Conta pool para administradoras pode apresentar algumas vantagens, sobretudo na gestão das finanças de diferentes condomínios. Contudo, ao adotar esse modelo, assume-se grandes responsabilidades.
Por isso, entender o funcionamento da conta pool é fundamental para saber se esse é um modelo que se adequa ou não a sua administradora.
Nesse sentido, esse artigo apresentará vantagens e desvantagens da conta pool para administradoras.
Afinal, o que é conta pool?
A conta pool é um recurso utilizado por administradoras de condomínio para centralizar as finanças de diferentes condomínios em uma única conta bancária. Nesse modelo, os recursos financeiros de diversos condomínios são agrupados em uma conta compartilhada, administrada pela empresa responsável.
O que diz a legislação?
Uma das grandes questões a respeito da conta pool para administradoras é a questão legal. Segundo a lei nº 4591, de 1964, que estabelece as diretrizes para atividades permitidas em condomínios e incorporações imobiliárias, não é proibido o uso de uma conta coletiva administrada pela administradora. No entanto, essa mesma lei estipula que a administração é obrigada a prestar contas à assembleia, e esse processo se torna mais difícil no caso de uma conta compartilhada.
Isso porque, todos os valores são depositados na mesma conta, tornando impossível o rastreamento de um CNPJ específico referente ao condomínio em questão.
Leia também:
Vantagens da conta pool para administradoras
A principal vantagem é a simplificação dos processos bancários. Isso porque, todas as transações são centralizadas e gerenciadas pela administradora. Isso reduz a carga de trabalho para o síndico e oferece maior agilidade operacional.
Ademais, a utilização da conta pool pode resultar em uma redução de custos para o condomínio, especialmente em relação às taxas bancárias. Ao concentrar as transações em uma única conta, é possível negociar melhores condições com as instituições financeiras e otimizar os recursos financeiros do condomínio.
Outro benefício da conta pool é a possibilidade de proporcionar uma alternativa viável quando o síndico não possui um amplo conhecimento ou experiência na gestão financeira. Ao deixar essa responsabilidade nas mãos da administradora, o síndico pode se concentrar em outras questões relacionadas à administração do condomínio.
Confira também o nosso material sobre Indicadores Financeiros para a sua gestão:
Desvantagens da conta pool para administradoras
Por outro lado, também precisamos falar sobre as desvantagens desse modelo. A principal desvantagem é o risco aumentado de fraudes. Como não é possível acompanhar detalhadamente as transações com o CNPJ do condomínio, há uma maior insegurança em relação ao controle dos recursos. Todas as informações disponíveis vêm dos relatórios emitidos pela administradora, o que pode limitar a visibilidade e o conhecimento direto do síndico sobre as transações financeiras.
Outrossim, em situações de processos judiciais envolvendo o condomínio, o dinheiro é retido junto à administradora até que a situação seja resolvida. Isso pode criar dificuldades e restrições financeiras para o condomínio, por exemplo, já que os recursos estão indisponíveis durante esse período.
Além dos riscos já mencionados, outro é o mau uso dos valores depositados na conta pool. Em caso de má gestão ou desvio de recursos por parte da administradora, o condomínio fica exposto a perdas financeiras consideráveis.
Ao contrário dos bancos, onde existe um Fundo Garantidor de Crédito para proteger os clientes em caso de falência da instituição, não há garantias semelhantes para os condomínios que confiam seus recursos em uma conta pool. Isso significa que, se a administradora entrar em falência, o condomínio pode perder todo o valor depositado.
Concluindo…
A conta pool para administradora apresenta vantagens e desvantagens, por isso, considere-as cuidadosamente. A simplificação dos processos bancários, a redução de custos e a agilidade operacional são benefícios significativos da conta pool. No entanto, a falta de controle direto sobre as transações, o risco elevado de fraudes e a indisponibilidade dos recursos em casos de processos judiciais exigem cautela por parte dos condomínios.
_____________
Gostou do artigo? Leia também: Gestão de condomínios através de conta pool