A presença de cachorro em shopping é uma tendência crescente nos últimos anos. Espaços em que antes os únicos animais aceitos eram os cães-guias, agora permitem a presença de pets.
Atualmente, no Brasil, estima-se que haja mais de 149 milhões animais de estimação, de acordo com o levantamento do Instituto Pet Brasil.
Nesse sentido, muitos consumidores desejam levar seus animais de estimação para shopping, seja por comodidade ou por não quererem deixar o pet sozinho. Contudo, algumas questões precisam ser elucidadas.
Por isso, acompanhe mais sobre essa temática neste post.
O que é um ambiente pet friendly?
Em primeiro lugar, há uma definição comumente usada para espaços que aceitam a entrada de animais de estimação: pet friendly.
Um ambiente pet friendly é um espaço que acolhe e permite a presença de animais de estimação, especialmente cães, em suas instalações. Dessa forma, esses espaços são projetados e/ou para receberem os tutores e os animais. Isso inclui, então, a disponibilidade de áreas designadas para os animais se movimentarem, beber água e descansar. Ademais, a presença de regras e normas garantem a boa convivência entre os pets e demais frequentadores.
Shopping é obrigado a aceitar animais de estimação?
Embora o número de shopping que aceitam cachorros tenha crescido, os estabelecimentos não são obrigados a aceitar a entrada dos pets. Alguns, também, restringem a entrada de cachorros de grande porte. Por isso, antes de ir com seu cachorro em shopping, verifique se o estabelecimento permite a entrada.
Cão-guia em shopping
A pessoa com deficiência que utiliza um cão-guia tem o direito de ingressar com o animal em ambientes públicos e privados. Ou seja, ainda que o shopping não autorize a entrada de animais, por se tratar de um cão guia, a pessoa com deficiência pode entrar e permanecer com o animal no ambiente. A Lei nº 11.126/2005 assegura esse direito.
Art. 1º É assegurado à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei.
§ 1º A deficiência visual referida no caput deste artigo restringe-se à cegueira e à baixa visão.
Cuidados que tutores devem ter com cachorro em shopping
Em primeiro lugar, os cachorros precisam estar com guias, quando estiverem no chão. Isso independe do porte. Ademais, salvo casos de cão-guia, os cachorros não podem estar em banheiro e praças de alimentação.
Dependendo da raça e porte, os cachorros devem usar focinheiras. Outro ponto importante é em relação às necessidades básicas. Ande sempre com sacolinhas e panos ou papéis para poder secar e limpar, afinal, o espaço é utilizado por outras pessoas.
Saiba mais sobre o assunto
A nossa FAQ – Perguntas e Respostas, no canal do YouTube da Group Software, responde as perguntas mais frequentes sobre o assunto. Assista ao vídeo agora:
__________
Gostou do artigo? Você também pode se interessar por: