Dentre as dúvidas mais frequentes recebidas por nossa equipe de suporte está o controle de inadimplência no Condomínio21. Este artigo esclarece, passo a passo, as principais dúvidas que recebemos sobre a geração de relatórios dentro do software.
Para começar:
1. Acesse o menu Relatórios e, dentro da opção Contas, escolha Inadimplência Detalhada ou Inadimplência Consolidada. O relatório de inadimplência detalhada traz diversas informações, enquanto o de inadimplência consolidada apresenta apenas uma soma dos valores devidos.
Contas atuais x Contas originais
A dúvida principal no controle de inadimplência está relacionada a negociações em que um acordo foi aplicado.
Selecionando a opção contas originais, o sistema entrega todos que dizem respeito aos lançamentos inadimplentes e que geraram um acordo – ou seja, os valores de parcelas em que o acordo foi aplicado e os lançamentos que deram origem a esse acordo.
Já a opção contas atuais exibe apenas as parcelas em que o acordo foi aplicado.
Considerar situação das contas na época
A função dessa ferramenta é contabilizar como inadimplente lançamentos que foram pagos com atraso. Isso porque o sistema já terá dado baixa no valor. Se a intenção é verificar a situação de inadimplência em um período passado, é importante marcar essa opção para que o sistema exiba as dívidas referentes àquele período, e não considerando o caixa atual.