Como fazer vistoria de imóveis é um tema que sempre levanta questões e gera dúvidas no mercado imobiliário, afinal, a vistoria é um dos ritos mais importantes no processo da locação ou venda de um imóvel. Isso porque é através dela que será comprovado o estado do imóvel no momento do fechamento do negócio, por isso ela precisa conter todas as informações e ser rica em detalhes.
No caso da locação, é importante ressaltar que, segundo a Lei do Inquilinato, o locatário tem o dever de restituir o imóvel “no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal”.
Para fazer valer essa obrigação, você precisa estar resguardado quanto ao estado inicial do imóvel fazendo uma comparação com o estado final. Esse documento é formalizado por meio de um termo de vistoria.
Uma boa prática é comunicar as partes formalmente e com antecedência sobre a data que a vistoria será realizada e convidá-las a participar, essa prática vai ajudar a reduzir desentendimentos e até a contestação do laudo que será realizado.
Veja também: Como funciona a vistoria de imóveis?
Como fazer vistoria do imóvel?
Não existe um padrão de como fazer vistoria e a realização dos laudos, porém, para uma melhor compreensão das partes o ideal é que seja seguido a ordem de entrada no imóvel, ou seja, a vistoria deverá preferencialmente começar pela fachada ou em caso de apartamento, pelo primeiro cômodo.
É imprescindível que todos os ambientes e itens do imóvel sejam descritos minuciosamente e que para complementar a descrição você faça registros fotográficos, sendo assim, para uma melhor execução o imóvel precisa estar com a energia ligada e ter iluminação ou caso não tenha que a vistoria seja realizada no período da manhã.
A melhor forma de não deixar nenhum detalhe passar batido é fazer um checklist para a vistoria, uma boa opção é fazer a separação por ambiente e dentro dele os itens que o compõe.
Exemplo: temos o ambiente sala que é composto pelos itens parede, teto, piso e rodapé, janela, porta, tomada, interruptor, luminária etc.
Por que usar um aplicativo para vistoria?
Contar com o auxílio de um aplicativo nesse momento facilitará a criação do checklist, com o Group Check, por exemplo, você poderá criar o seu modelo de roteiro e montar a estrutura da vistoria tornando o processo mais prático e eficiente.
Após criar o modelo de roteiro ou checklist constando todos os ambientes e itens é necessário descrever o estado de cada item de forma detalhada e com o máximo de informações possíveis, relatando de toda a parte estrutural e os detalhes como a descrição do tipo de acabamento, da pintura e dos acessórios, descrevendo inclusive os possíveis problemas existentes no imóvel.
Com o Group Check, você também poderá relatar esses problemas deixando evidenciado no laudo através da opção “solicitar manutenção” e ainda demarcar na foto o local exato do problema relatado na descrição.
É muito importante registrar todos os reparos e/ou manutenções que precisam ser feitos no imóvel e reforçar com a parte responsável pela sua execução os deveres de conservação e manutenção do bem.
Após realizar a vistoria em todos os ambientes e fazer o relato completo do estado do imóvel, é necessário que as partes assinem o termo de vistoria comprovando que estão cientes sobre a condição do imóvel descrita no termo. Isso evita que futuramente possa haver questionamentos sobre a autenticidade do documento e diminuindo possíveis reclamações sobre a veracidade da condição relatada, sendo assim, ao finalizar sua vistoria você poderá cadastrar os intervenientes no aplicativo e enviar para assinatura de forma automática.
O aplicativo conta com assinatura eletrônica com validade jurídica sem nenhum custo adicional para o cliente, automatizando e dando celeridade para o seu processo de vistoria do início ao fim.
Para saber mais como fazer vistoria, leia também:
- Os 7 principais erros e acertos na vistoria de imóveis
- [E-book] Vistoria de imóveis: guia completo
- Aplicativo para vistoria de imóveis: como ele pode revolucionar a rotina da imobiliária
- Vistoria de imóveis: o que é e qual sua importância
- Vistoria de Imóvel para locação: 6 dicas para otimizar e ter sucesso na tarefa