O Burnout é uma condição cada vez mais comum no ambiente de trabalho dos brasileiros. Essa síndrome afeta negativamente a saúde mental e física dos colaboradores, além de prejudicar a produtividade e o desempenho no trabalho.
E o número de casos de burnout no país não para de aumentar. De acordo com a Ismabrasil, 30% dos profissionais brasileiros sofrem com essa condição.
Dessa forma, investir em ações para prevenir o Burnout e promover um ambiente de trabalho saudável é uma estratégia importante para as empresas que desejam diminuir o turnover, aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores.
Apesar de ser uma condição limitante e que gera desgastes tanto para o colaborador quanto pra o negócio, muitas empresas ainda não sabem exatamente como lidar com isso.
Por isso, preparamos este texto, onde vamos mostrar formas de identificar a condição e apresentaremos cinco dicas de como evitar o burnout entre seus colaboradores e promover um ambiente de trabalho mais produtivo e positivo.
Continue lendo e confira nossas dicas!
Como identificar o Burnout entre meus colaboradores?
Por se tratar de uma síndrome que se caracteriza pela exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal, identificar os sinais precoces do burnout pode ser fundamental para prevenir o agravamento do problema.
Dessa forma, alguns sintomas que devem ser observados são:
Alterações de humor e comportamento
Mudanças de comportamento podem ser um indicativo valioso de que um colaborador está sofrendo de Burnout.
Observar se o comportamento do colaborador mudou recentemente, como se ele estivesse mais irritado, impaciente, pessimista ou até mesmo apático em relação às atividades do trabalho.
Problemas de saúde
Todos temos questões que se relacionam à nossa saúde, entretanto, o burnout pode apresentar sintomas incomuns para algumas pessoas.
Como por exemplo: dores de cabeça frequentes, insônia, fadiga, dores musculares e problemas gastrointestinais. Se o colaborador nunca se queixou disso antes, é válido ficar atento.
Alienação dos desejos pessoais
Essa condição pode estar relacionada ao Burnout, pois a síndrome pode afetar a percepção do indivíduo em relação às suas próprias necessidades e desejos pessoais.
Buscando alcançar uma meta ou um objetivo profissional, o colaborador renega todas as questões básicas de sua vida como saúde, lazer e bem-estar.
Queda na produtividade
Quando o colaborador está sofrendo de estresse crônico, pode apresentar dificuldade em se concentrar, baixa motivação e esgotamento emocional, o que pode levar a uma queda na produtividade.
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5 dicas para evitar o Burnout
Apesar de ser uma condição complexa e que tem uma grande abrangência entre os colaboradores, existem formas de evitar o burnout em sua empresa. As principais formas são:
Aderindo a um sistema de benefícios
Ofereça benefícios que possam ajudar no autocuidado dos colaboradores, como, por exemplo, auxílio psicológico e/ou terapia.
Esses cuidados ajudam as pessoas a se desenvolverem e entenderem seu ritmo.
Dessa maneira, a pessoa passa a ter um maior cuidado com sua saúde mental, entendendo como equilibrá-la com o trabalho, metas e evitando um possível burnout.
Ofereça treinamentos
Ao proporcionar aos colaboradores oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, sua empresa estará mostrando que valoriza seus funcionários e não os veem somente como mais um número.
Isso pode incluir cursos, treinamentos e workshops, que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências, além de promover a sensação de crescimento e realização pessoal.
Estabeleça uma comunicação clara e transparente
Mantenha uma comunicação aberta e transparente com os colaboradores, portanto, incentive o diálogo e a troca de feedbacks construtivos.
Isso pode ajudar a identificar problemas de forma antecipada. Além disso, promove um ambiente de trabalho mais colaborativo e saudável.
Incentive os exercícios físicos
Motivar os colaboradores a se mexerem, alongarem, e realizarem exercícios físicos só trará benefícios, sendo um deles a redução na possibilidade de burnout.
Os exercícios físicos ajudam na:
- Redução do estresse;
- Aumento da energia e disposição;
- Melhora na qualidade do sono;
- Fortalecimento do sistema imunológico.
Promova uma cultura equilibrada
Promover uma cultura equilibrada entre vida pessoal e trabalho é uma das estratégias mais eficazes para prevenir e combater o Burnout.
Isso porque muitas vezes, a sobrecarga de trabalho e a falta de tempo para cuidar de si podem levar a uma exaustão física e mental, o que aumenta o risco de desenvolver essa condição.
Para promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e trabalho, é importante:
- Procurar flexibilizar o horário de trabalho;
- Incentivar o uso das férias;
- Ouvir o que os colaboradores tem a dizer;
- Não criar metas inalcançáveis;
- Repreender comunicações tóxicas.
Conclusão
Investir na prevenção do Burnout e promover um ambiente de trabalho saudável é crucial para garantir a saúde mental e física dos colaboradores, além de aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho.
Com o aumento do número de casos de Burnout no país, é avultoso que as empresas estejam atentas aos sinais e ofereçam medidas preventivas para evitar que seus funcionários cheguem a um estado de exaustão emocional.
Cada empresa deve adaptar essas medidas de acordo com as necessidades e características de seus funcionários, a fim de garantir que eles se sintam valorizados e motivados em sua trajetória profissional.