Uma boa saída para otimizar essa tarefa é a adoção de sistemas de conciliação bancária automatizada. Não é segredo que a automatização de processos reduz as possibilidades de erro – basta dar uma olhada ao redor para perceber que a computação está em todos os lugares, seja em empresas de qualquer segmento ou na gestão de tarefas pessoais. No caso da conciliação bancária, não é diferente.
A solução de gestão de condomínios da Group Software permite integração com um módulo opcional, que automatiza não só a conciliação bancária como a baixa de títulos.
Como funciona a automatização de conciliação bancária?
1.Importação do arquivo de extrato bancário: o sistema importa, automaticamente, a relação de lançamentos enviada pelo banco;
2.Baixa automática de títulos de cobrança: a partir dos dados inseridos pelo operador, o software é capaz de identificar e fazer a baixa automática dos títulos, sejam eles boletos a receber; despesas como água, luz e impostos ou cheques compensados;
3.Alerta de não-conformidade: caso haja divergência entre as informações inseridas no software de gestão e os valores fornecidos pelo sistema do banco, um alerta é emitido e a quantia na qual o sistema detectou inconsistência fica destacada, facilitando a busca pela origem da não-conformidade.
A vantagem imediata da automatização é a redução da probabilidade de erros no processo. Além disso, a equipe ganha em produtividade: eliminando o processo mecânico de conferência manual das informações, o time pode se concentrar em tarefas de maior valor agregado.
Clique aqui para saber mais sobre as funcionalidades do Condomínio21 e revolucione sua gestão condominial!