O consumo em condomínio tem se tornado uma temática de grande relevância diante do crescente número de empreendimentos residenciais compartilhados.
Com a promessa de segurança, infraestrutura e áreas de lazer, esses condomínios têm sido uma opção atrativa para moradores urbanos. No entanto, o consumo nesse contexto apresenta desafios específicos, especialmente para as administradoras de condomínio.
A leitura dos medidores de consumo em condomínio pode representar um grande trabalho para as administradoras de condomínio. Afinal, em muitos casos, é necessário lidar com a falta de precisão nos registros, a demora na coleta de dados e a dificuldade de envolvimento dos moradores.
Por isso, vamos apresentar estratégias para otimizar o processo de leitura em condomínios.
Individualização do consumo
Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre como otimizar a leitura do consumo em condomínio, é importante frisar sobre o consumo individual. Fato é que desde 2007, a medição individualizada em condomínio é obrigatória no Brasil em novas edificações.
A respeito do consumo de água, a Lei 13.312/2016 estabelece que novas edificações são também obrigadas a terem hidrômetros individuais, ou seja, a medição de água deverá ser por apartamento.
Por isso, muitos condomínios têm trabalhado para se adaptar a essa realidade e implantar a leitura individualizada.
Leia também: Como funciona a individualização de água em condomínios?
Como fazer a leitura de consumo em condomínio
Fazer a leitura de consumo em condomínio é um processo, quando feito manualmente, repetitivo, que pode ocasionar em erros. Estes podem ser na transcrição dos números, por exemplo. Além disso, é importante o relato correto de possíveis violações no registro ou grandes alterações de um mês para outro.
A leitura manual dos medidores pode ser feita através de de planilhas ou de forma física, com o auxílio de uma prancheta. Nesse caso, o condomínio chama o leiturista que mensalmente realizará esse processo, medidor por medidor. Contudo, esse é um processo que como falamos, pode ocorrer falhas. Sem contar que demanda muito tempo. Se formos pensar em uma administradora que é responsável por 4 condomínios, e cada um contém 50 unidades e a medição é de água, gás e energia, estamos falando de 600 leituras manuais por mês.
Então, como otimizar esse processo?
Acima, demos um exemplo, porém a realidade pode ser bem diferente. Imagine uma administradora que gere 20 condomínios que possuem, em média, 200 unidades.
A boa notícia é que esse processo não precisa mais ser feito de forma manual. Atualmente, a tecnologia é uma forte aliada para a otimização dessa tarefa mensal.
Com a ajuda de softwares especializados em medição de consumo, você evita o retrabalho e o trabalho manual. A automação desse processo é um ganho para a administradora.
Com as soluções condominiais da Group Software, o leiturista conta com um aplicativo para a leitura de consumo em condomínio. Com ele, envia as leituras diretamente ao sistema financeiro. Assim, o setor financeiro não precisará ter o retrabalho de digitalizar tudo, apenas importará os valores.
Quer saber mais? Veja o vídeo:
Confira: Por que a administradora deve automatizar o controle de consumos em condomínios?
Benefícios da automação da leitura
A automação da leitura de consumo em condomínio proporciona uma gestão mais eficiente. Isso porque, elimina a necessidade de múltiplos leituristas e reduz o deslocamento da equipe.
Além disso, a integração com o sistema financeiro, como é o caso das soluções condominiais da Group Software, permite a importação dos dados de forma rápida e simultânea para vários condomínios, economizando recursos, tempo e dinheiro.
Com a otimização do processo de leitura de consumos, a administradora de condomínios ganha mais tempo, recursos e dinheiro disponíveis. Isso possibilita que a empresa se concentre na captação de novos clientes, oferecendo um serviço de qualidade e agilidade. A reputação da administradora como uma solução condominial confiável é fortalecida, atraindo potenciais leads e clientes interessados em uma gestão eficaz e moderna.
Ademais, a agilidade na leitura de consumos e na apresentação dos resultados demonstra profissionalismo e confiabilidade, tornando-a uma escolha atraente para condomínios em busca de soluções eficientes e modernas.
_____________
Gostou do artigo? Leia também: Por que a administradora deve automatizar o controle de consumos em condomínios?