O mercado de soluções tecnológicas para a gestão de condomínios oferece uma variedade infindável de opções. Dentre elas, uma das mais populares é a de plataformas que facilitam a comunicação entre administradoras e condôminos. A proposta desses produtos é certamente muito interessante, mas a pergunta que muitos gestores e fazem é: será que o investimento compensa?
Apresentamos, neste artigo, dois argumentos para te ajudar a refletir sobre o assunto.
Escalabilidade do serviço
Para uma empresa crescer em atuação, é necessário um aumento da operação. O problema é que, muitas vezes, essa conta não fecha. Um novo contrato significa mais receita entrando mas, ao mesmo tempo, exige um gasto maior com mão de obra para dar conta do aumento da demanda. A solução para um crescimento mais viável é investir na escalabilidade do serviço.
Na prática, isso significa examinar o fluxo de trabalho com cautela e identificar onde estão os maiores gargalos. A ideia é reestruturar o serviço de modo que o mesmo corpo de funcionários possa absorver um volume maior de trabalho. Nesse contexto, a tecnologia desponta como grande aliada. Automatizar parte do processo alivia a demanda da equipe e pode significar economia financeira a médio e longo prazo.
Um software de autoatendimento online para administradoras de condomínios agiliza etapas trabalhosas da gestão. São tarefas como o envio de segunda via de boletos e a locação de espaços. Principalmente porque a frequência da demanda é incerta e o retrabalho é quase uma certeza. Reduzir atendimentos presenciais e por telefone significa, em última instância, a possibilidade de realocar um profissional dedicado a essa tarefa para outras atividades.
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Foco no cliente final
Praticidade é uma exigência do consumidor atual, inserido em uma rotina acelerada. O que esse cliente espera é um serviço rápido, com algum grau de autonomia e sem grandes burocracias. Essa é uma realidade que ultrapassa a gestão de condomínios. A informação hoje em dia é disponível e instantânea, e o consumidor espera que os serviços que contrata obedeçam à mesma lógica. Daí a demanda pelo autoatendimento online.
Assim, facilitar a comunicação entre a gestão do condomínio e os moradores é um diferencial importantíssimo. Disponibilizar documentos para consulta online, como atas de assembleia; convenção coletiva; contratos de fornecedores e índices de consumo de água, energia e gás é um exemplo. Essa estratégia ajuda a construir uma gestão transparente e facilitada, e esses valores são percebidos pelos condôminos.
Um passo à frente é a possibilidade de ofertar serviços online, como os já citados segunda via de cobrança e reserva de espaços. Tanto a troca de mensagens online quanto o compartilhamento de documentos são possíveis com aplicativos gratuitos, não necessariamente voltados para este fim.
A diferença das soluções especializadas é o direcionamento para as necessidades reais das administradoras, evitando problemas futuros. Contratar um serviço desse tipo também traz vantagens como o treinamento e suporte especializado.
Mas a principal vantagem é que esses produtos automatizam o processo de ponta a ponta, uma vez que podem ser integrados ao software de gestão financeira. Assim, além de economizar o tempo dedicado a atender o cliente presencialmente ou por telefone, a equipe da administradora também não precisa se preocupar em importar e exportar as informações de um programa para o outro.