Chat GPT e shopping: como uma inteligência artificial pode ajudar seu shopping?
A inteligência artificial (AI) deixou de ser um conceito e hoje está cada vez mais presente em várias áreas de nossa vida. De acordo com o Gartner, o mercado de IA deve alcançar US$ 300 bilhões em receitas anuais nos EUA até 2024. A tecnologia permite que computadores realizem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.
Hoje essas ferramentas usam “aprendizado de máquina” para melhorar cada vez mais seu desempenho, ou seja, a medida que você “conversa” com o ChatGPT, por exemplo, ele retem, aprende e reutiliza essas informações e lhe entrega respostas melhores, mais completas e mais detalhadas.
Mas como os shoppings podem se beneficiarem de inteligências artificiais como o Chat GPT? Neste artigo, discutiremos esse assunto.
Mas, afinal, o que é o Chat GPT?
Como já vimos, o Chat GPT é um algoritmo que se baseia na AI. Sua sigla, GPT, significa Generative Pre-trained Transformer, e foi criado pelo Open AI, um laboratório de pesquisas em Inteligência Artificial, sem fins lucrativos. Ele foi criado com foco em diálogos virtuais e seu desenvolvimento foi pautado em redes neurais e machine learning. De forma geral, é um modelo de geração de texto, que consegue se ater a palavras-chave, contextos e semântica. Embora seja uma ferramenta para geração de texto e pesquisa, o Chat GPT e shopping pode ser uma combinação que trará otimização ao negócio.
Chat GPT e Shopping: como otimizar meu empreendimento?
O uso da Inteligência Artificial já é uma realidade em diversos negócios, e nos shoppings não é diferente dessa tendência. A seguir, falaremos sobre como a combinação Chat GPT e shopping pode otimizar o empreendimento.
Seu shopping sempre “aberto”
Imagine se o shopping pudesse ter um atendimento ao cliente disponível 24/7. Os consumidores podem fazer perguntas sobre produtos, preços, promoções, horário de funcionamento e muito mais a qualquer hora do dia ou da noite, aumentando a satisfação do cliente e gerando mais vendas. Para isso basta conectar o chat que você tem hoje a uma ferramenta de IA.
Operações mais precisas e com redução de custos
Essa nova tecnologia pode ser uma grande aliada dos negócios para automatizar tarefas, gerar insights e melhorar o desempenho de setores específicos como por exemplo, logística, compras e estoque. Com o auxílio da inteligência artificial, o varejista pode obter informações valiosas sobre comportamento de compra, e ajustar seu estoque e logística de acordo com a demanda de seus clientes.
Atendimento ao consumidor
O ChatGPT pode ser programado para realizar tarefas repetitivas, como responder a perguntas comuns sobre horários de funcionamento, localização de lojas, promoções, entre outras.
Além disso, a inteligência artificial poderá coletar dados de todos os atendimentos para apoiar o marketing em ações futuras. Ao cruzar os dados do chat e de mídias sociais é possível também identificar problemas recorrentes para que a administração atue de forma mais eficaz.
Análise de dados financeiros
O chat GPT pode ser usado como minerador de dados e assim pode ajudar o shopping a identificar padrões e tendências de gastos, ajudando assim nas tomadas de decisões do setor. Ou pode ser usado para criar previsões de venda dos lojistas e até identificar potenciais riscos de inadimplência.
A inteligência artificial também pode coletar dados para prevenir fraudes nas compras efetuadas no shopping, antecipando por exemplo, uso de cartões de crédito com irregularidades.
Comportamento do consumidor
A inteligência artificial pode ser usada em câmeras ou sensores de movimento para coletar dados importantes de tráfego de pessoas e assim ajudar a entender melhor as preferencias e hábitos do seu consumidor. Além disso ele pode analisar tempo de permanência em cada setor do shopping, frequência, quais lojas são mais visitadas etc. Ele pode também fazer uma análise desses dados para cria uma experiência personalizada para os consumidores, indicando promoções e eventos individualmente.
Marketing 4.0
Após coletar dados comportamentais a IA pode ser de grande ajuda para criar ações de marketing mais eficazes e personalizar ofertas e promoções para cada cliente aumentando a probabilidade de conversão e fidelização. É possível também prever tendências de consumo permitindo que o shopping se adapte rapidamente e mantenha sua vantagem competitiva. Outra feature interessante é o monitoramento da concorrência, a IA pode ser programada para navegar pelas redes sociais e analisar as ações que outros shoppings estão realizando.
Resumindo…
Com o Chat GPT em shopping é possível fornecer atendimento automatizado e inteligente aos clientes, respondendo perguntas, oferecendo suporte e melhorando a experiência de compra.
Os benefícios incluem atendimento 24/7, respostas rápidas e precisas, redução de custos operacionais, maior satisfação do cliente, personalização das interações e a capacidade de lidar com várias consultas simultaneamente.
O Chat GPT melhora a jornada do cliente ao fornecer informações instantâneas, recomendações personalizadas, resolver dúvidas e auxiliar nas decisões de compra, tornando a experiência mais eficiente, conveniente e satisfatória.
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