Diversos fatores influenciam a decisão dos seus clientes na hora de escolher um shopping. Por ser algo que requer pesquisa, coleta e organização de dados é necessário saber por onde começar e quais hábitos afetam as suas vendas.
Veja 3 fatores que afetam a decisão de compra!
Afinal, o que influencia o comportamento do consumidor?
1. Fator cultural do consumidor
A cultura é um dos fatores de maior influência na decisão do consumidor. Ela pode ser entendida de várias formas, mas qual a importância disso para o seu shopping?
O fator cultural é algo que você não pode deixar de lado. As experiências da vida dos consumidores, costumes e crenças têm muita influência no processo de tomada de decisões e você precisa estar atento a esses dados.
Possuir um software que estruture essas informações faz toda a diferença e facilita as análises.
2. Classe social
Toda abordagem da empresa é feita para convencer o consumidor que aquele produto ou serviço é a melhor oferta para ele.
As prioridades mudam de acordo com a condição financeira e as abordagens devem ser diferentes.
Pessoas com um poder aquisitivo menor são convencidas por uma abordagem mais popular, o que é o oposto de um público com melhor condição financeira.
Analisar o fluxo de clientes no seu shopping permitirá que você o segmente e ajudará a realizar campanhas melhores e mais efetivas.
3. Influência de amigos e família
Você pode possuir a melhor estratégia de vendas e de comunicação, mas uma coisa é certa: o consumidor dá mais valor ao que outras pessoas falam sobre uma marca do que o que uma marca fala sobre ela mesma.
Um dos fatores decisivos na hora de escolher o seu shopping em vez do concorrente é a recomendação de amigos e família. É por esse motivo que o marketing de indicação funciona tão bem.