realizar o seguro da edificação.
§ 1 oPoderá a assembléia investir outra pessoa, em lugar do síndico, em poderes de representação.
§ 2 o O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembléia, salvo disposição em contrário da convenção.Assista ao vídeo para se aprofundar ainda mais no assunto:
Por que deixar a gestão ainda mais profissional?
Há muitos benefícios em tornar a gestão ainda mais profissional, porém, citaremos 3 deles. Em primeiro lugar, fazer um curso de síndico proporciona acesso a conhecimentos aprofundados sobre as práticas mais recentes e eficazes na administração de condomínios. Isso abrange áreas como gestão financeira, legislação condominial, resolução de conflitos e estratégias de manutenção. Esse conhecimento aprimorado permite tomar decisões mais informadas e eficazes.
Ademais, um síndico capacitado inspira confiança entre os moradores. Ao demonstrar expertise e domínio das responsabilidades inerentes à gestão condominial, o síndico ganha credibilidade. E isso facilita a aceitação de suas decisões.
Por fim, fazer um curso de síndico aprimora as habilidades de resolução de problemas. Isso é fundamental para enfrentar desafios complexos que podem surgir na gestão condominial, como conflitos entre moradores, decisões financeiras delicadas ou situações de emergência, por exemplo.
Curso de síndico profissional
Como apresentamos, se capacitar é primordial para quem deseja assumir o cargo de síndico. E é por isso que a Group Educa, a maior plataforma de cursos para gestores de propriedades, tem uma formação completa para síndicos.
Com o curso de síndico profissional você confere:
- Introdução à gestão condominial;
- Constituição do condomínio e implantação;
- Legislação condominial;
- Gestão financeira e inadimplência;
- Gestão financeira na prática;
- Assembleias;
- Gestão de contratos e RH na prática;
- Manutenção predial e perícias;
- e muito mais.
Conheça a formação de síndicos profissionais:
Leia também:
Conheça a Group Educa: